Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Raquel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/47501
Resumo: Aprendemos ao longo da nossa vida, inevitavelmente, e a educação deve conduzir ao exercício da cidadania consciente. Mas a escola não detém o monopólio dos saberes necessários. Perante um mundo paradoxal em que o Homo sapiens participa da maior evolução da sua história com algum descaso, dissertamos sobre o problema da doxa, o dos fins da educação, o problema de como e onde ocorre a aprendizagem, e o problema da inovação. Como intenção última, mas de forma brevíssima, colocamos a atual questão dos Recursos Educativos Digitais (RED), no quadro do currículo.
id RCAP_41135b1400301f3d7e8f90aa58fba35b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47501
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto GilgameshPedagogical Innovation and the role of technology in education: some possible considerations in the context of the Gilgamesh ProjectDe la innovación pedagógica y del papel de la tecnología en la educación: algunas consideraciones en el marco del Proyecto GilgameshHomo sapiensProjeto GilgameshRecursos educativos digitaisGilgamesh ProjectDigital Educational ResourcesProyecto GilgameshRecursos Educativos DigitalesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesAprendemos ao longo da nossa vida, inevitavelmente, e a educação deve conduzir ao exercício da cidadania consciente. Mas a escola não detém o monopólio dos saberes necessários. Perante um mundo paradoxal em que o Homo sapiens participa da maior evolução da sua história com algum descaso, dissertamos sobre o problema da doxa, o dos fins da educação, o problema de como e onde ocorre a aprendizagem, e o problema da inovação. Como intenção última, mas de forma brevíssima, colocamos a atual questão dos Recursos Educativos Digitais (RED), no quadro do currículo.We inevitably learn throughout our lives, and education must lead to the exercise of conscious citizenship. But the school does not hold the monopoly of the necessary knowledge. Faced with a paradoxical world in which Homo sapiens participates in the greatest evolution of its history with some disregard, we discuss the problem of the doxa, the purpose of education, the problem of how and where learning occurs, and the problem of innovation. As a final intention, but very briefly, we put the current issue of Digital Educational Resources (DER) within the framework of the curriculum.Aprendemos a lo largo de nuestra vida, inevitablemente, y la educación debe conducir al ejercicio de la ciudadanía consciente. Pero la escuela no tiene el monopolio de los saberes necesarios. Ante un mundo paradójico en el que Homo sapiens participa en la mayor evolución de su historia con algún descuido, disertamos sobre el problema de la doxa, el de los fines de la educación, el problema de cómo y dónde ocurre el aprendizaje, y el problema de la innovación. Como intención última, pero de forma brevísima, planteamos la actual cuestión de los Recursos Educativos Digitales (RED), en el marco del currículo.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Sergipe (UFS)Universidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47501porOliveira, L. R. (2017). Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, p. 49-60, set./dez. 2017. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7444 | ISSN: 1983-6597 (versão impressa); 2358-1425 (versão online).1983-65972358-142510.20952/revtee.v10i23.7444https://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7444info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:31.578793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
Pedagogical Innovation and the role of technology in education: some possible considerations in the context of the Gilgamesh Project
De la innovación pedagógica y del papel de la tecnología en la educación: algunas consideraciones en el marco del Proyecto Gilgamesh
title Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
spellingShingle Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
Oliveira, Lia Raquel
Homo sapiens
Projeto Gilgamesh
Recursos educativos digitais
Gilgamesh Project
Digital Educational Resources
Proyecto Gilgamesh
Recursos Educativos Digitales
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
title_full Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
title_fullStr Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
title_full_unstemmed Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
title_sort Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
author Oliveira, Lia Raquel
author_facet Oliveira, Lia Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Homo sapiens
Projeto Gilgamesh
Recursos educativos digitais
Gilgamesh Project
Digital Educational Resources
Proyecto Gilgamesh
Recursos Educativos Digitales
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Homo sapiens
Projeto Gilgamesh
Recursos educativos digitais
Gilgamesh Project
Digital Educational Resources
Proyecto Gilgamesh
Recursos Educativos Digitales
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description Aprendemos ao longo da nossa vida, inevitavelmente, e a educação deve conduzir ao exercício da cidadania consciente. Mas a escola não detém o monopólio dos saberes necessários. Perante um mundo paradoxal em que o Homo sapiens participa da maior evolução da sua história com algum descaso, dissertamos sobre o problema da doxa, o dos fins da educação, o problema de como e onde ocorre a aprendizagem, e o problema da inovação. Como intenção última, mas de forma brevíssima, colocamos a atual questão dos Recursos Educativos Digitais (RED), no quadro do currículo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/47501
url http://hdl.handle.net/1822/47501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, L. R. (2017). Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, p. 49-60, set./dez. 2017. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7444 | ISSN: 1983-6597 (versão impressa); 2358-1425 (versão online).
1983-6597
2358-1425
10.20952/revtee.v10i23.7444
https://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe (UFS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe (UFS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132950956081152