A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Teresa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cebola, Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20
Resumo: Neste artigo, apresenta‐se uma proposta didática para a Educação Pré‐escolar, concebida numa perspetiva integrada do currículo, tal como é preconizado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (2016), e tendo como finalidade estabelecer conexões entre os domínios da Matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, a partir da leitura e exploração de uma história infantil – a obra O Grufalão, da autoria de Julia Donaldson, com ilustrações de Axel Scheffler. O livro instituiu‐se como o ponto de partida para a conceção desta proposta, constituída por diversas tarefas passíveis de serem adotadas e/ou adaptadas, em contexto de jardim de infância, por (futuros) educadores. Pretende‐se, deste modo, demonstrar que, a partir da leitura de uma obra de Literatura Infantil, com conteúdo matemático incorporado ou não, se pode delinear um conjunto de tarefas que não só permitam envolver afetivamente, e de forma compreensiva, a criança com o livro mas também outro tipo de tarefas, promotoras do desenvolvimento da linguagem oral e da consciência fonológica (consciência silábica e fonémica), bem como de tarefas matemáticas que propiciem a aquisição de ideias e de conceitos matemáticos e o desenvolvimento de processos matemáticos (resolução de problemas, comunicação matemática e raciocínio matemático), numa perspetiva holística e integradora.
id RCAP_419cf87004e38f521e4c4948100b23b8
oai_identifier_str oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/20
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?Literatura Infantil, Matemática, conexões, Educação Pré‐Escolar.Neste artigo, apresenta‐se uma proposta didática para a Educação Pré‐escolar, concebida numa perspetiva integrada do currículo, tal como é preconizado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (2016), e tendo como finalidade estabelecer conexões entre os domínios da Matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, a partir da leitura e exploração de uma história infantil – a obra O Grufalão, da autoria de Julia Donaldson, com ilustrações de Axel Scheffler. O livro instituiu‐se como o ponto de partida para a conceção desta proposta, constituída por diversas tarefas passíveis de serem adotadas e/ou adaptadas, em contexto de jardim de infância, por (futuros) educadores. Pretende‐se, deste modo, demonstrar que, a partir da leitura de uma obra de Literatura Infantil, com conteúdo matemático incorporado ou não, se pode delinear um conjunto de tarefas que não só permitam envolver afetivamente, e de forma compreensiva, a criança com o livro mas também outro tipo de tarefas, promotoras do desenvolvimento da linguagem oral e da consciência fonológica (consciência silábica e fonémica), bem como de tarefas matemáticas que propiciem a aquisição de ideias e de conceitos matemáticos e o desenvolvimento de processos matemáticos (resolução de problemas, comunicação matemática e raciocínio matemático), numa perspetiva holística e integradora.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 55-722184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20/8Mendes, TeresaCebola, Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:15:55Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/20Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:15.884899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?
title A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?
spellingShingle A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?
Mendes, Teresa
Literatura Infantil, Matemática, conexões, Educação Pré‐Escolar.
title_short A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?
title_full A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?
title_fullStr A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?
title_full_unstemmed A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?
title_sort A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré‐Escolar: uma relação (im)provável?
author Mendes, Teresa
author_facet Mendes, Teresa
Cebola, Graça
author_role author
author2 Cebola, Graça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Teresa
Cebola, Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil, Matemática, conexões, Educação Pré‐Escolar.
topic Literatura Infantil, Matemática, conexões, Educação Pré‐Escolar.
description Neste artigo, apresenta‐se uma proposta didática para a Educação Pré‐escolar, concebida numa perspetiva integrada do currículo, tal como é preconizado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar (2016), e tendo como finalidade estabelecer conexões entre os domínios da Matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, a partir da leitura e exploração de uma história infantil – a obra O Grufalão, da autoria de Julia Donaldson, com ilustrações de Axel Scheffler. O livro instituiu‐se como o ponto de partida para a conceção desta proposta, constituída por diversas tarefas passíveis de serem adotadas e/ou adaptadas, em contexto de jardim de infância, por (futuros) educadores. Pretende‐se, deste modo, demonstrar que, a partir da leitura de uma obra de Literatura Infantil, com conteúdo matemático incorporado ou não, se pode delinear um conjunto de tarefas que não só permitam envolver afetivamente, e de forma compreensiva, a criança com o livro mas também outro tipo de tarefas, promotoras do desenvolvimento da linguagem oral e da consciência fonológica (consciência silábica e fonémica), bem como de tarefas matemáticas que propiciem a aquisição de ideias e de conceitos matemáticos e o desenvolvimento de processos matemáticos (resolução de problemas, comunicação matemática e raciocínio matemático), numa perspetiva holística e integradora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20
url http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20/8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 55-72
2184-5255
0871-1267
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130749899636736