Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/158 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
id |
RCAP_4102bb720b7a6144c6ea5f5dfa2310c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primárioMatemáticaEnsino/aprendizagem da matemáticaResolução de problemasProcessos de resolução de problemasEstratégias de resolução de problemasEnsino primárioDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoUm olhar sobre a Educação Matemática revela-nos a importância que a resolução de problemas tem vindo a assumir nos últimos tempos, não só como uma das suas principais finalidades, mas ainda como meio privilegiado de construção do conhecimento. O modelo de ensino e aprendizagem da Matemática elaborado para o Projecto «Ensinar é Investigar» centrou-se na resolução de problemas considerada nessa dupla perspectiva. A metodologia utilizada conferia grande liberdade à criança para procurar as suas próprias estratégias e construir processos de resolução de problemas. Com o presente estudo procurou-se analisar esses processos construídos pelas crianças para encontrarem a solução dos problemas que lhes eram propostos. Uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo, por vezes apoiada em tratamentos estatísticos, permitiu detectar a utilização regular de algumas estratégias bem como a existência de relações entre os processos construídos por cada criança e o seu nível de competência matemática.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaAmbrósio, TeresaAndrade, António JorgeRUNPires, Maria Isabel Valente2006-03-20T16:25:50Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6719053 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:30:58Zoai:run.unl.pt:10362/158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:33.668737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário |
title |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário |
spellingShingle |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário Pires, Maria Isabel Valente Matemática Ensino/aprendizagem da matemática Resolução de problemas Processos de resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Ensino primário |
title_short |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário |
title_full |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário |
title_fullStr |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário |
title_full_unstemmed |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário |
title_sort |
Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário |
author |
Pires, Maria Isabel Valente |
author_facet |
Pires, Maria Isabel Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ambrósio, Teresa Andrade, António Jorge RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Maria Isabel Valente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino/aprendizagem da matemática Resolução de problemas Processos de resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Ensino primário |
topic |
Matemática Ensino/aprendizagem da matemática Resolução de problemas Processos de resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Ensino primário |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-01-01T00:00:00Z 2006-03-20T16:25:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/158 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6719053 bytes application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137798325796864 |