Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rui Filipe Veiga de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28656
Resumo: O relatório de prática de ensino supervisionada diz respeito ao percurso durante o estágio realizado no Conservatório de Música de Loulé, com alunos de percussão, no ano letivo 2019/2020, explorando-se as características do contexto de ensino, alunos e metodologias pedagógicas utilizadas. O trabalho de investigação compreende a exploração dos contributos de Alan Dawson para o ensino da bateria, que deixou um legado com fortes influências pedagógicas neste ensino, pautado por metodologias inovadoras numa época exponencial para este instrumento. Pretende-se demonstrar a importância do autor, avaliando os métodos da sua autoria e refletindo sobre os que ainda são utilizados ou não, através da resposta de oito professores de bateria. A maioria reconhece e utiliza as suas técnicas, ainda que não as associe diretamente ao autor. A razão mais apontada é a falta de conhecimento. Desta maneira, demonstram-se as influências pedagógicas de Dawson, verificando a sua utilização no ensino; ABSTRACT: Supervised teaching practice report held at the Loulé Music Conservatory – Francisco Rosado – The Alan Dawson contribution to drum teaching The present report concerns the internship that took place at the Loulé Music Conservatory with percussion students, in 2019/2020 with a reflection about supervised teaching practice with a detailed characterization of the Conservatory, students and practice of the assisted classes. The research work is an exploration of the Alan Dawson pedagogy for drum students. This drummer left a legacy with strong pedagogical influences on drums teaching, guided by innovative methodologies. The main goal is to demonstrate the importance of Dawson for the drum practice, evaluating which methods are still used in drums teachers’ lessons. 8 teachers were interviewed, and the most of it recognizes Dawson’s work, use his techniques even didn’t know that he was the original developer of the techniques. The most point reason to not use some techniques is the lack of knowledge. It is demonstrated the pedagogical influence of Dawson in drum educational practice.
id RCAP_417c3e5fed45c8380a57372a95858c38
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateriaMúsicaBateriaJazzEnsino de MúsicaMusicDrumsJazzMusic TeachingO relatório de prática de ensino supervisionada diz respeito ao percurso durante o estágio realizado no Conservatório de Música de Loulé, com alunos de percussão, no ano letivo 2019/2020, explorando-se as características do contexto de ensino, alunos e metodologias pedagógicas utilizadas. O trabalho de investigação compreende a exploração dos contributos de Alan Dawson para o ensino da bateria, que deixou um legado com fortes influências pedagógicas neste ensino, pautado por metodologias inovadoras numa época exponencial para este instrumento. Pretende-se demonstrar a importância do autor, avaliando os métodos da sua autoria e refletindo sobre os que ainda são utilizados ou não, através da resposta de oito professores de bateria. A maioria reconhece e utiliza as suas técnicas, ainda que não as associe diretamente ao autor. A razão mais apontada é a falta de conhecimento. Desta maneira, demonstram-se as influências pedagógicas de Dawson, verificando a sua utilização no ensino; ABSTRACT: Supervised teaching practice report held at the Loulé Music Conservatory – Francisco Rosado – The Alan Dawson contribution to drum teaching The present report concerns the internship that took place at the Loulé Music Conservatory with percussion students, in 2019/2020 with a reflection about supervised teaching practice with a detailed characterization of the Conservatory, students and practice of the assisted classes. The research work is an exploration of the Alan Dawson pedagogy for drum students. This drummer left a legacy with strong pedagogical influences on drums teaching, guided by innovative methodologies. The main goal is to demonstrate the importance of Dawson for the drum practice, evaluating which methods are still used in drums teachers’ lessons. 8 teachers were interviewed, and the most of it recognizes Dawson’s work, use his techniques even didn’t know that he was the original developer of the techniques. The most point reason to not use some techniques is the lack of knowledge. It is demonstrated the pedagogical influence of Dawson in drum educational practice.Universidade de Évora2021-01-08T14:29:26Z2021-01-082020-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28656http://hdl.handle.net/10174/28656TID:202569942porDepartamento de Músicaruifreitasjazz@gmail.com203Freitas, Rui Filipe Veiga deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:35.257996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
Freitas, Rui Filipe Veiga de
Música
Bateria
Jazz
Ensino de Música
Music
Drums
Jazz
Music Teaching
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
author Freitas, Rui Filipe Veiga de
author_facet Freitas, Rui Filipe Veiga de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rui Filipe Veiga de
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Bateria
Jazz
Ensino de Música
Music
Drums
Jazz
Music Teaching
topic Música
Bateria
Jazz
Ensino de Música
Music
Drums
Jazz
Music Teaching
description O relatório de prática de ensino supervisionada diz respeito ao percurso durante o estágio realizado no Conservatório de Música de Loulé, com alunos de percussão, no ano letivo 2019/2020, explorando-se as características do contexto de ensino, alunos e metodologias pedagógicas utilizadas. O trabalho de investigação compreende a exploração dos contributos de Alan Dawson para o ensino da bateria, que deixou um legado com fortes influências pedagógicas neste ensino, pautado por metodologias inovadoras numa época exponencial para este instrumento. Pretende-se demonstrar a importância do autor, avaliando os métodos da sua autoria e refletindo sobre os que ainda são utilizados ou não, através da resposta de oito professores de bateria. A maioria reconhece e utiliza as suas técnicas, ainda que não as associe diretamente ao autor. A razão mais apontada é a falta de conhecimento. Desta maneira, demonstram-se as influências pedagógicas de Dawson, verificando a sua utilização no ensino; ABSTRACT: Supervised teaching practice report held at the Loulé Music Conservatory – Francisco Rosado – The Alan Dawson contribution to drum teaching The present report concerns the internship that took place at the Loulé Music Conservatory with percussion students, in 2019/2020 with a reflection about supervised teaching practice with a detailed characterization of the Conservatory, students and practice of the assisted classes. The research work is an exploration of the Alan Dawson pedagogy for drum students. This drummer left a legacy with strong pedagogical influences on drums teaching, guided by innovative methodologies. The main goal is to demonstrate the importance of Dawson for the drum practice, evaluating which methods are still used in drums teachers’ lessons. 8 teachers were interviewed, and the most of it recognizes Dawson’s work, use his techniques even didn’t know that he was the original developer of the techniques. The most point reason to not use some techniques is the lack of knowledge. It is demonstrated the pedagogical influence of Dawson in drum educational practice.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25T00:00:00Z
2021-01-08T14:29:26Z
2021-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28656
http://hdl.handle.net/10174/28656
TID:202569942
url http://hdl.handle.net/10174/28656
identifier_str_mv TID:202569942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
ruifreitasjazz@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136667599110144