Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Luís Miguel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Capitamolo, Euclides Firmino, Tavares, Fernando Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3540
Resumo: A banca eletrónica constitui um veículo primordial de comunicação com os clientes, promovendo uma maior eficiência e rapidez na realização de um conjunto alargado de operações. No presente estudo foram analisadas 395 respostas de um inquérito realizado a clientes bancários angolanos. Foi efetuada uma análise descritiva dos resultados e posteriormente recorreu-se à Análise de Componentes Principais da Análise Fatorial (ACPAF) de onde se identificaram dois factores responsáveis por 68,352% da variância total explicada na Análise fatorial: a importância da utilização da Internet e do seu acesso e a facilidade de utilização dos meios digitais. O objetivo principal deste artigo é o de contribuir com sugestões que visam incentivar a utilização dos canais remotos, para que o serviço de Internet Banking seja o canal preferencial de comunicação entre bancos e clientes, em detrimento da presença física destes nos balcões. Os resultados evidenciam que os bancos devem apostar numa maior promoção da utilização do Internet Banking, pois existe um mercado recetivo a tal.
id RCAP_40d6db3d60804e5018ca7ede6f36eaed
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanosBancaInternet BankingQualidade dos sitesGrau de utilização dos canais onlineAngolaA banca eletrónica constitui um veículo primordial de comunicação com os clientes, promovendo uma maior eficiência e rapidez na realização de um conjunto alargado de operações. No presente estudo foram analisadas 395 respostas de um inquérito realizado a clientes bancários angolanos. Foi efetuada uma análise descritiva dos resultados e posteriormente recorreu-se à Análise de Componentes Principais da Análise Fatorial (ACPAF) de onde se identificaram dois factores responsáveis por 68,352% da variância total explicada na Análise fatorial: a importância da utilização da Internet e do seu acesso e a facilidade de utilização dos meios digitais. O objetivo principal deste artigo é o de contribuir com sugestões que visam incentivar a utilização dos canais remotos, para que o serviço de Internet Banking seja o canal preferencial de comunicação entre bancos e clientes, em detrimento da presença física destes nos balcões. Os resultados evidenciam que os bancos devem apostar numa maior promoção da utilização do Internet Banking, pois existe um mercado recetivo a tal.La banca electrónica es un vehículo fundamental para comunicar con los clientes, promoviendo una mayor eficiencia y rapidez en la realización de una amplia gama de operaciones. En el presente artículo se analizaron 395 respuestas de una encuesta realizada a clientes bancarios angoleños. Se empieza con un análisis descriptivo de los resultados y posteriormente se utilizó el Análisis de Componentes Principales del Análisis Factorial (ACPAF), a partir del cual se identificaron dos factores responsables del 68,352% de la varianza total explicada en el Análisis Factorial: la importancia de utilizar el Internet y su acceso y facilidad de uso de los medios digitales. El propósito principal de este estudio es aportar sugerencias que tengan como objetivo incentivar el uso de canales remotos, para que el servicio de Banca por Internet sea el canal de comunicación preferido entre bancos y clientes, en detrimento de su presencia física en las sucursales. Los resultados evidencian que los bancos deberían hacer una mayor promoción del uso de Banca por Internet, ya que existe un mercado receptivo para ello.Electronic banking constitutes one of the main vehicle of communication with clients, promoting a greater efficiency and speed in a large set of operations. This study analyzes a total of 395 responses from a survey of bank customers. A descriptive analysis of the results was performed and the Factor Analysis Main Components Analysis was subsequently used to identify two factors responsible for 68,35% of the total variance explained in factor analysis: the importance of using the Internet and its access and ease of using of digital media. The main aim of this paper is to contribute with suggestions to encourage the use of remote channels, so that the Internet Banking service is the preferred channel of communication between banks and customers, to the detriment of their physical presence at the branches. The results evidence that banks should make a greater promotion of the use of Internet Banking, as there is a receptive market for that.Associação Multidisciplinar de Investigação Científica (AMIC)2021-06-17T13:19:12Z2021-05-01T00:00:00Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3540por2664-259X10.5281/zenodo.4876397Pacheco, Luís MiguelCapitamolo, Euclides FirminoTavares, Fernando Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos
title Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos
spellingShingle Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos
Pacheco, Luís Miguel
Banca
Internet Banking
Qualidade dos sites
Grau de utilização dos canais online
Angola
title_short Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos
title_full Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos
title_fullStr Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos
title_full_unstemmed Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos
title_sort Serviços bancários online: Análise e avaliação por parte dos clientes bancários angolanos
author Pacheco, Luís Miguel
author_facet Pacheco, Luís Miguel
Capitamolo, Euclides Firmino
Tavares, Fernando Oliveira
author_role author
author2 Capitamolo, Euclides Firmino
Tavares, Fernando Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Luís Miguel
Capitamolo, Euclides Firmino
Tavares, Fernando Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Banca
Internet Banking
Qualidade dos sites
Grau de utilização dos canais online
Angola
topic Banca
Internet Banking
Qualidade dos sites
Grau de utilização dos canais online
Angola
description A banca eletrónica constitui um veículo primordial de comunicação com os clientes, promovendo uma maior eficiência e rapidez na realização de um conjunto alargado de operações. No presente estudo foram analisadas 395 respostas de um inquérito realizado a clientes bancários angolanos. Foi efetuada uma análise descritiva dos resultados e posteriormente recorreu-se à Análise de Componentes Principais da Análise Fatorial (ACPAF) de onde se identificaram dois factores responsáveis por 68,352% da variância total explicada na Análise fatorial: a importância da utilização da Internet e do seu acesso e a facilidade de utilização dos meios digitais. O objetivo principal deste artigo é o de contribuir com sugestões que visam incentivar a utilização dos canais remotos, para que o serviço de Internet Banking seja o canal preferencial de comunicação entre bancos e clientes, em detrimento da presença física destes nos balcões. Os resultados evidenciam que os bancos devem apostar numa maior promoção da utilização do Internet Banking, pois existe um mercado recetivo a tal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17T13:19:12Z
2021-05-01T00:00:00Z
2021-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3540
url http://hdl.handle.net/11328/3540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2664-259X
10.5281/zenodo.4876397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Multidisciplinar de Investigação Científica (AMIC)
publisher.none.fl_str_mv Associação Multidisciplinar de Investigação Científica (AMIC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302555465875456