Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Isabel Valente
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/158
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
id RCAP_4102bb720b7a6144c6ea5f5dfa2310c9
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primárioMatemáticaEnsino/aprendizagem da matemáticaResolução de problemasProcessos de resolução de problemasEstratégias de resolução de problemasEnsino primárioDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoUm olhar sobre a Educação Matemática revela-nos a importância que a resolução de problemas tem vindo a assumir nos últimos tempos, não só como uma das suas principais finalidades, mas ainda como meio privilegiado de construção do conhecimento. O modelo de ensino e aprendizagem da Matemática elaborado para o Projecto «Ensinar é Investigar» centrou-se na resolução de problemas considerada nessa dupla perspectiva. A metodologia utilizada conferia grande liberdade à criança para procurar as suas próprias estratégias e construir processos de resolução de problemas. Com o presente estudo procurou-se analisar esses processos construídos pelas crianças para encontrarem a solução dos problemas que lhes eram propostos. Uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo, por vezes apoiada em tratamentos estatísticos, permitiu detectar a utilização regular de algumas estratégias bem como a existência de relações entre os processos construídos por cada criança e o seu nível de competência matemática.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaAmbrósio, TeresaAndrade, António JorgeRUNPires, Maria Isabel Valente2006-03-20T16:25:50Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6719053 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:30:58Zoai:run.unl.pt:10362/158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:33.668737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
title Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
spellingShingle Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
Pires, Maria Isabel Valente
Matemática
Ensino/aprendizagem da matemática
Resolução de problemas
Processos de resolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Ensino primário
title_short Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
title_full Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
title_fullStr Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
title_full_unstemmed Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
title_sort Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário
author Pires, Maria Isabel Valente
author_facet Pires, Maria Isabel Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ambrósio, Teresa
Andrade, António Jorge
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Isabel Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino/aprendizagem da matemática
Resolução de problemas
Processos de resolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Ensino primário
topic Matemática
Ensino/aprendizagem da matemática
Resolução de problemas
Processos de resolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Ensino primário
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-01-01T00:00:00Z
2006-03-20T16:25:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/158
url http://hdl.handle.net/10362/158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6719053 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137798325796864