Por uma Ciência do Humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.27545 |
Resumo: | Ao refletir sobre a tecnologia como possibilidade de inovação pedagógica e estratégia para a acessibilidade curricular, consideramos as singularidades dos sujeitos e a pluralidade presente em sala de aula. Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que analisou os processos de interação/colaboração entre crianças com e sem deficiência e delas com a linguagem de computação em uma perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na abordagem histórico-cultural. Para a construção das cenas/dos episódios analíticos, utilizamos como procedimento de registro de dados a observação participante, relatórios de acompanhamento das atividades e suas filmagens. Os resultados evidenciam, entre outros aspectos, a potência da linguagem de computação na constituição de signos por meio das possibilidades de interação com os sujeitos e deles com seus pares e que as vivências, construídas no processo de colaboração entre os participantes da pesquisa, atuaram como fonte de aprendizagem e desenvolvimento para todos. |
id |
RCAP_4123e6abc754d7b2405c4b1efc86a923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Por uma Ciência do HumanoPor una Ciencia de lo HumanoPor uma Ciência do HumanoArticlesAo refletir sobre a tecnologia como possibilidade de inovação pedagógica e estratégia para a acessibilidade curricular, consideramos as singularidades dos sujeitos e a pluralidade presente em sala de aula. Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que analisou os processos de interação/colaboração entre crianças com e sem deficiência e delas com a linguagem de computação em uma perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na abordagem histórico-cultural. Para a construção das cenas/dos episódios analíticos, utilizamos como procedimento de registro de dados a observação participante, relatórios de acompanhamento das atividades e suas filmagens. Os resultados evidenciam, entre outros aspectos, a potência da linguagem de computação na constituição de signos por meio das possibilidades de interação com os sujeitos e deles com seus pares e que as vivências, construídas no processo de colaboração entre os participantes da pesquisa, atuaram como fonte de aprendizagem e desenvolvimento para todos.When reflecting on technology as a possibility of pedagogical innovation and strategy for curriculum accessibility, we consider the singularities of the subjects and the plurality present in the classroom. In this paper, we present results of a research that analyzed interaction/collaboration processes among children with and without disabilities and their computer language from an inclusive perspective. It is a qualitative research study anchored in the historical-cultural approach. For the construction of scenes/analytical episodes, we registered data through participating observation, monitoring reports of the activities and their filming. The results show, among other aspects, the power of computer language in the constitution of signs through the possibilities of interaction with the subjects and their peers and that the experiences, built in the process of collaboration among the research participants, act as a source of learning and development for all.Al reflexionar sobre la tecnología como posibilidad de innovación pedagógica y estrategia para la accesibilidad curricular, consideramos las singularidades de los sujetos y la pluralidad presente en el aula. En este artículo presentamos los resultados de una investigación que analizó los procesos de interacción/colaboración entre niños con y sin discapacidad y entre estos y el lenguaje informático desde una perspectiva inclusiva. Es una investigación cualitativa anclada en el enfoque histórico-cultural. Para la construcción de las escenas/episodios analíticos se utilizó como procedimiento de registro de datos la observación participante, los informes de seguimiento de las actividades y su filmación. Los resultados muestran, entre otros aspectos, el poder del lenguaje informático en la constitución de signos a través de las posibilidades de interacción con los sujetos y con sus pares y que las experiencias, construidas en el proceso de colaboración entre los participantes, actuaron como fuente de aprendizaje y desarrollo para todos.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.27545por2182-96402182-8474Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga dePletsch, Márcia Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-04T08:15:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:13.160474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma Ciência do Humano Por una Ciencia de lo Humano Por uma Ciência do Humano |
title |
Por uma Ciência do Humano |
spellingShingle |
Por uma Ciência do Humano Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de Articles |
title_short |
Por uma Ciência do Humano |
title_full |
Por uma Ciência do Humano |
title_fullStr |
Por uma Ciência do Humano |
title_full_unstemmed |
Por uma Ciência do Humano |
title_sort |
Por uma Ciência do Humano |
author |
Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de |
author_facet |
Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de Pletsch, Márcia Denise |
author_role |
author |
author2 |
Pletsch, Márcia Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de Pletsch, Márcia Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
Ao refletir sobre a tecnologia como possibilidade de inovação pedagógica e estratégia para a acessibilidade curricular, consideramos as singularidades dos sujeitos e a pluralidade presente em sala de aula. Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que analisou os processos de interação/colaboração entre crianças com e sem deficiência e delas com a linguagem de computação em uma perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na abordagem histórico-cultural. Para a construção das cenas/dos episódios analíticos, utilizamos como procedimento de registro de dados a observação participante, relatórios de acompanhamento das atividades e suas filmagens. Os resultados evidenciam, entre outros aspectos, a potência da linguagem de computação na constituição de signos por meio das possibilidades de interação com os sujeitos e deles com seus pares e que as vivências, construídas no processo de colaboração entre os participantes da pesquisa, atuaram como fonte de aprendizagem e desenvolvimento para todos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25749/sis.27545 |
url |
https://doi.org/10.25749/sis.27545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9640 2182-8474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130595839705088 |