Corpo e alteridade como expressão e produção cultural: um olhar empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48536
Resumo: A cultura e o corpo estão intrinsecamente ligados, tendo um carater dinâmico de Ser e de se Compreender. Desenvolvem-se e complementam-se entre si, permanentemente, tendo sempre na sua dinâmica relacional um suporte de carater histórico e até filosófico. Se para Descartes (1596-1650), o corpo era um instrumento (res-extensa) do cogito (res- cogito), na atualidade o corpo e cogito fazem o “eu”. Um “eu” à maneira de Espinosa (1632-1677), isto é, um “eu” monista, onde corpo, alma, espírito – são uma totalidade. Um corpo que na sua totalidade emerge como expressão e produção cultural, não esquecendo a relação com outros “eus”..
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spelling Corpo e alteridade como expressão e produção cultural: um olhar empíricoBody and otherness as expression and cultural production: An empirical lookCulturaCorpoAlteridadeCultureBodyCulturesOthernessSocietiesCulturasSociedadesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA cultura e o corpo estão intrinsecamente ligados, tendo um carater dinâmico de Ser e de se Compreender. Desenvolvem-se e complementam-se entre si, permanentemente, tendo sempre na sua dinâmica relacional um suporte de carater histórico e até filosófico. Se para Descartes (1596-1650), o corpo era um instrumento (res-extensa) do cogito (res- cogito), na atualidade o corpo e cogito fazem o “eu”. Um “eu” à maneira de Espinosa (1632-1677), isto é, um “eu” monista, onde corpo, alma, espírito – são uma totalidade. Um corpo que na sua totalidade emerge como expressão e produção cultural, não esquecendo a relação com outros “eus”..Culture and the body are intrinsically linked, having a dynamic character of Being and Understanding. They develop and complement each other, permanently, always having in their relational dynamics a support of a historical and even philosophical character. If, for Descartes (1596-1650), the body was an instrument (res-extensive) of the cogito, the body and cogito now make the "I". A "I" in the manner of Spinoza (1632-1677), that is, a monistic "I", where body, soul, spirit are a totality. A body that in its entirety emerges as an expression and cultural production, not forgetting the relationship with other "I's"CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoCunha, António Camilo20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48536porCunha, A. C. (2017). Corpo e alteridade como expressão e produção cultural: um olhar empírico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra (04), 157-160. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.28652386-741810.17979/reipe.2017.0.04.2865http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2865info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:54.458454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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