Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel,Olga
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nunes,Adélia, Claudino,Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672014000200010
Resumo: Com o presente artigo, pretende-se apresentar a metodologia usada na implementação de uma investigação baseada em inquérito por questionário. Este tem por principal objetivo identificar as representações dos docentes de Geografia do ensino básico e secundário (EBS) e dos professores formandos de História e Geografia sobre o papel das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) no ensino da disciplina de Geografia. Sistematizam-se os procedimentos metodológicos da técnica inquérito por questionário e coloca-se em evidência o modo como foi construído e aplicado o questionário “O papel das TIG no ensino de Geografia”, desde a fase de definição de objetivos à implementação do processo de recolha de dados.
id RCAP_40e574f5e42a0db7535fe299596e309d
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-12672014000200010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografiainquéritoquestionárioformulário eletrónicodocentes de GeografiaTIGCom o presente artigo, pretende-se apresentar a metodologia usada na implementação de uma investigação baseada em inquérito por questionário. Este tem por principal objetivo identificar as representações dos docentes de Geografia do ensino básico e secundário (EBS) e dos professores formandos de História e Geografia sobre o papel das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) no ensino da disciplina de Geografia. Sistematizam-se os procedimentos metodológicos da técnica inquérito por questionário e coloca-se em evidência o modo como foi construído e aplicado o questionário “O papel das TIG no ensino de Geografia”, desde a fase de definição de objetivos à implementação do processo de recolha de dados.Universidade do Porto - Faculdade de Letras2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672014000200010GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território n.6 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672014000200010Maciel,OlgaNunes,AdéliaClaudino,Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:54Zoai:scielo:S2182-12672014000200010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:13.080222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia
title Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia
spellingShingle Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia
Maciel,Olga
inquérito
questionário
formulário eletrónico
docentes de Geografia
TIG
title_short Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia
title_full Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia
title_fullStr Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia
title_full_unstemmed Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia
title_sort Recurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia
author Maciel,Olga
author_facet Maciel,Olga
Nunes,Adélia
Claudino,Sérgio
author_role author
author2 Nunes,Adélia
Claudino,Sérgio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel,Olga
Nunes,Adélia
Claudino,Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv inquérito
questionário
formulário eletrónico
docentes de Geografia
TIG
topic inquérito
questionário
formulário eletrónico
docentes de Geografia
TIG
description Com o presente artigo, pretende-se apresentar a metodologia usada na implementação de uma investigação baseada em inquérito por questionário. Este tem por principal objetivo identificar as representações dos docentes de Geografia do ensino básico e secundário (EBS) e dos professores formandos de História e Geografia sobre o papel das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) no ensino da disciplina de Geografia. Sistematizam-se os procedimentos metodológicos da técnica inquérito por questionário e coloca-se em evidência o modo como foi construído e aplicado o questionário “O papel das TIG no ensino de Geografia”, desde a fase de definição de objetivos à implementação do processo de recolha de dados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672014000200010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672014000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672014000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto - Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto - Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território n.6 2014
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137374214553600