Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Vitor Emanuel Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85375
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_417089b2b2f53f8d8b8f74727ffa7b41
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Características do contexto sociocultural da parentalidade conscienteCharacteristics of the sociocultural context of mindful parentingcaracterísticas sociodemográficascontexto laboralcontexto socialparentalidade conscienteredes sociais de suportemindful parentingsocial contextsocial support networkssociodemographic characteristicswork contextDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoObjetive. Mindful parenting is characterized by the application of the concepts, practices and principles of mindfulness to the relationships and interactions between parents and children. Despite the growing number of studies on this form of parenting, we still know very little about the predictive role of the sociocultural context in which the parent-child relationship is embedded. Thus, the main goal of the present study is to explore the role of the sociocultural context in mindful parenting, such as sociodemographic (e.g., parent’s sex; education levels) and work-related characteristics (e.g., work schedule, work-family conflict), social support networks (e.g., help in domestic tasks) and the marital relation (e.g., sharing of parental responsibilities with the spouse) in the different dimensions of mindful parenting.Design and methods. The sample included 410 parents of children and adolescents between 1 and 19 years of age who responded to a sociodemographic questionnaire and to the self-reported measures of the Work-Family Conflict and Interpersonal Mindfulness in Parenting.Results. In order to test the role of the sociodemographic and contextual variables in the various dimensions of mindful parenting, multiple linear regressions were performed. Concerning sociodemographic variables, higher education levels were significantly associated with higher levels of nonjudgmental acceptance of parental functioning and female gender was associated with higher levels of emotional awareness of the child. Concerning the work context, higher levels of work-family conflict were associated with lower levels of nonjudgmental acceptance of parental functioning, listening with full attention, emotional awareness of the child and self-regulation in parenting. A flexible work schedule was also associated with higher levels of nonjudgmental acceptance of parental functioning. Lastly, the existence of help with domestic tasks and sharing parental responsibility tasks with the partner were both associated with higher levels of self-regulation in parenting.Conclusions. The results suggest that variables such as parent’s sex, education levels, work schedule, social support network, responsibility sharing and work-family conflict seem to play an important role in the dimensions of mindful parenting.Objetivos. A parentalidade consciente caracteriza-se pela aplicação dos conceitos, das práticas e dos princípios do mindfulness às relações e interações entre pais e filhos. Apesar do crescente número de estudos sobre esta forma de parentalidade, sabe-se ainda muito pouco sobre o papel preditor do contexto sociocultural onde a relação pais-filhos se inscreve. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo explorar o papel do contexto sociocultural na parentalidade consciente, nomeadamente algumas características sociodemográficas (e.g., sexo dos pais, habilitações literárias) e relativas ao contexto laboral (e.g., horário de trabalho, conflito trabalho-família), às redes de apoio social (e.g., ajuda nas tarefas domésticas) e à relação conjugal (partilha das responsabilidades parentais com o cônjuge) nas diferentes dimensões da parentalidade consciente.Método. A amostra foi constituída por um total de 410 pais de crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos de idade que responderam a uma ficha de dados sociodemográficos e do contexto social e completaram os instrumentos de autorresposta do Conflito Trabalho-Família e do Mindfulness Interpessoal na Parentalidade. Resultados. De forma a testar o papel das diferentes variáveis consideradas nas várias dimensões da parentalidade consciente, foram realizadas regressões lineares múltiplas. Relativamente às variáveis sociodemográficas, as habilitações literárias superiores mostraram-se significativamente associadas a níveis mais elevados de aceitação não-ajuizadora do funcionamento parental e o sexo feminino associou-se a níveis superiores de consciência emocional da criança. No que diz respeito ao contexto laboral, verificou-se que níveis superiores de conflito trabalho-família estavam associados a níveis inferiores de aceitação não-ajuizadora do funcionamento parental, de escuta com atenção plena, de consciência emocional da criança e de autorregulação na parentalidade. O horário de trabalho flexível associou-se ainda a níveis superiores de aceitação não-ajuizadora do funcionamento parental. Por fim, a existência de ajuda nas tarefas domésticas e de uma partilha das responsabilidades das tarefas parentais com o cônjuge, associaram-se ambas a níveis superiores de autorregulação na parentalidade.Conclusões. Os resultados sugerem que variáveis como o sexo dos pais, habilitações literárias, horário de trabalho, rede de suporte social, partilha de responsabilidades e conflito trabalho-família parecem desempenhar um papel importante nas dimensões da parentalidade consciente.2018-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85375http://hdl.handle.net/10316/85375TID:202195830porSaraiva, Vitor Emanuel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-19T14:35:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:42.219433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente
Characteristics of the sociocultural context of mindful parenting
title Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente
spellingShingle Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente
Saraiva, Vitor Emanuel Fernandes
características sociodemográficas
contexto laboral
contexto social
parentalidade consciente
redes sociais de suporte
mindful parenting
social context
social support networks
sociodemographic characteristics
work context
title_short Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente
title_full Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente
title_fullStr Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente
title_full_unstemmed Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente
title_sort Características do contexto sociocultural da parentalidade consciente
author Saraiva, Vitor Emanuel Fernandes
author_facet Saraiva, Vitor Emanuel Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Vitor Emanuel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv características sociodemográficas
contexto laboral
contexto social
parentalidade consciente
redes sociais de suporte
mindful parenting
social context
social support networks
sociodemographic characteristics
work context
topic características sociodemográficas
contexto laboral
contexto social
parentalidade consciente
redes sociais de suporte
mindful parenting
social context
social support networks
sociodemographic characteristics
work context
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85375
http://hdl.handle.net/10316/85375
TID:202195830
url http://hdl.handle.net/10316/85375
identifier_str_mv TID:202195830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959569801216