O uso de letra como um recurso de apoio à improvisação jazz vocal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sofia Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21275
Resumo: Há uma necessidade crescente de otimizar os recursos de aprendizagem dos alunos no que toca à didática da improvisação, ferramenta necessária cujo domínio, entre outros parâmetros, define o grau de competência de um músico de jazz. O foco principal deste trabalho foi aferir e comparar a pertinência da utilização da letra como um recurso de apoio à aprendizagem da improvisação. A população em estudo são os alunos do Curso Básico de Canto do CMP (regimes integrado e supletivo), desde o 10º até ao 12º ano. Com o objetivo de comparar resultados, criaram-se dois grupos de alunos: o Grupo 1 aprendeu um trecho de um estudo melódico utilizando apenas monossílabos sem significado para a articulação dos sons, enquanto Grupo 2 aprendeu o mesmo trecho, associando um texto à melodia. Esta investigação ocorreu sob formato de um workshop, com o objetivo de avaliar e analisar a evolução dos participantes em estudo, bem como se a letra enquanto recurso de apoio os ajudou a melhor assimilar solos improvisados. Outros objetivos analisados foram: (i) a melhoria da escrita criativa; (ii) a melhoria da performance; e (iii) o aumento da motivação na aprendizagem de solos e estudos improvisados. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a análise documental numa primeira fase, e após esta, a experimentação e a observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que a letra poderá ser um apoio de recurso à improvisação vocal; no entanto, existem outros recursos de igual ou maior importância. Os dois grupos de alunos obtiveram resultados similares.
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