Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 – A Conquista de Soure em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penicheiro, Filipe
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Roque, Licínio, Carvalho, Joaquim Ramos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/44338
Resumo: Este artigo pretende analisar os resultados preliminares de duas sessões de exploração realizadas em contexto escolar, utilizando o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, e informar sobre as dinâmicas de questionamento dos alunos ao professor, identificando oportunidades de aproveitamento da experiência do jogo para alcançar objectivos de aprendizagem relacionados com o tema curricular da Reconquista. Os indicadores que estas sessões de exploração proporcionam apontam claramente para três conclusões: a) a importância do papel do professor como facilitador da introdução e da aprendizagem com jogos em contexto escolar; b) que o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, potenciou algumas questões sobre o tema da Reconquista que podem concorrer para a aprendizagem de conhecimentos históricos sobre este período; e c) é notória uma trajectória temporal através dos objectivos de aprendizagem do artefacto, da dinâmica de jogo e do domínio modelado, com implicações para o design e para as estratégias de exploração do jogo.
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