Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodrigo Antônio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8670
Resumo: A conjuntura contemporânea, motivada pelos avanços das tecnologias tem nos proporcionado um processo de desenvolvimento jamais visto na história da humanidade. O mundo globalizado é o palco principal de todas essas transformações e mudanças profundas. Para dominar as tecnologias, o homem não pode prescindir da educação como geradora desse ambiente de prosperidade e desenvolvimento e, diga-se com toda veemência, educação de qualidade para gerar as verdadeiras aprendizagens. Os debates nesse sentido apontam que não é mais suficiente ofertar educação, mas que além de ofertá-la, esta tem que ser medida para ter-se certeza que as demandas desta sociedade contemporânea estão sendo atendidas e, atendidas a contento. Impulsionados por essa necessidade de qualidade é que vários países e estados passaram a verificar por conta própria, através de sofisticados sistemas de avaliação, o nível de proficiência de suas populações escolares. A Avaliação Educacional tem assumido posição de destaque e tem possibilitado a Governos, mediante os resultados apresentados, a elaboração, aplicação e monitoramento de políticas públicas para a educação, como foi o caso do Ceará, com a criação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE. Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, enquanto Política Pública, para as escolas estaduais de ensino médio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 3 - Acaraú. Se houve melhoria no desempenho dos alunos; Se aconteceram mudanças na prática docente e se houve reestruturação pedagógica da escola pública cearense. Ela está baseada na abordagem quantiqualitativa e para tal utilizou-se como estratégia metodológica de investigação a Pesquisa Bibliográfica e Documental, seguida de uma Pesquisa de Campo, mediante uso da técnica de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, ambos realizados nas Escolas Estaduais de Ensino Médio Caju, no município de Jijoca de Jericoacoara; e Escola Estadual de Ensino Médio Carnaúba, no município de Morrinhos, tendo como público alvo os alunos das turmas de primeiro ano do ensino médio, professores e gestoras (Diretoras e Coordenadoras). Os dados foram analisados com o suporte do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Delineando a trajetória e os caminhos percorridos pelo SPAECE, especialmente no âmbito da Secretaria de Educação, desde a sua origem, em 1992, tentou-se mostrar a evolução experimentada por essa Avaliação e, ao mesmo tempo, estabelecer uma ligação entre passado e presente. A disseminação cuidadosa dos resultados do SPAECE, feita por meio de documentos elaborados com relatórios concisos, menos técnicos e mais descritivos, veio materializar as baixas médias de proficiências atingidas pelos alunos cearenses já detectadas e apresentadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, foco central da avaliação em estudo. A realização destes testes pela escola concorrem para a sua evolução, para a evolução da escola e também deste estudo, tendo em vista os entendimentos e conclusões dele resultantes. Convictos desta responsabilidade, este trabalho buscará contribuir com a Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC através do levantamento e consolidação de informações que facilitem a caminhada e traçado de novos rumos, para assim termos mais uma possibilidade de vivenciarmos dias melhores na educação cearense.
id RCAP_41188a029c77e9139ef9d837ff0b515b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -AcaraúMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPOLÍTICA PÚBLICAAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOENSINO BÁSICOESTUDOS DE CASOBRASILCEARÁEDUCATIONPUBLIC POLICYEDUCATIONAL ASSESSMENTPRIMARY EDUCATIONCASE STUDIESBRAZILCEARÁA conjuntura contemporânea, motivada pelos avanços das tecnologias tem nos proporcionado um processo de desenvolvimento jamais visto na história da humanidade. O mundo globalizado é o palco principal de todas essas transformações e mudanças profundas. Para dominar as tecnologias, o homem não pode prescindir da educação como geradora desse ambiente de prosperidade e desenvolvimento e, diga-se com toda veemência, educação de qualidade para gerar as verdadeiras aprendizagens. Os debates nesse sentido apontam que não é mais suficiente ofertar educação, mas que além de ofertá-la, esta tem que ser medida para ter-se certeza que as demandas desta sociedade contemporânea estão sendo atendidas e, atendidas a contento. Impulsionados por essa necessidade de qualidade é que vários países e estados passaram a verificar por conta própria, através de sofisticados sistemas de avaliação, o nível de proficiência de suas populações escolares. A Avaliação Educacional tem assumido posição de destaque e tem possibilitado a Governos, mediante os resultados apresentados, a elaboração, aplicação e monitoramento de políticas públicas para a educação, como foi o caso do Ceará, com a criação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE. Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, enquanto Política Pública, para as escolas estaduais de ensino médio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 3 - Acaraú. Se houve melhoria no desempenho dos alunos; Se aconteceram mudanças na prática docente e se houve reestruturação pedagógica da escola pública cearense. Ela está baseada na abordagem quantiqualitativa e para tal utilizou-se como estratégia metodológica de investigação a Pesquisa Bibliográfica e Documental, seguida de uma Pesquisa de Campo, mediante uso da técnica de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, ambos realizados nas Escolas Estaduais de Ensino Médio Caju, no município de Jijoca de Jericoacoara; e Escola Estadual de Ensino Médio Carnaúba, no município de Morrinhos, tendo como público alvo os alunos das turmas de primeiro ano do ensino médio, professores e gestoras (Diretoras e Coordenadoras). Os dados foram analisados com o suporte do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Delineando a trajetória e os caminhos percorridos pelo SPAECE, especialmente no âmbito da Secretaria de Educação, desde a sua origem, em 1992, tentou-se mostrar a evolução experimentada por essa Avaliação e, ao mesmo tempo, estabelecer uma ligação entre passado e presente. A disseminação cuidadosa dos resultados do SPAECE, feita por meio de documentos elaborados com relatórios concisos, menos técnicos e mais descritivos, veio materializar as baixas médias de proficiências atingidas pelos alunos cearenses já detectadas e apresentadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, foco central da avaliação em estudo. A realização destes testes pela escola concorrem para a sua evolução, para a evolução da escola e também deste estudo, tendo em vista os entendimentos e conclusões dele resultantes. Convictos desta responsabilidade, este trabalho buscará contribuir com a Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC através do levantamento e consolidação de informações que facilitem a caminhada e traçado de novos rumos, para assim termos mais uma possibilidade de vivenciarmos dias melhores na educação cearense.The various situations in modern life are greatly motivated by the advances in technology, which have provided us with a process of development never before seen in the history of mankind. The globalised world is the core of all these transformations and deep changes. To be able to master technologies, man cannot exclude education as a generator of this environment of prosperity and development, and as we strongly point out, quality education to generate real learning. The debates, in this sense, point out that it is not enough to just merely provide education, but, in addition to this, it has to be measured so that we can be sure that the demands of this contemporary society are being addressed and met satisfactorily. Driven by this need for quality is that several countries and States have taken into their own account, through sophisticated systems of assessment, the proficiency level of their school populations. To assess the quality of education has acquired a position of prominence and has enabled Governments, through the results presented, the preparation, application and monitoring of public policies for education, such as was the case of Ceará, with the creation of the Permanent Evaluation System of Basic Education) of the State of Ceará - SPAECE. This research aims to analyze the contributions of the Permanent Evaluation System of Basic Education of the State of Ceará - SPAECE, as a public policy, for the state schools of secondary education of the CREDE 3 - Acaraú ( Regional Coordination for the Development of Education 3). If there was an improvement in students’ academic performance; If there have been changes in teaching practice; If there has been pedagogic restructure of the State of Ceará’s public schools. It is based on the quanti qualitative research, and to undertake this study we did bibliographic research and also in documents, followed by empirical/field research, using semi structured questionnaires and interviews, applied at Caju public state school, in the Jijoca of Jericoacoara municipality and at Carnaúba public state school, in the Morrinhos municipality from the first year high school students’, teachers’ and school management’s points of view (Principals and Coordinators). The data were analyzed with the aid of the Statistical Package for the Social Sciences-SPSS software. By outlining the trajectory and the paths travelled by the SPAECE, especially in the context of the Department of Education since its origin in 1992, we attempted to show the evolution experienced by this assessment and, at the same time, establish a connection between the past and the present. The careful dissemination of the SPAECE results done by reading concise, less technical and descriptive reports, made it possible to materialize the lower averages of proficiency students of the State of Ceará are attaining, which had already been detected and presented by the SAEB (National Evaluation of the Basic Education System) in the Portuguese Language and Maths subjects, core focus of the referred to assessment under study. The carrying out of these tests by schools contribute towards their evaluation and evolution and also for this study, considering understanding and conclusions which result from them. Convinced of this responsability, we aim to contribute with the SEDUC (Secretary of Education of the State of Ceará), by collecting and consolidating information which will help improve and better understand the paths to be taken and thus bring on better days for the education in the State of Ceará.2018-03-27T17:16:47Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8670TID:201874520porOliveira, Rodrigo Antônio deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:04ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú
title Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú
spellingShingle Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú
Oliveira, Rodrigo Antônio de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
POLÍTICA PÚBLICA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ENSINO BÁSICO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
CEARÁ
EDUCATION
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
PRIMARY EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
CEARÁ
title_short Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú
title_full Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú
title_fullStr Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú
title_full_unstemmed Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú
title_sort Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): uma análise de sua contribuição, enquanto política pública, para as escolas estaduais de ensino médio da CREDE 3 -Acaraú
author Oliveira, Rodrigo Antônio de
author_facet Oliveira, Rodrigo Antônio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodrigo Antônio de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
POLÍTICA PÚBLICA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ENSINO BÁSICO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
CEARÁ
EDUCATION
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
PRIMARY EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
CEARÁ
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
POLÍTICA PÚBLICA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ENSINO BÁSICO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
CEARÁ
EDUCATION
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
PRIMARY EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
CEARÁ
description A conjuntura contemporânea, motivada pelos avanços das tecnologias tem nos proporcionado um processo de desenvolvimento jamais visto na história da humanidade. O mundo globalizado é o palco principal de todas essas transformações e mudanças profundas. Para dominar as tecnologias, o homem não pode prescindir da educação como geradora desse ambiente de prosperidade e desenvolvimento e, diga-se com toda veemência, educação de qualidade para gerar as verdadeiras aprendizagens. Os debates nesse sentido apontam que não é mais suficiente ofertar educação, mas que além de ofertá-la, esta tem que ser medida para ter-se certeza que as demandas desta sociedade contemporânea estão sendo atendidas e, atendidas a contento. Impulsionados por essa necessidade de qualidade é que vários países e estados passaram a verificar por conta própria, através de sofisticados sistemas de avaliação, o nível de proficiência de suas populações escolares. A Avaliação Educacional tem assumido posição de destaque e tem possibilitado a Governos, mediante os resultados apresentados, a elaboração, aplicação e monitoramento de políticas públicas para a educação, como foi o caso do Ceará, com a criação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE. Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, enquanto Política Pública, para as escolas estaduais de ensino médio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 3 - Acaraú. Se houve melhoria no desempenho dos alunos; Se aconteceram mudanças na prática docente e se houve reestruturação pedagógica da escola pública cearense. Ela está baseada na abordagem quantiqualitativa e para tal utilizou-se como estratégia metodológica de investigação a Pesquisa Bibliográfica e Documental, seguida de uma Pesquisa de Campo, mediante uso da técnica de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, ambos realizados nas Escolas Estaduais de Ensino Médio Caju, no município de Jijoca de Jericoacoara; e Escola Estadual de Ensino Médio Carnaúba, no município de Morrinhos, tendo como público alvo os alunos das turmas de primeiro ano do ensino médio, professores e gestoras (Diretoras e Coordenadoras). Os dados foram analisados com o suporte do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Delineando a trajetória e os caminhos percorridos pelo SPAECE, especialmente no âmbito da Secretaria de Educação, desde a sua origem, em 1992, tentou-se mostrar a evolução experimentada por essa Avaliação e, ao mesmo tempo, estabelecer uma ligação entre passado e presente. A disseminação cuidadosa dos resultados do SPAECE, feita por meio de documentos elaborados com relatórios concisos, menos técnicos e mais descritivos, veio materializar as baixas médias de proficiências atingidas pelos alunos cearenses já detectadas e apresentadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, foco central da avaliação em estudo. A realização destes testes pela escola concorrem para a sua evolução, para a evolução da escola e também deste estudo, tendo em vista os entendimentos e conclusões dele resultantes. Convictos desta responsabilidade, este trabalho buscará contribuir com a Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC através do levantamento e consolidação de informações que facilitem a caminhada e traçado de novos rumos, para assim termos mais uma possibilidade de vivenciarmos dias melhores na educação cearense.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-03-27T17:16:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8670
TID:201874520
url http://hdl.handle.net/10437/8670
identifier_str_mv TID:201874520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302245673533440