O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavilhas, João
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/4356
Resumo: rádio e o esporte, especialmente o futebol, têm uma longa história de sucesso em comum. Apesar do aparecimento da televisão, esta ligação manteve-se forte ao longo das últimas décadas, tendo até sido reforçada graças às novas potencialidades que a Internet ofereceu à rádio. Mas em que medida estas alterações tiveram algum impacto na relação entre a rádio e o esporte? Este estudo visa clarificar qual espaço ocupado pelos conteúdos esportivos na programação e nos sites das rádios do Brasil e de Portugal, procurando ainda verificar a importância do futebol na oferta de notícias esportivas. Para isso, foram analisadas duas rádios brasileiras (Gaúcha e CBN) e duas portuguesas (TSF e Renascença). Entre os vários jornalismos especializados, o esportivo é, provavelmente, aquele que mais interfere com a paixão da audiência. A natureza tribal do fenômeno, como diz Morris (1982) referindo-se ao futebol, transforma cada jogo numa espécie de batalha estilizada em que os atletas disputam troféus em representação de grupos identificados por cores e símbolos que os distinguem do adversário. O esporte é assim, um campo onde o indivíduo procura o aconchego da comunidade simbólica em que se revê, integrando-se entre pares que partilham as suas convicções. A mídia não poderia ignorar um fenômeno desta natureza pela força que tem na sociedade, mas também porque, contrariamente ao que acontece noutros campos em que vários grupos competem pela vitória (ex. política), o ritual desportivo tem uma periodicidade semanal, gerando matéria para um grande volume de notícias de interesse geral. Entre todos os esportes, o futebol é aquele que tem uma expressão verdadeiramente global sendo, por isso, aquele que mais paixões, e milhões, move no mundo. Não é por isso de estranhar que ocupe igualmente maior espaço na mídia esportiva, seja na imprensa, na rádio, na televisão ou na Internet. Este trabalho incide particularmente sobre o caso da rádio: se procura perceber que espaço ocupa o esporte neste meio, seja na sua versão tradicional (hertziana) seja na versão online. A ideia geral é que o esporte ocupa hoje um lugar idêntico ao das restantes editorias presentes, mas que a distribuição de notícias pelas várias modalidades não é simétrica. Sabe-se que o futebol ocupa um lugar preponderante, mas se desconhece o seu dentro da editoria de esportes. Para isso, o trabalho começa por abordar o conceito de jornalismo especializado, particularizando o caso do futebol. Seguidamente analisa o caso da rádio, nos formatos tradicional e na Web, procurando afunilar a investigação para o meio estudado. Na parte metodológica é explicada a forma como decorreu a investigação, seguindo-se a análise dos resultados. As conclusões confirmam as hipóteses de partida: o esporte tem um lugar de realce na rádios brasileiras e portuguesas, destacando-se o futebol como modalidade que domina os programas/conteúdos existentes nas versões hertzianas e nas notícias publicadas nos sites.
id RCAP_4195d641e57d39c344763c801ee17fd0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em PortugalRádioJornalismo EspecializadoWebjornalismoJornalismo Esportivorádio e o esporte, especialmente o futebol, têm uma longa história de sucesso em comum. Apesar do aparecimento da televisão, esta ligação manteve-se forte ao longo das últimas décadas, tendo até sido reforçada graças às novas potencialidades que a Internet ofereceu à rádio. Mas em que medida estas alterações tiveram algum impacto na relação entre a rádio e o esporte? Este estudo visa clarificar qual espaço ocupado pelos conteúdos esportivos na programação e nos sites das rádios do Brasil e de Portugal, procurando ainda verificar a importância do futebol na oferta de notícias esportivas. Para isso, foram analisadas duas rádios brasileiras (Gaúcha e CBN) e duas portuguesas (TSF e Renascença). Entre os vários jornalismos especializados, o esportivo é, provavelmente, aquele que mais interfere com a paixão da audiência. A natureza tribal do fenômeno, como diz Morris (1982) referindo-se ao futebol, transforma cada jogo numa espécie de batalha estilizada em que os atletas disputam troféus em representação de grupos identificados por cores e símbolos que os distinguem do adversário. O esporte é assim, um campo onde o indivíduo procura o aconchego da comunidade simbólica em que se revê, integrando-se entre pares que partilham as suas convicções. A mídia não poderia ignorar um fenômeno desta natureza pela força que tem na sociedade, mas também porque, contrariamente ao que acontece noutros campos em que vários grupos competem pela vitória (ex. política), o ritual desportivo tem uma periodicidade semanal, gerando matéria para um grande volume de notícias de interesse geral. Entre todos os esportes, o futebol é aquele que tem uma expressão verdadeiramente global sendo, por isso, aquele que mais paixões, e milhões, move no mundo. Não é por isso de estranhar que ocupe igualmente maior espaço na mídia esportiva, seja na imprensa, na rádio, na televisão ou na Internet. Este trabalho incide particularmente sobre o caso da rádio: se procura perceber que espaço ocupa o esporte neste meio, seja na sua versão tradicional (hertziana) seja na versão online. A ideia geral é que o esporte ocupa hoje um lugar idêntico ao das restantes editorias presentes, mas que a distribuição de notícias pelas várias modalidades não é simétrica. Sabe-se que o futebol ocupa um lugar preponderante, mas se desconhece o seu dentro da editoria de esportes. Para isso, o trabalho começa por abordar o conceito de jornalismo especializado, particularizando o caso do futebol. Seguidamente analisa o caso da rádio, nos formatos tradicional e na Web, procurando afunilar a investigação para o meio estudado. Na parte metodológica é explicada a forma como decorreu a investigação, seguindo-se a análise dos resultados. As conclusões confirmam as hipóteses de partida: o esporte tem um lugar de realce na rádios brasileiras e portuguesas, destacando-se o futebol como modalidade que domina os programas/conteúdos existentes nas versões hertzianas e nas notícias publicadas nos sites.uBibliorumCanavilhas, João2016-08-29T13:39:45Z20152016-08-19T11:06:14Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4356porCanavilhas, João. O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal, Rádio-Leituras, 6, 2, 153-172, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:41:10Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:28.742868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal
title O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal
spellingShingle O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal
Canavilhas, João
Rádio
Jornalismo Especializado
Webjornalismo
Jornalismo Esportivo
title_short O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal
title_full O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal
title_fullStr O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal
title_sort O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal
author Canavilhas, João
author_facet Canavilhas, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavilhas, João
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio
Jornalismo Especializado
Webjornalismo
Jornalismo Esportivo
topic Rádio
Jornalismo Especializado
Webjornalismo
Jornalismo Esportivo
description rádio e o esporte, especialmente o futebol, têm uma longa história de sucesso em comum. Apesar do aparecimento da televisão, esta ligação manteve-se forte ao longo das últimas décadas, tendo até sido reforçada graças às novas potencialidades que a Internet ofereceu à rádio. Mas em que medida estas alterações tiveram algum impacto na relação entre a rádio e o esporte? Este estudo visa clarificar qual espaço ocupado pelos conteúdos esportivos na programação e nos sites das rádios do Brasil e de Portugal, procurando ainda verificar a importância do futebol na oferta de notícias esportivas. Para isso, foram analisadas duas rádios brasileiras (Gaúcha e CBN) e duas portuguesas (TSF e Renascença). Entre os vários jornalismos especializados, o esportivo é, provavelmente, aquele que mais interfere com a paixão da audiência. A natureza tribal do fenômeno, como diz Morris (1982) referindo-se ao futebol, transforma cada jogo numa espécie de batalha estilizada em que os atletas disputam troféus em representação de grupos identificados por cores e símbolos que os distinguem do adversário. O esporte é assim, um campo onde o indivíduo procura o aconchego da comunidade simbólica em que se revê, integrando-se entre pares que partilham as suas convicções. A mídia não poderia ignorar um fenômeno desta natureza pela força que tem na sociedade, mas também porque, contrariamente ao que acontece noutros campos em que vários grupos competem pela vitória (ex. política), o ritual desportivo tem uma periodicidade semanal, gerando matéria para um grande volume de notícias de interesse geral. Entre todos os esportes, o futebol é aquele que tem uma expressão verdadeiramente global sendo, por isso, aquele que mais paixões, e milhões, move no mundo. Não é por isso de estranhar que ocupe igualmente maior espaço na mídia esportiva, seja na imprensa, na rádio, na televisão ou na Internet. Este trabalho incide particularmente sobre o caso da rádio: se procura perceber que espaço ocupa o esporte neste meio, seja na sua versão tradicional (hertziana) seja na versão online. A ideia geral é que o esporte ocupa hoje um lugar idêntico ao das restantes editorias presentes, mas que a distribuição de notícias pelas várias modalidades não é simétrica. Sabe-se que o futebol ocupa um lugar preponderante, mas se desconhece o seu dentro da editoria de esportes. Para isso, o trabalho começa por abordar o conceito de jornalismo especializado, particularizando o caso do futebol. Seguidamente analisa o caso da rádio, nos formatos tradicional e na Web, procurando afunilar a investigação para o meio estudado. Na parte metodológica é explicada a forma como decorreu a investigação, seguindo-se a análise dos resultados. As conclusões confirmam as hipóteses de partida: o esporte tem um lugar de realce na rádios brasileiras e portuguesas, destacando-se o futebol como modalidade que domina os programas/conteúdos existentes nas versões hertzianas e nas notícias publicadas nos sites.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-08-29T13:39:45Z
2016-08-19T11:06:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/4356
url http://hdl.handle.net/10400.6/4356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Canavilhas, João. O lugar do esporte na rádio: estudo de caso no Brasil e em Portugal, Rádio-Leituras, 6, 2, 153-172, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136352050085888