Smart toilet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14095 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação, consiste no estudo de um conjunto de infraestruturas e tecnologias, que possibilitem a adaptação de um espaço físico tradicional num espaço inteligente vocacionado para o ensino, de modo a que este funcione sob o conceito de laboratório vivo. Outro objetivo estabelecido nesta dissertação, é a realização de uma análise financeira, constituída por um caderno de encargos e uma estimativa dos custos de implementação no espaço das infraestruturas e equipamentos estudados. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa das tecnologias utilizadas na construção de edifícios inteligentes, e das soluções tecnológicas existentes no mercado. Foram ainda analisados alguns dos principais edifícios inteligentes construídos em todo o mundo, de forma a conhecermos um pouco melhor os métodos de construção e as tecnologias adotadas e as podermos adaptar ao caso de estudo. Ao longo deste trabalho, teve-se em consideração fatores económicos, procurando-se propor medidas que permitisse o aproveitamento das infraestruturas existentes no local, numa tentativa de minimizar os custos de adaptação do espaço. No final deste trabalho, pudemos concluir, que a criação deste espaço, além de ser uma mais valia no desenvolvimento académico e na capacidade de aprendizagem dos alunos, também será um fator de destaque da instituição de ensino em que se realizou esta dissertação. |
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Smart toiletInteligênciaIntegraçãoNZEBEspaços de EnsinoLaboratório VivoIntelligenceIntegrationTeaching SpacesLive LaboratoryEnergiaO objetivo desta dissertação, consiste no estudo de um conjunto de infraestruturas e tecnologias, que possibilitem a adaptação de um espaço físico tradicional num espaço inteligente vocacionado para o ensino, de modo a que este funcione sob o conceito de laboratório vivo. Outro objetivo estabelecido nesta dissertação, é a realização de uma análise financeira, constituída por um caderno de encargos e uma estimativa dos custos de implementação no espaço das infraestruturas e equipamentos estudados. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa das tecnologias utilizadas na construção de edifícios inteligentes, e das soluções tecnológicas existentes no mercado. Foram ainda analisados alguns dos principais edifícios inteligentes construídos em todo o mundo, de forma a conhecermos um pouco melhor os métodos de construção e as tecnologias adotadas e as podermos adaptar ao caso de estudo. Ao longo deste trabalho, teve-se em consideração fatores económicos, procurando-se propor medidas que permitisse o aproveitamento das infraestruturas existentes no local, numa tentativa de minimizar os custos de adaptação do espaço. No final deste trabalho, pudemos concluir, que a criação deste espaço, além de ser uma mais valia no desenvolvimento académico e na capacidade de aprendizagem dos alunos, também será um fator de destaque da instituição de ensino em que se realizou esta dissertação.The objective of this thesis consists in the study of infrastructures and technologies that enable the transformation of any indoor space into a smart one, making it into a space for learning under the "live laboratory" concept. Another goal is a financial analysis, consisting in a budget and costs of implementing the required infrastructure and equipment’s in the space. To achieve this, a study of existing technologies and best practices was conducted, analyzing already existing smart buildings in order to find the best possible options and adapt them to this case Throughout this thesis the economical side was an important factor in mind, with the proposed solutions enabling the adaptation of existing rooms, in an attempt to minimise costs. At the end of this study we can conclude that the creation of such a space, besides enhancing the academic and learning development of the students, will also be a differentiating factor highlighting the institution that implements it.Felgueiras, Manuel Carlos Malheiro de CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarroso, Mário Gil Oliveira2021-11-20T01:30:24Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14095TID:202166724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:55.414368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo desta dissertação, consiste no estudo de um conjunto de infraestruturas e tecnologias, que possibilitem a adaptação de um espaço físico tradicional num espaço inteligente vocacionado para o ensino, de modo a que este funcione sob o conceito de laboratório vivo. Outro objetivo estabelecido nesta dissertação, é a realização de uma análise financeira, constituída por um caderno de encargos e uma estimativa dos custos de implementação no espaço das infraestruturas e equipamentos estudados. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa das tecnologias utilizadas na construção de edifícios inteligentes, e das soluções tecnológicas existentes no mercado. Foram ainda analisados alguns dos principais edifícios inteligentes construídos em todo o mundo, de forma a conhecermos um pouco melhor os métodos de construção e as tecnologias adotadas e as podermos adaptar ao caso de estudo. Ao longo deste trabalho, teve-se em consideração fatores económicos, procurando-se propor medidas que permitisse o aproveitamento das infraestruturas existentes no local, numa tentativa de minimizar os custos de adaptação do espaço. No final deste trabalho, pudemos concluir, que a criação deste espaço, além de ser uma mais valia no desenvolvimento académico e na capacidade de aprendizagem dos alunos, também será um fator de destaque da instituição de ensino em que se realizou esta dissertação. |
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