Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Eugénia Manuela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18780
Resumo: Esta dissertação pretende descrever e analisar o Manual de Português usado em Timor-Leste no 10.º ano do Ensino Secundário Geral. Procede ao enquadramento desse manual nas políticas educativas e linguísticas levadas a cabo em Timor-Leste desde a independência, com especial incidência nas do IV Governo Constitucional, cujas reformas conduziram à reestruturação completa do sistema de ensino secundário geral, no âmbito de um projeto de cooperação internacional levado a cabo com Portugal, nomeadamente com a Universidade de Aveiro, a Fundação Calouste Gulbenkian e o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Tendo em conta o contexto timorense, o Manual de Português é analisado à luz do programa e do plano curricular em vigor, tendo em conta as competências linguísticas e comunicativas dos alunos e professores, não esquecendo também as limitações existentes, quer ao nível de infraestruturas, quer de recursos humanos e materiais.
id RCAP_40dc66dc213d59ba939aeaa324b63180
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-LesteLíngua portuguesa - Manuais - Timor - LesteEnsino secundário - Timor - LesteEsta dissertação pretende descrever e analisar o Manual de Português usado em Timor-Leste no 10.º ano do Ensino Secundário Geral. Procede ao enquadramento desse manual nas políticas educativas e linguísticas levadas a cabo em Timor-Leste desde a independência, com especial incidência nas do IV Governo Constitucional, cujas reformas conduziram à reestruturação completa do sistema de ensino secundário geral, no âmbito de um projeto de cooperação internacional levado a cabo com Portugal, nomeadamente com a Universidade de Aveiro, a Fundação Calouste Gulbenkian e o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Tendo em conta o contexto timorense, o Manual de Português é analisado à luz do programa e do plano curricular em vigor, tendo em conta as competências linguísticas e comunicativas dos alunos e professores, não esquecendo também as limitações existentes, quer ao nível de infraestruturas, quer de recursos humanos e materiais.This dissertation aims to describe and analyse a textbook used in Timor-Leste to teach Portuguese language in the 10th year of general secondary education. The framework of this study is related with the educational and linguistic policies carried out in East Timor since the independence, with special emphasis on those of the IV Constitutional Government. The educational reforms in the country led to a complete restructuring of the general secondary education system, within the framework of a cooperation project carried out with Portugal, namely with the University of Aveiro, the Calouste Gulbenkian Foundation and IPAD – Portuguese Institute of Support to Development. Taking into account the East Timorese context, the textbook is analysed in the light of the current curriculum and syllabus, taking into account the linguistic and communicative skills of students and teachers, but not forgetting the existing limitations, both in terms of infrastructures and human and material resources.Universidade de Aveiro2017-11-10T12:43:04Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18780TID:201941848porViegas, Eugénia Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:22Zoai:ria.ua.pt:10773/18780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:41.264813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste
title Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste
spellingShingle Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste
Viegas, Eugénia Manuela
Língua portuguesa - Manuais - Timor - Leste
Ensino secundário - Timor - Leste
title_short Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste
title_full Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste
title_fullStr Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste
title_full_unstemmed Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste
title_sort Análise do manual de Português do 10º ano do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste
author Viegas, Eugénia Manuela
author_facet Viegas, Eugénia Manuela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Eugénia Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Manuais - Timor - Leste
Ensino secundário - Timor - Leste
topic Língua portuguesa - Manuais - Timor - Leste
Ensino secundário - Timor - Leste
description Esta dissertação pretende descrever e analisar o Manual de Português usado em Timor-Leste no 10.º ano do Ensino Secundário Geral. Procede ao enquadramento desse manual nas políticas educativas e linguísticas levadas a cabo em Timor-Leste desde a independência, com especial incidência nas do IV Governo Constitucional, cujas reformas conduziram à reestruturação completa do sistema de ensino secundário geral, no âmbito de um projeto de cooperação internacional levado a cabo com Portugal, nomeadamente com a Universidade de Aveiro, a Fundação Calouste Gulbenkian e o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Tendo em conta o contexto timorense, o Manual de Português é analisado à luz do programa e do plano curricular em vigor, tendo em conta as competências linguísticas e comunicativas dos alunos e professores, não esquecendo também as limitações existentes, quer ao nível de infraestruturas, quer de recursos humanos e materiais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10T12:43:04Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18780
TID:201941848
url http://hdl.handle.net/10773/18780
identifier_str_mv TID:201941848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137587985645568