O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCO AMADO, MIGUEL
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30107
Resumo: O comércio ilegal de vida selvagem tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, representando uma das formas mais rentáveis para o crime organizado alcançar elevados lucros com um baixo risco de sanções. A captura e o comércio ilegal do meixão constituem uma atividade prejudicial para a preservação da espécie de enguia europeia e contrária à lei, levando-nos à presente investigação subordinada ao tema: “O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão”. Considerando o tema apresentado, definiu-se como objetivo geral da investigação compreender e analisar a atuação da Guarda Nacional Republicana de forma a garantir um combate mais eficaz na captura e comércio ilegal do meixão. A metodologia utilizada segue o método dedutivo que assenta num raciocínio do geral para o particular. A investigação assenta numa abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental e à realização de entrevistas como instrumentos científicos de recolha de dados para chegar às conclusões. Apurámos que a Guarda Nacional Republicana realiza operações, essencialmente direcionadas para a captura ilegal do meixão, e que os Núcleos de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, órgão especializado e com a competência para desenvolver as investigações neste âmbito, não possuem a disponibilidade nem efetivo desejável para tal. No entanto, consideramos que a chave para o sucesso da interdição da captura ilegal do meixão encontra-se na aposta em ações dirigidas para a investigação dos circuitos de comercialização. Assim, conclui-se que a Guarda Nacional Republicana, devido à sua missão e dispersão territorial, possui um papel fundamental no combate à captura e comércio ilegal do meixão, mas acreditamos que esta poderia aumentar a sua eficácia frente a esta problemática mediante a implementação das propostas sugeridas.
id RCAP_412117d6babf3d89dbcafe83f0b1b7ce
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixãoGuarda Nacional Republicana; enguia europeia; meixão; fiscalização; investigação.Comércio ilegal do meixãoO comércio ilegal de vida selvagem tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, representando uma das formas mais rentáveis para o crime organizado alcançar elevados lucros com um baixo risco de sanções. A captura e o comércio ilegal do meixão constituem uma atividade prejudicial para a preservação da espécie de enguia europeia e contrária à lei, levando-nos à presente investigação subordinada ao tema: “O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão”. Considerando o tema apresentado, definiu-se como objetivo geral da investigação compreender e analisar a atuação da Guarda Nacional Republicana de forma a garantir um combate mais eficaz na captura e comércio ilegal do meixão. A metodologia utilizada segue o método dedutivo que assenta num raciocínio do geral para o particular. A investigação assenta numa abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental e à realização de entrevistas como instrumentos científicos de recolha de dados para chegar às conclusões. Apurámos que a Guarda Nacional Republicana realiza operações, essencialmente direcionadas para a captura ilegal do meixão, e que os Núcleos de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, órgão especializado e com a competência para desenvolver as investigações neste âmbito, não possuem a disponibilidade nem efetivo desejável para tal. No entanto, consideramos que a chave para o sucesso da interdição da captura ilegal do meixão encontra-se na aposta em ações dirigidas para a investigação dos circuitos de comercialização. Assim, conclui-se que a Guarda Nacional Republicana, devido à sua missão e dispersão territorial, possui um papel fundamental no combate à captura e comércio ilegal do meixão, mas acreditamos que esta poderia aumentar a sua eficácia frente a esta problemática mediante a implementação das propostas sugeridas.Fontes C. Branco, José F.Repositório ComumFRANCO AMADO, MIGUEL2019-11-12T14:55:05Z2019-11-072019-09-30T00:00:00Z2019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30107202289095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:59.577656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão
title O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão
spellingShingle O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão
FRANCO AMADO, MIGUEL
Guarda Nacional Republicana; enguia europeia; meixão; fiscalização; investigação.
Comércio ilegal do meixão
title_short O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão
title_full O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão
title_fullStr O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão
title_full_unstemmed O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão
title_sort O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão
author FRANCO AMADO, MIGUEL
author_facet FRANCO AMADO, MIGUEL
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontes C. Branco, José F.
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCO AMADO, MIGUEL
dc.subject.por.fl_str_mv Guarda Nacional Republicana; enguia europeia; meixão; fiscalização; investigação.
Comércio ilegal do meixão
topic Guarda Nacional Republicana; enguia europeia; meixão; fiscalização; investigação.
Comércio ilegal do meixão
description O comércio ilegal de vida selvagem tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, representando uma das formas mais rentáveis para o crime organizado alcançar elevados lucros com um baixo risco de sanções. A captura e o comércio ilegal do meixão constituem uma atividade prejudicial para a preservação da espécie de enguia europeia e contrária à lei, levando-nos à presente investigação subordinada ao tema: “O papel da Guarda Nacional Republicana no combate à captura e comércio ilegal do meixão”. Considerando o tema apresentado, definiu-se como objetivo geral da investigação compreender e analisar a atuação da Guarda Nacional Republicana de forma a garantir um combate mais eficaz na captura e comércio ilegal do meixão. A metodologia utilizada segue o método dedutivo que assenta num raciocínio do geral para o particular. A investigação assenta numa abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental e à realização de entrevistas como instrumentos científicos de recolha de dados para chegar às conclusões. Apurámos que a Guarda Nacional Republicana realiza operações, essencialmente direcionadas para a captura ilegal do meixão, e que os Núcleos de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, órgão especializado e com a competência para desenvolver as investigações neste âmbito, não possuem a disponibilidade nem efetivo desejável para tal. No entanto, consideramos que a chave para o sucesso da interdição da captura ilegal do meixão encontra-se na aposta em ações dirigidas para a investigação dos circuitos de comercialização. Assim, conclui-se que a Guarda Nacional Republicana, devido à sua missão e dispersão territorial, possui um papel fundamental no combate à captura e comércio ilegal do meixão, mas acreditamos que esta poderia aumentar a sua eficácia frente a esta problemática mediante a implementação das propostas sugeridas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12T14:55:05Z
2019-11-07
2019-09-30T00:00:00Z
2019-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30107
202289095
url http://hdl.handle.net/10400.26/30107
identifier_str_mv 202289095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130417565007872