Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40742
Resumo: Dissertação de mestrado em Media Interativos
id RCAP_40c3c9d62eea83eb4ed2f83b83c63795
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receçãoThe expansion difficulties of interactive infographics: a production and reception problemInfografiasInteratividadeMultimedialidadeLiteracia mediáticaInfographicsInterativityMultimedialityMedia literacyCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Media InterativosQuando pensamos em jornalismo vem-nos à ideia um conjunto de informação que foi organizada com o intuito do público perceber mais facilmente um acontecimento ou uma certa temática. Essa forma de organização e transmissão de dados tem vindo a sofrer alterações com o passar dos anos. A consulta de informação passou a ser facilitada e a sua disseminação feita em tempo real. Novas formas de transmitir informação, que passam pela hipertextualidade e convergência, têm sido estudadas e concebidas para melhorar a experiência do leitor/ visualizador. A transmissão visual de informação iniciou-se com o surgimento da arte rupestre, e agora, mais que nunca, está a ser valorizada. Este reconhecimento trouxe as infografias. Apesar de não haver um consenso sobre quando começaram a ser utilizadas, foi na última década que este recurso mais evoluiu. São capazes de agrupar texto, imagem, som e vídeo tornando a informação mais interessante e clara para o público. No meio de tantas potencialidades encontramos um problema: a mudança a que assistimos parece ser lenta e quase impercetível em alguns países, dos quais faz parte Portugal. Com este trabalho pretendemos explorar todas as dificuldades que estão no processo de expansão da infografia interativa no jornalismo digital, e que vão muito para além do custo de produção. As dificuldades presentes na rotina de produção de uma infografia, assim como as questões sociais que não permitem que esta seja corretamente percebida por todos, vão ser também alvo de análise.When we think about journalism comes to the idea a set of information that has been organized with the purpose that the public understands easily an event or a certain theme. This form of organization and data transmission has undergone changes over the years. The information query came to be facilitated and its spread done in real time. New ways of transmitting information, that pass through hypertextuality and convergence, have been studied and designed to improve the reader’s/viewer’s experience. The visual transmission of information started with the appearance of rock art, and now, more than ever, is being valued. This recognition brought the infographics. Although there is no consensus on when they began to be used, it was in the last decade that this resource more evolved. They are able to group text, image, sound, video, making information more interesting and clear to the public. Amongst all the capabilities it can be found a problem: the change we are watching appears to be slow and almost imperceptible in some countries, of which is part of Portugal. With this work we intend to explore all the difficulties that are in the expansion process of an interactive infographic in digital journalism, and that go far beyond the production cost. The difficulties in the production routine of an infographic, as well as the social issues that do not allow it to be correctly understood by all, who will also be analysis of target.Santos, Luís AntónioUniversidade do MinhoPereira, Ana Rita Barros20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40742por201084724info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:48.921795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
The expansion difficulties of interactive infographics: a production and reception problem
title Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
spellingShingle Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
Pereira, Ana Rita Barros
Infografias
Interatividade
Multimedialidade
Literacia mediática
Infographics
Interativity
Multimediality
Media literacy
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
title_full Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
title_fullStr Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
title_full_unstemmed Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
title_sort Dificuldades de expansão da infografia interativa: um problema de produção e receção
author Pereira, Ana Rita Barros
author_facet Pereira, Ana Rita Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Luís António
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Rita Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Infografias
Interatividade
Multimedialidade
Literacia mediática
Infographics
Interativity
Multimediality
Media literacy
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Infografias
Interatividade
Multimedialidade
Literacia mediática
Infographics
Interativity
Multimediality
Media literacy
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Media Interativos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40742
url http://hdl.handle.net/1822/40742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201084724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132686613217280