Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/112033 |
Resumo: | Este relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões. A PES inclui reflexões críticas da prática e da observação das aulas de Português e de Latim, documentos e atividades empreendidas durante o estágio na disciplina de Português, no 8º ano e no 12.º ano, e na disciplina de Latim no 11.º ano. O relatório da PES, cujo título é “Representações Femininas no Ensinoaprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades”, pretende analisar a importância do feminino - concretamente, o papel da figura feminina como ser social e humano, através de textos, dos programas e de atividades. Para tal, através de uma abordagem hermenêutica, será realizado um caminho pela representação social, especificando a questão de género, abordando o conceito de cultura e culminando a exposição na escola, enquanto “centro gravítico” de cultura, concretamente na sala de aula. Este estudo procura, assim, questionar textos escolhidos, exemplos apresentados, orientações dadas e, por fim, alguns elementos paratextuais. |
id |
RCAP_41a4c5c3f5c9fef72f49444cf2625081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/112033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividadesEnsino do PortuguêsEnsino do LatimEnsinoFiguras femininasRepresentações sociaisTextosProgramasEducationFeminine figuresSocial representationsTextsProgramsDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões. A PES inclui reflexões críticas da prática e da observação das aulas de Português e de Latim, documentos e atividades empreendidas durante o estágio na disciplina de Português, no 8º ano e no 12.º ano, e na disciplina de Latim no 11.º ano. O relatório da PES, cujo título é “Representações Femininas no Ensinoaprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades”, pretende analisar a importância do feminino - concretamente, o papel da figura feminina como ser social e humano, através de textos, dos programas e de atividades. Para tal, através de uma abordagem hermenêutica, será realizado um caminho pela representação social, especificando a questão de género, abordando o conceito de cultura e culminando a exposição na escola, enquanto “centro gravítico” de cultura, concretamente na sala de aula. Este estudo procura, assim, questionar textos escolhidos, exemplos apresentados, orientações dadas e, por fim, alguns elementos paratextuais.This report focuses on the supervised teaching practice (PTS) in the Escola Secundária de Pedro Nunes and the Escola Secundária de Camões, during. The PST includes critical reflections on the practice and observation of Latin and Portuguese classes, documents and activities undertaken during the internship in the Portuguese subject in the 8th grade and in the 12th grade and in the Latin subject in the 11th grade. The report of PTS, whose title is "Female Representations in the teaching and learning of Portuguese and Latin: texts, programs and activities", aims to analyse the importance of the feminine - specifically, the role of the feminine figure as a social and human being, through texts, programs and activities. For such, through a hermeneutical approach will be carried out a path through the social representation, specifying the gender issue, addressing the concept of culture, culminating the deployment at school whilst “gravitational center” of culture specifically in the classroom. This study also seeks to question texts, examples presented, guidelines given and finally, paratextual elements.Coutinho, Maria AntóniaSantos, Maria do Rosário LaureanoRUNCabral, Ana Cláudia Neres2021-02-18T13:15:48Z2020-10-232020-07-082020-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/112033TID:202532607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:47Zoai:run.unl.pt:10362/112033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:03.754967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades |
title |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades |
spellingShingle |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades Cabral, Ana Cláudia Neres Ensino do Português Ensino do Latim Ensino Figuras femininas Representações sociais Textos Programas Education Feminine figures Social representations Texts Programs Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades |
title_full |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades |
title_fullStr |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades |
title_full_unstemmed |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades |
title_sort |
Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades |
author |
Cabral, Ana Cláudia Neres |
author_facet |
Cabral, Ana Cláudia Neres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Maria Antónia Santos, Maria do Rosário Laureano RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Ana Cláudia Neres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do Português Ensino do Latim Ensino Figuras femininas Representações sociais Textos Programas Education Feminine figures Social representations Texts Programs Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino do Português Ensino do Latim Ensino Figuras femininas Representações sociais Textos Programas Education Feminine figures Social representations Texts Programs Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões. A PES inclui reflexões críticas da prática e da observação das aulas de Português e de Latim, documentos e atividades empreendidas durante o estágio na disciplina de Português, no 8º ano e no 12.º ano, e na disciplina de Latim no 11.º ano. O relatório da PES, cujo título é “Representações Femininas no Ensinoaprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades”, pretende analisar a importância do feminino - concretamente, o papel da figura feminina como ser social e humano, através de textos, dos programas e de atividades. Para tal, através de uma abordagem hermenêutica, será realizado um caminho pela representação social, especificando a questão de género, abordando o conceito de cultura e culminando a exposição na escola, enquanto “centro gravítico” de cultura, concretamente na sala de aula. Este estudo procura, assim, questionar textos escolhidos, exemplos apresentados, orientações dadas e, por fim, alguns elementos paratextuais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 2020-07-08 2020-10-23T00:00:00Z 2021-02-18T13:15:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/112033 TID:202532607 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/112033 |
identifier_str_mv |
TID:202532607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138032949919744 |