Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Ana Cláudia Neres
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/112033
Resumo: Este relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões. A PES inclui reflexões críticas da prática e da observação das aulas de Português e de Latim, documentos e atividades empreendidas durante o estágio na disciplina de Português, no 8º ano e no 12.º ano, e na disciplina de Latim no 11.º ano. O relatório da PES, cujo título é “Representações Femininas no Ensinoaprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades”, pretende analisar a importância do feminino - concretamente, o papel da figura feminina como ser social e humano, através de textos, dos programas e de atividades. Para tal, através de uma abordagem hermenêutica, será realizado um caminho pela representação social, especificando a questão de género, abordando o conceito de cultura e culminando a exposição na escola, enquanto “centro gravítico” de cultura, concretamente na sala de aula. Este estudo procura, assim, questionar textos escolhidos, exemplos apresentados, orientações dadas e, por fim, alguns elementos paratextuais.
id RCAP_41a4c5c3f5c9fef72f49444cf2625081
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/112033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividadesEnsino do PortuguêsEnsino do LatimEnsinoFiguras femininasRepresentações sociaisTextosProgramasEducationFeminine figuresSocial representationsTextsProgramsDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões. A PES inclui reflexões críticas da prática e da observação das aulas de Português e de Latim, documentos e atividades empreendidas durante o estágio na disciplina de Português, no 8º ano e no 12.º ano, e na disciplina de Latim no 11.º ano. O relatório da PES, cujo título é “Representações Femininas no Ensinoaprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades”, pretende analisar a importância do feminino - concretamente, o papel da figura feminina como ser social e humano, através de textos, dos programas e de atividades. Para tal, através de uma abordagem hermenêutica, será realizado um caminho pela representação social, especificando a questão de género, abordando o conceito de cultura e culminando a exposição na escola, enquanto “centro gravítico” de cultura, concretamente na sala de aula. Este estudo procura, assim, questionar textos escolhidos, exemplos apresentados, orientações dadas e, por fim, alguns elementos paratextuais.This report focuses on the supervised teaching practice (PTS) in the Escola Secundária de Pedro Nunes and the Escola Secundária de Camões, during. The PST includes critical reflections on the practice and observation of Latin and Portuguese classes, documents and activities undertaken during the internship in the Portuguese subject in the 8th grade and in the 12th grade and in the Latin subject in the 11th grade. The report of PTS, whose title is "Female Representations in the teaching and learning of Portuguese and Latin: texts, programs and activities", aims to analyse the importance of the feminine - specifically, the role of the feminine figure as a social and human being, through texts, programs and activities. For such, through a hermeneutical approach will be carried out a path through the social representation, specifying the gender issue, addressing the concept of culture, culminating the deployment at school whilst “gravitational center” of culture specifically in the classroom. This study also seeks to question texts, examples presented, guidelines given and finally, paratextual elements.Coutinho, Maria AntóniaSantos, Maria do Rosário LaureanoRUNCabral, Ana Cláudia Neres2021-02-18T13:15:48Z2020-10-232020-07-082020-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/112033TID:202532607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:47Zoai:run.unl.pt:10362/112033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:03.754967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
title Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
spellingShingle Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
Cabral, Ana Cláudia Neres
Ensino do Português
Ensino do Latim
Ensino
Figuras femininas
Representações sociais
Textos
Programas
Education
Feminine figures
Social representations
Texts
Programs
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
title_full Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
title_fullStr Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
title_full_unstemmed Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
title_sort Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades
author Cabral, Ana Cláudia Neres
author_facet Cabral, Ana Cláudia Neres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Maria Antónia
Santos, Maria do Rosário Laureano
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Ana Cláudia Neres
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do Português
Ensino do Latim
Ensino
Figuras femininas
Representações sociais
Textos
Programas
Education
Feminine figures
Social representations
Texts
Programs
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino do Português
Ensino do Latim
Ensino
Figuras femininas
Representações sociais
Textos
Programas
Education
Feminine figures
Social representations
Texts
Programs
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões. A PES inclui reflexões críticas da prática e da observação das aulas de Português e de Latim, documentos e atividades empreendidas durante o estágio na disciplina de Português, no 8º ano e no 12.º ano, e na disciplina de Latim no 11.º ano. O relatório da PES, cujo título é “Representações Femininas no Ensinoaprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades”, pretende analisar a importância do feminino - concretamente, o papel da figura feminina como ser social e humano, através de textos, dos programas e de atividades. Para tal, através de uma abordagem hermenêutica, será realizado um caminho pela representação social, especificando a questão de género, abordando o conceito de cultura e culminando a exposição na escola, enquanto “centro gravítico” de cultura, concretamente na sala de aula. Este estudo procura, assim, questionar textos escolhidos, exemplos apresentados, orientações dadas e, por fim, alguns elementos paratextuais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
2020-07-08
2020-10-23T00:00:00Z
2021-02-18T13:15:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/112033
TID:202532607
url http://hdl.handle.net/10362/112033
identifier_str_mv TID:202532607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138032949919744