Simulação de uma linha de produção de segmentos para a indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/20573 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica especialidade de Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
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Simulação de uma linha de produção de segmentos para a indústria automóvelindústria automóvel,linhas de produção.Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica especialidade de Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraA procura por métodos melhores de trabalho e a optimização de processos de fabrico, têm como objectivo a obtenção de uma melhor e maior produção com o menor custo possível, o chamado aumento de produtividade. A indústria automóvel, nos seus dois subsectores mais significativos (construção e montagem e a fabricação de componentes), é o motor essencial do crescimento das exportações, da inovação e do emprego nacional. No entanto, a indústria automóvel apresenta uma grande preocupação com o aumento da competitividade no sector. Este trabalho, surge devido ao facto de uma empresa portuguesa do ramo automóvel, nomeadamente no fabrico de segmentos para motores, ter sentido que duas das linhas de produção que eles possuem não serem suficientemente produtivas e competitivas em relação à concorrência. Os objectivos desta dissertação são, com o auxílio da simulação, analisar o layout de duas linhas de fabricação de segmentos de motor, analisar os critérios de desempenho e verificar pontos onde a produtividade pode ser incrementada. Por fim propôs-se dois layouts alternativos a fim de aumentar a produtividade e apresentar as suas vantagens e desvantagens em relação ao layout actual. Concluiu-se que no modelo actual que foi estudado, existe um diferencial de produtividade muito elevado de equipamento para equipamento, o que provoca alguns estrangulamentos ao longo do sistema produtivo actual. Dos dois modelos alternativos que foram propostos, o segundo pareceu ser muito interessante a ser estudado pela empresa, não só pela diminuição do número equipamentos necessários, como também pelo aumento de utilização dos equipamentos.The search for better methods of work and optimization of manufacturing processes, are aimed at achieving a better and higher production at the lowest possible cost, called the increase of productivity. The automotive industry, in its two most significant subsectors (construction and assembly and component manufacturing), is the key driver of export growth, innovation and national employment. However, the automotive industry is showing a great concern about the increasing competitiveness in the sector. This work arises due to a Portuguese company in the automotive industry, particularly in the manufacture of engine segments, have felt that the two production lines that they have are not sufficiently productive and competitive in relation to competition. The objectives of this dissertation, with the help of the simulation, analyze the layout of two manufacturing lines engine segments, analyzing the performance criteria and check points where productivity can be increased. Finally it was proposed two alternative layouts to increase productivity and present their advantages and disadvantages compared to the current layout. It was concluded that the present model that has been studied, there is a very high productivity differential for each machine, which causes some bottlenecks during the current production system. Of the two alternative models have been proposed, the second seemed to be very interesting to be studied by the company, not only by reducing the number necessary equipment, as well as by increased use of equipment.2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20573http://hdl.handle.net/10316/20573porGROSSO, Diogo Pereira - Simulação de uma linha de produção de segmentos para a indústria automóvel. Coimbra:[s.n],2012. Dissertação de Mestrado.Grosso, Diogo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:51.989674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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