Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28656 |
Resumo: | O relatório de prática de ensino supervisionada diz respeito ao percurso durante o estágio realizado no Conservatório de Música de Loulé, com alunos de percussão, no ano letivo 2019/2020, explorando-se as características do contexto de ensino, alunos e metodologias pedagógicas utilizadas. O trabalho de investigação compreende a exploração dos contributos de Alan Dawson para o ensino da bateria, que deixou um legado com fortes influências pedagógicas neste ensino, pautado por metodologias inovadoras numa época exponencial para este instrumento. Pretende-se demonstrar a importância do autor, avaliando os métodos da sua autoria e refletindo sobre os que ainda são utilizados ou não, através da resposta de oito professores de bateria. A maioria reconhece e utiliza as suas técnicas, ainda que não as associe diretamente ao autor. A razão mais apontada é a falta de conhecimento. Desta maneira, demonstram-se as influências pedagógicas de Dawson, verificando a sua utilização no ensino; ABSTRACT: Supervised teaching practice report held at the Loulé Music Conservatory – Francisco Rosado – The Alan Dawson contribution to drum teaching The present report concerns the internship that took place at the Loulé Music Conservatory with percussion students, in 2019/2020 with a reflection about supervised teaching practice with a detailed characterization of the Conservatory, students and practice of the assisted classes. The research work is an exploration of the Alan Dawson pedagogy for drum students. This drummer left a legacy with strong pedagogical influences on drums teaching, guided by innovative methodologies. The main goal is to demonstrate the importance of Dawson for the drum practice, evaluating which methods are still used in drums teachers’ lessons. 8 teachers were interviewed, and the most of it recognizes Dawson’s work, use his techniques even didn’t know that he was the original developer of the techniques. The most point reason to not use some techniques is the lack of knowledge. It is demonstrated the pedagogical influence of Dawson in drum educational practice. |
id |
RCAP_417c3e5fed45c8380a57372a95858c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateriaMúsicaBateriaJazzEnsino de MúsicaMusicDrumsJazzMusic TeachingO relatório de prática de ensino supervisionada diz respeito ao percurso durante o estágio realizado no Conservatório de Música de Loulé, com alunos de percussão, no ano letivo 2019/2020, explorando-se as características do contexto de ensino, alunos e metodologias pedagógicas utilizadas. O trabalho de investigação compreende a exploração dos contributos de Alan Dawson para o ensino da bateria, que deixou um legado com fortes influências pedagógicas neste ensino, pautado por metodologias inovadoras numa época exponencial para este instrumento. Pretende-se demonstrar a importância do autor, avaliando os métodos da sua autoria e refletindo sobre os que ainda são utilizados ou não, através da resposta de oito professores de bateria. A maioria reconhece e utiliza as suas técnicas, ainda que não as associe diretamente ao autor. A razão mais apontada é a falta de conhecimento. Desta maneira, demonstram-se as influências pedagógicas de Dawson, verificando a sua utilização no ensino; ABSTRACT: Supervised teaching practice report held at the Loulé Music Conservatory – Francisco Rosado – The Alan Dawson contribution to drum teaching The present report concerns the internship that took place at the Loulé Music Conservatory with percussion students, in 2019/2020 with a reflection about supervised teaching practice with a detailed characterization of the Conservatory, students and practice of the assisted classes. The research work is an exploration of the Alan Dawson pedagogy for drum students. This drummer left a legacy with strong pedagogical influences on drums teaching, guided by innovative methodologies. The main goal is to demonstrate the importance of Dawson for the drum practice, evaluating which methods are still used in drums teachers’ lessons. 8 teachers were interviewed, and the most of it recognizes Dawson’s work, use his techniques even didn’t know that he was the original developer of the techniques. The most point reason to not use some techniques is the lack of knowledge. It is demonstrated the pedagogical influence of Dawson in drum educational practice.Universidade de Évora2021-01-08T14:29:26Z2021-01-082020-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28656http://hdl.handle.net/10174/28656TID:202569942porDepartamento de Músicaruifreitasjazz@gmail.com203Freitas, Rui Filipe Veiga deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:35.257996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria Freitas, Rui Filipe Veiga de Música Bateria Jazz Ensino de Música Music Drums Jazz Music Teaching |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado - O Contributo de Alan Dawson para o ensino da bateria |
author |
Freitas, Rui Filipe Veiga de |
author_facet |
Freitas, Rui Filipe Veiga de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Rui Filipe Veiga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Bateria Jazz Ensino de Música Music Drums Jazz Music Teaching |
topic |
Música Bateria Jazz Ensino de Música Music Drums Jazz Music Teaching |
description |
O relatório de prática de ensino supervisionada diz respeito ao percurso durante o estágio realizado no Conservatório de Música de Loulé, com alunos de percussão, no ano letivo 2019/2020, explorando-se as características do contexto de ensino, alunos e metodologias pedagógicas utilizadas. O trabalho de investigação compreende a exploração dos contributos de Alan Dawson para o ensino da bateria, que deixou um legado com fortes influências pedagógicas neste ensino, pautado por metodologias inovadoras numa época exponencial para este instrumento. Pretende-se demonstrar a importância do autor, avaliando os métodos da sua autoria e refletindo sobre os que ainda são utilizados ou não, através da resposta de oito professores de bateria. A maioria reconhece e utiliza as suas técnicas, ainda que não as associe diretamente ao autor. A razão mais apontada é a falta de conhecimento. Desta maneira, demonstram-se as influências pedagógicas de Dawson, verificando a sua utilização no ensino; ABSTRACT: Supervised teaching practice report held at the Loulé Music Conservatory – Francisco Rosado – The Alan Dawson contribution to drum teaching The present report concerns the internship that took place at the Loulé Music Conservatory with percussion students, in 2019/2020 with a reflection about supervised teaching practice with a detailed characterization of the Conservatory, students and practice of the assisted classes. The research work is an exploration of the Alan Dawson pedagogy for drum students. This drummer left a legacy with strong pedagogical influences on drums teaching, guided by innovative methodologies. The main goal is to demonstrate the importance of Dawson for the drum practice, evaluating which methods are still used in drums teachers’ lessons. 8 teachers were interviewed, and the most of it recognizes Dawson’s work, use his techniques even didn’t know that he was the original developer of the techniques. The most point reason to not use some techniques is the lack of knowledge. It is demonstrated the pedagogical influence of Dawson in drum educational practice. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25T00:00:00Z 2021-01-08T14:29:26Z 2021-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28656 http://hdl.handle.net/10174/28656 TID:202569942 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28656 |
identifier_str_mv |
TID:202569942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música ruifreitasjazz@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136667599110144 |