Os dois destinos de Portugal: A problemática imagologia portuguesa no seu diálogo com a Europa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101523 https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.148497 |
Resumo: | O artigo parte de representações contidas no romance A jangada de pedra, de José Saramago, lançado no ano do ingresso de Portugal na Comunidade Econômica Europeia, para revisitar o conceito de “imagologia” de Eduardo Lourenço. Tenta-se compreender como episódios traumáticos da história portuguesa deram origem, no passado, a projetos iberistas e à produção de uma autoimagem diminuída de Portugal, em particular no que se refere à sua posição no concerto europeu de nações. Produz-se uma crítica quanto à operacionalidade do conceito de Lourenço, atentando para suas fragilidades intrínsecas, e se adota – também com base na história de Portugal, mas a partir de uma visão mais abrangente – postura moderadora, em dissonância com o posicionamento do Prêmio Nobel português. O texto é uma tentativa de estabelecer um diálogo entre História das Ideias e História tout court, no intuito de enriquecer a análise sobre o lugar que ocupa Portugal na Europa. |
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Os dois destinos de Portugal: A problemática imagologia portuguesa no seu diálogo com a EuropaThe two fates of Portugal: The portuguese imagery issue in its dialogue with EuropeHistóriaPortugalComunidade Econômica EuropeiaImagologiaIberismoHistoryPortugalEuropean Economic CommunityImageryIberismO artigo parte de representações contidas no romance A jangada de pedra, de José Saramago, lançado no ano do ingresso de Portugal na Comunidade Econômica Europeia, para revisitar o conceito de “imagologia” de Eduardo Lourenço. Tenta-se compreender como episódios traumáticos da história portuguesa deram origem, no passado, a projetos iberistas e à produção de uma autoimagem diminuída de Portugal, em particular no que se refere à sua posição no concerto europeu de nações. Produz-se uma crítica quanto à operacionalidade do conceito de Lourenço, atentando para suas fragilidades intrínsecas, e se adota – também com base na história de Portugal, mas a partir de uma visão mais abrangente – postura moderadora, em dissonância com o posicionamento do Prêmio Nobel português. O texto é uma tentativa de estabelecer um diálogo entre História das Ideias e História tout court, no intuito de enriquecer a análise sobre o lugar que ocupa Portugal na Europa.The article stems from representations from José Saramago’s novel The stone raft released in the year when Portugal joined the European Economic Community, to revisit Eduardo Lourenço’s concept of “imagery”. It is an attempt to understand how traumatic episodes of the Portuguese history gave birth, in the past, to Iberian projects and to a diminished Portuguese self-image, especially in relation to Portugal’s position amongst the other European countries. A criticism is made as to the functionality of Lourenço’s concept, paying attention to its inherent fragilities and having a moderating attitude also based in Portugal’s history, but stemming from a broader view, in contrast with the position of the Portuguese Nobel Prize winner. The text tries to establish a dialogue between History of Ideas and History tout court with the purpose of enriching the analysis about Portugal’s place in Europe.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/101523http://hdl.handle.net/10316/101523https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.148497por2316-91410034-8309Mendonça, Bruno Macêdoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-29T20:40:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:41.806466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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