Alterações comportamentais na geração Z resultantes do uso frequente do Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39303 |
Resumo: | As tecnologias digitais são uma constante na civilização atual, visto que os telemóveis conectados à internet são de uso frequente. Os mesmos permitem o acesso a plataformas variadas de media social, nomeadamente o Instagram, uma das mais populares entre a população mais jovem. Considerando que o conteúdo do Instagram é caracterizado por um viés de positividade, pois os utilizadores geralmente apresentam uma imagem idealizada de si mesmos, estudos anteriores sugerem a associação entre o uso desta rede social e a insatisfação com a aparência física. Este trabalho tem como objetivo entender comportamentos que, apesar de não refletirem ainda vícios, afetam o bem-estar psicológico e a saúde mental dos jovens da geração Z, utilizadores do Instagram. Concretamente, pressupõem a identificação de mudanças comportamentais por parte destes jovens que usam assiduamente o Instagram; a compreensão associada à utilização de outros utilizadores do Instagram, ou seja, saber se exercem pressão e incitam ao aumento do uso do mesmo e, finalmente, a apresentação e o esclarecimento das consequências que a utilização excessiva do Instagram provoca na vida, bem-estar e saúde mental dos jovens da Geração Z. Neste trabalho empírico foi utilizado o método misto e técnicas de recolha de dados através de inquérito por questionário à Geração Z e entrevistas a agentes relevantes. Os resultados obtidos na presente investigação mostram que 64,6% dos participantes identifica-se com “Necessidades sociais” no momento em que utiliza o Instagram, 33,6% sente-se pressionado pelos outros membros da sociedade a utilizar a rede social Instagram, 38,2% “Utilizou o Instagram a fim de reduzir a inquietação/nervosismo”, 36,8% “Utilizou o Instagram para esquecer os problemas pessoais”, e 29,1% “Utilizou o Instagram para reduzir sentimentos de culpa, ansiedade, impotência ou depressão”. Na amostra, relativamente a se alguma vez sentiu que a sua saúde mental ou bem-estar estavam a ser ameaçados devido ao Instagram, 30,5% respondem afirmativamente, 50,9% respondem negativamente e 18,6% respondem que nunca pensaram sobre isso. Em geral, as conclusões da investigação, indicam que a geração Z tem alterado o seu comportamento resultante da utilização do Instagram com potenciais consequências para o bem-estar físico e psicológico destes indivíduos. |
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Alterações comportamentais na geração Z resultantes do uso frequente do InstagramGeração ZInstagramAlterações comportamentaisBem-estarGeneration ZBehavioral changesWell-beingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs tecnologias digitais são uma constante na civilização atual, visto que os telemóveis conectados à internet são de uso frequente. Os mesmos permitem o acesso a plataformas variadas de media social, nomeadamente o Instagram, uma das mais populares entre a população mais jovem. Considerando que o conteúdo do Instagram é caracterizado por um viés de positividade, pois os utilizadores geralmente apresentam uma imagem idealizada de si mesmos, estudos anteriores sugerem a associação entre o uso desta rede social e a insatisfação com a aparência física. Este trabalho tem como objetivo entender comportamentos que, apesar de não refletirem ainda vícios, afetam o bem-estar psicológico e a saúde mental dos jovens da geração Z, utilizadores do Instagram. Concretamente, pressupõem a identificação de mudanças comportamentais por parte destes jovens que usam assiduamente o Instagram; a compreensão associada à utilização de outros utilizadores do Instagram, ou seja, saber se exercem pressão e incitam ao aumento do uso do mesmo e, finalmente, a apresentação e o esclarecimento das consequências que a utilização excessiva do Instagram provoca na vida, bem-estar e saúde mental dos jovens da Geração Z. Neste trabalho empírico foi utilizado o método misto e técnicas de recolha de dados através de inquérito por questionário à Geração Z e entrevistas a agentes relevantes. Os resultados obtidos na presente investigação mostram que 64,6% dos participantes identifica-se com “Necessidades sociais” no momento em que utiliza o Instagram, 33,6% sente-se pressionado pelos outros membros da sociedade a utilizar a rede social Instagram, 38,2% “Utilizou o Instagram a fim de reduzir a inquietação/nervosismo”, 36,8% “Utilizou o Instagram para esquecer os problemas pessoais”, e 29,1% “Utilizou o Instagram para reduzir sentimentos de culpa, ansiedade, impotência ou depressão”. Na amostra, relativamente a se alguma vez sentiu que a sua saúde mental ou bem-estar estavam a ser ameaçados devido ao Instagram, 30,5% respondem afirmativamente, 50,9% respondem negativamente e 18,6% respondem que nunca pensaram sobre isso. Em geral, as conclusões da investigação, indicam que a geração Z tem alterado o seu comportamento resultante da utilização do Instagram com potenciais consequências para o bem-estar físico e psicológico destes indivíduos.Digital technologies are a constant in today's civilization, as cell phones connected to the internet are in frequent use. They allow access to a variety of social media platforms, namely Instagram, one of the most popular among the younger population. Considering that Instagram content is characterized by a positivity perspective, as users generally present an idealized image of themselves, previous studies suggest an association between the use of this social network and dissatisfaction with physical appearance. This work aims to understand behaviors that, although not yet reflecting addictions, affect the psychological well-being and mental health of young people of generation Z, users of Instagram. Specifically, they presuppose the identification of behavioral changes by these young people who assiduously use Instagram; the understanding associated with the use of other Instagram users, that is, to know if they exert pressure and incite the increase of its use and, finally, the presentation and clarification of the consequences that the excessive use of Instagram causes in the life, well-being and mental health of young people of Generation Z. In this empirical work, the mixed method and data collection techniques through questionnaire survey of Generation Z and interviews with relevant agents were used. The results obtained in this research show that 64.6% of the participants identify with "Social needs" at the time of using Instagram, 33.6% feel pressured by other members of society to use Instagram social network, 38.2% "Used Instagram in order to reduce restlessness/nervousness", 36.8% "Used Instagram to forget personal problems", and 29.1% "Used Instagram to reduce feelings of guilt, anxiety, helplessness or depression". In the sample, regarding whether they ever felt that their mental health or well-being was being threatened due to Instagram, 30.5% responded affirmatively, 50.9% responded negatively, and 18.6% responded that they never thought about it. Overall, the research findings, indicate that generation Z has altered their behavior resulting from the use of Instagram with potential consequences for the physical and psychological wellbeing of these individuals.Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaJulião, Patrícia Pinto2022-11-14T09:07:51Z2022-11-022022-082022-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39303TID:203087097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:07.715772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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