Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-06282022000200141 |
Resumo: | Resumo O treino por simulação tem vindo a ser implementado no ensino das Ciências da Saúde, em resposta a limitações da prática clínica. Através do treino e ensino por simulação é possível criar um ambiente de aprendizagem seguro, onde as condições do modelo da prática deliberada podem ser implementadas. Porém, existem vários desafios associados à emergência destes recursos pedagógicos que necessitam de resposta, como a definição das melhores estratégias para sua integração curricular, a otimização da gestão de recursos e tempo de treino e métodos para avaliação destas novas técnicas. As curvas de aprendizagem são representações da relação entre o treino e o nível de desempenho que permitem a inspeção longitudinal do processo de aprendizagem. Este artigo pretende rever o conceito de curvas de aprendizagem e descrever potenciais benefícios da sua utilização no ensino e treino dos profissionais de saúde e na simulação biomédica. |
id |
RCAP_40e2ece40af8b2e6aa6efbf48b179514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-06282022000200141 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da SaúdeCurva de AprendizagemEducação MédicaSimulação por ComputadorTreino por SimulaçãoResumo O treino por simulação tem vindo a ser implementado no ensino das Ciências da Saúde, em resposta a limitações da prática clínica. Através do treino e ensino por simulação é possível criar um ambiente de aprendizagem seguro, onde as condições do modelo da prática deliberada podem ser implementadas. Porém, existem vários desafios associados à emergência destes recursos pedagógicos que necessitam de resposta, como a definição das melhores estratégias para sua integração curricular, a otimização da gestão de recursos e tempo de treino e métodos para avaliação destas novas técnicas. As curvas de aprendizagem são representações da relação entre o treino e o nível de desempenho que permitem a inspeção longitudinal do processo de aprendizagem. Este artigo pretende rever o conceito de curvas de aprendizagem e descrever potenciais benefícios da sua utilização no ensino e treino dos profissionais de saúde e na simulação biomédica.Círculo Médico2022-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-06282022000200141Gazeta Médica v.9 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-06282022000200141Silva,Bruno M.Garcia,Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:16Zoai:scielo:S2184-06282022000200141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:05.119778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde |
title |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde Silva,Bruno M. Curva de Aprendizagem Educação Médica Simulação por Computador Treino por Simulação |
title_short |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde |
title_full |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde |
title_fullStr |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde |
title_full_unstemmed |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde |
title_sort |
Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde |
author |
Silva,Bruno M. |
author_facet |
Silva,Bruno M. Garcia,Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Garcia,Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Bruno M. Garcia,Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curva de Aprendizagem Educação Médica Simulação por Computador Treino por Simulação |
topic |
Curva de Aprendizagem Educação Médica Simulação por Computador Treino por Simulação |
description |
Resumo O treino por simulação tem vindo a ser implementado no ensino das Ciências da Saúde, em resposta a limitações da prática clínica. Através do treino e ensino por simulação é possível criar um ambiente de aprendizagem seguro, onde as condições do modelo da prática deliberada podem ser implementadas. Porém, existem vários desafios associados à emergência destes recursos pedagógicos que necessitam de resposta, como a definição das melhores estratégias para sua integração curricular, a otimização da gestão de recursos e tempo de treino e métodos para avaliação destas novas técnicas. As curvas de aprendizagem são representações da relação entre o treino e o nível de desempenho que permitem a inspeção longitudinal do processo de aprendizagem. Este artigo pretende rever o conceito de curvas de aprendizagem e descrever potenciais benefícios da sua utilização no ensino e treino dos profissionais de saúde e na simulação biomédica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-06282022000200141 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-06282022000200141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-06282022000200141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Círculo Médico |
publisher.none.fl_str_mv |
Círculo Médico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gazeta Médica v.9 n.2 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137405594238976 |