As exigências do mercado internacional para as PME’s portuguesas do setor do vestuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88738 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
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As exigências do mercado internacional para as PME’s portuguesas do setor do vestuárioIndústria têxtil e vestuárioInternacionalizaçãoCompetitividadeSustentabilidadeCertificaçõesTextile and clothing industryInternationalizationCompetitivenessSustainabilityCertificationsCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisA globalização foi um motor de alavancagem para o mercado global comercial, tendo possibilitado uma significativa diminuição de barreiras comerciais, o que desencadeou um maior fluxo de bens e serviços. Graças a este feito, a Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) é das maiores indústrias a nível global, empregando centenas de milhões de pessoas por todo o mundo e, contribui, significativamente, para o aumento do comércio, Produto Interno Bruto (PIB) e emprego da região em que está instalada. O processo de internacionalização está cada vez mais presente na esfera empresarial, sendo impulsionado pelo comportamento dos consumidores: os que fazem compras de bens comuns e os que optam pelas compras personalizadas. De forma a garantir a posição competitiva a longo prazo, é muito importante adaptar o grau de internacionalização de uma empresa às tendências do mercado e dos seus adversários pelo que, à disposição das empresas, existe uma panóplia de modos de entrada, cabendo-lhes optar pelo método que lhes é mais benéfico. Dado o aumento da concorrência nacional e a competitividade a nível internacional, o setor têxtil e vestuário tem vindo a desenvolver uma maior preocupação em conceber produtos com maior valor e qualidade de forma a responder às exigências do mercado internacional. O surgimento e a introdução de novas tecnologias são benéficos para todas as atividades. Na Europa, a sustentabilidade é uma diretriz cada vez mais implementada, especialmente no setor da moda, visto ser um dos mais poluentes. Assegurar a saúde social e ambiental exige a implementação de indicadores de qualidade e sustentabilidade que respondam aos inconvenientes que se manifestem no produto, serviços e na gestão de qualidade e, o cumprimento destas iniciativas induzem à obtenção de certificações. O sucesso das empresas depende, essencialmente, dos seus recursos humanos e como tal, a sua qualificação é crucial para que possam crescer nacional e internacionalmente.Globalization was a leverage engine for the global trade market, having enabled a significant decrease in trade barriers, which triggered a greater flow of goods and services. Given to this achievement, the Textile and Clothing Industry (TCI) is one of the largest industries globally, employing hundreds of millions of people around the world and contributes significantly to the increase in trade, Gross Domestic Product (GDP) and employment of the region and that is installed. The internationalization process is increasingly present in the business sphere, being driven by the behavior of consumers: those who make purchases of common goods and those who opt for personalized purchases. In order to guarantee the competitive position in the long term, it is very important to adapt the degree of internationalization of a company to the trends of the market and its adversaries so that, at the disposal of companies, there is a panoply of entry modes, and it is up to them to choose the method that is most beneficial to them. Given the increase in national competition and competitiveness at an international level, the Textile and Clothing sector has been developing a greater concern in designing products with greater value and quality in order to respond to the demands of the international market. The emergence and introduction of new technologies are beneficial for all activities. In Europe, sustainability is an increasingly implemented guideline, especially in the fashion sector, as it is one of the most polluting. Ensuring social and environmental health requires the implementation of quality and sustainability indicators that respond to the drawbacks that manifest themselves in the product, services and quality management, and compliance with these initiatives leads to the achievement of certifications. The success of companies depends essentially on their human resources and as such, their qualification is crucial for them to grow nationally and internationally.Carballo-Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoMoreira, Vânia Daniela Martins2024-02-052024-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88738por203518055info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-17T01:17:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:29.260227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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