O psicólogo clínico em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2341 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica |
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O psicólogo clínico em contexto educativoPsicologiaPsicologia clínicaPsicologia da educaçãoRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia ClínicaExame público realizado em 11 de Abril de 2011.No âmbito do segundo ano do mestrado em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto é proporcionado aos alunos um estágio curricular, coordenado e supervisionado por docentes da referida instituição, cujos objectivos são o desenvolvimento de competências de intervenção clínica e o estabelecimento de uma união entre o saber teórico e a realidade profissional propriamente dita. A componente prática assim como a componente teórica são duas vertentes que devem ser conciliadas na formação de qualquer profissional. Concluído o estágio, resta agora tornar produtivas as aprendizagens realizadas, que foram inúmeras e significativas. Neste relatório de estágio vai ser descrita, fundamentada, reflectida e avaliada toda a intervenção ao longo do estágio. O presente relatório pretende ilustrar o estágio de 900 horas, realizado no agrupamento vertical das Escolas de Rio Tinto nº2, mais precisamente na escola E.B. 2/3 de Rio Tinto nº2, Escola E.B. 1 da lourinha e Escola E.B. da Boavista. Desta forma, o estágio teve como população alvo, crianças e adolescentes, alunos desde o 1º ano do 1º ciclo até ao 9º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, tendo inicialmente uma componente observacional e posteriormente uma componente de carácter prático e interventivo, de modo a que fossem desenvolvidas competências práticas e de resolução de problemas e fosse proporcionada uma experiência que conduzisse ao desenvolvimento de métodos e técnicas de intervenção específicas e eficazes, individualmente e de grupo. O relatório inicia com uma descrição do papel do psicólogo clínico em contexto escolar, de modo a esclarecer as suas funções neste contexto tão particular. Segue-se uma caracterização do agrupamento mais concretamente da sua respectiva sede, a Escola E. B. 2/3 de Rio Tinto nº2.In the second year of the MA in Clinical Psychology from the Institute of Psychology and Educational Sciences at the University of Porto is Lusíada provided students with a curricular, co-ordinated and supervised by teachers of that institution whose objectives are the development of intervention skills clinic and the establishment of a union between the theoretical knowledge and professional reality itself. The practical and the theoretical are two aspects that must be reconciled in any professional training. Completed the stage, there is now learning to become productive performed, which were numerous and significant. In this final paper will be described, based, reflected and evaluated any intervention over the stage. This report is intended to illustrate the stage of 900 hours, held in the vertical cluster of schools No. 2 Rio Tinto, specifically the school EB 2 / 3 of Rio Tinto No. 2, School of EB 1 EB blonde and School of Boavista. Thus, the stage had the target population, children and adolescents, students from the 1st year of a cycle until the 9th year of the 3rd cycle of basic education, initially an observational component and then a component of practical and intervening, so that were developed practical skills and problem-solving and be provided an experience that led to the development of methods and techniques of targeted and effective intervention, individual and group. The report starts with a description of the role of clinical psychologist in schools, in order to clarify their roles in this regard as private. The following is a characterization of the group more specifically its seat, the School E. B. 2 / 3 of Rio Tinto 2.2016-05-09T19:34:21Z2016-05-092011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2341http://hdl.handle.net/11067/2341porGonçalves, Ana Maria Rochainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:53Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:58.294477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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