Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aveiro, Tiago José Simões
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84020
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_413987da7259d5d6659d578f1387b71d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017Report of Teachers Training Developed at Avelar Brotero Secondary School, next to the 10.º1D class in the academic year 2016/2017.Estágio PedagógicoEducação FísicaEnsino-AprendizagemIndisciplinaTeachers TrainingPhysical EducationTeaching-Learning ProcessIndisciplineRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaNo presente relatório de estágio, procuramos refletir acerca dos conhecimentos adquiridos e da experiência vivenciada ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 10.º1D, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo de 2016/ 2017. Pretendemos dar a conhecer, no documento, o trabalho realizado no âmbito do Estágio Pedagógico, que incorporava diferentes áreas de intervenção, nomeadamente ao nível da área 1 – Atividades de Ensino-aprendizagem, onde cada estagiário ficou responsável por lecionar as aulas de Educação Física (EF) a uma das turmas do Orientador (professor cooperante), realizando o respetivo planeamento a longo, médio e curto prazo; área 2 – Atividades de Organização e Gestão Escolar, onde tivemos de assessorar/ acompanhar um cargo de gestão intermédia na escola, ao longo do ano letivo, com o objetivo de promover práticas de trabalho em colaboração, bem com compreender a complexidade das escolas a nível burocrático; e área 3 – Projetos e Parcerias Educativas, onde o Núcleo de Estágio da Escola Secundária de Avelar Brotero teve de protagonizar, na escola, duas ações destinadas à população escolar, adquirindo competências de animação socio desportiva, demostrando capacidades de organização, planeamento, execução e controlo.Durante o corpo do relatório, é aprofundado ainda o tema-problema desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, cujo tema aglutinador foi “Visão de Disciplina/Indisciplina por alunos e respetivos professores”, que se revelou essencial para o nosso desenvolvimento profissional, uma vez que esta é uma problemática cada vez mais comum, investigámos o tema e ficámos a conhecer estratégias para colmatar problemas desta natureza.Assim, através deste documento, é nossa intenção caraterizar toda a prática pedagógica realizada na Escola Secundária de Avelar Brotero, supervisionada pelos respetivos Orientadores de Estágio, que nos proporcionou uma experiência enriquecedora de natureza prática, contribuindo para o aumento da nossa bagagem de conhecimentos e consequentemente competências profissionais, que nos irão regular a prática num futuro próximo, enquanto docentes.In the present Teachers Training report, we try to reflect about the knowledge acquired and the experience lived during the Teacher Training, carried out at the Secondary School de Avelar Brotero next to the 10.º1D class, of the Scientific-Humanistic Course of Science and Technology, in the academic year 2016/2017.We intend to make known in the document the work carried out within the scope of the Teacher Training, which incorporated different areas of intervention, namely at the level of Area 1 - Teaching - Learning Activities, where each trainee was responsible for teaching Physical Education to one of the classes of the Advisor (cooperating teacher), realizing the respective planning in the long, medium and short term; Area 2 - Organization and School Management activities, where we had to follow an intermediate management position in the school, throughout the school year, with the objective of promoting collaborative working practices, as well as understanding the complexity at the bureaucratic level of schools; and area 3 - Projects and Educational Partnerships, where the internship group of the Secondary School de Avelar Brotero had to carry out in the school two actions aimed at the school population, acquiring socio-sport animation skills, demonstrating organizational, planning, execution and control capacities .During the report, was also explored the theme-problem developed during the Pedagogical Stage. Its theme was "Discipline/Indiscipline view by students and their teachers", which proved to be essential for our professional development. Since this is an increasingly common problem, we investigated the issue and we came to know strategies to address problems of this nature.Thus, through this document, it is our intention to characterize all the pedagogical practice carried out at the Secondary School de Avelar Brotero, supervised by the respective mentor teacher, who provided us with an enriching experience of a practical nature, contributing to the increase of our knowledge baggage and consequently skills, which will regulate the practice in the near future as teachers.2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84020http://hdl.handle.net/10316/84020TID:202146278pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAveiro, Tiago José Simõesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:45:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:40.830262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
Report of Teachers Training Developed at Avelar Brotero Secondary School, next to the 10.º1D class in the academic year 2016/2017.
title Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
Aveiro, Tiago José Simões
Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Indisciplina
Teachers Training
Physical Education
Teaching-Learning Process
Indiscipline
title_short Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
title_full Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
author Aveiro, Tiago José Simões
author_facet Aveiro, Tiago José Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aveiro, Tiago José Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Indisciplina
Teachers Training
Physical Education
Teaching-Learning Process
Indiscipline
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Indisciplina
Teachers Training
Physical Education
Teaching-Learning Process
Indiscipline
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84020
http://hdl.handle.net/10316/84020
TID:202146278
url http://hdl.handle.net/10316/84020
identifier_str_mv TID:202146278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947857207296