IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Tatiana Catarina Correia Azevedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2035
Resumo: Este relatório de estágio surge na sequência da realização do estágio curricular no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças e debruça-se sobre o tema da Consolidação de Contas. Este estágio curricular foi realizado na empresa M. & Costas, S. A., durante o período de janeiro a junho e teve como principal objetivo apoiar a empresa no processo de implementação dos procedimentos de consolidação de contas. A consolidação de contas consiste em elaborar as demonstrações financeiras de um conjunto de empresas pertencentes a um grupo, como se de uma única empresa se tratasse. Tem como objetivos transmitir uma imagem verdadeira e apropriada da situação financeira e económica desse grupo e proporcionar informação útil para apoiar os gestores na tomada de decisões e ter conhecimento sobre a situação do grupo e a sua evolução. São, por isso, uma importante ferramenta de gestão e úteis às tomadas de decisão dos diversos stakeholders. Durante o estágio curricular foi recolhida toda a informação necessária para iniciar o processo de eliminação da participação financeira e reconhecimento dos interesses que não controlam. Todavia, não foi possível dar continuidade ao processo de consolidação de contas, pois a informação disponível não se revelou suficiente para proceder à eliminação das operações entre empresas do grupo. Deste modo, são apresentadas as demonstrações financeiras consolidadas do grupo, com esta limitação. Nesse sentido, o principal contributo deste estágio consistiu, precisamente, em encetar um processo complexo de recolha de toda a informação necessária para a preparação e elaboração das DF consolidadas e identificar uma importante lacuna nos sistemas de informação existentes. Espera-se que este relatório de estágio contribua para a perceção da importância das demonstrações financeiras no Grupo M. & Costas, S.A., e que incentive o responsável pela contabilidade do grupo a dar continuidade ao processo iniciado durante este estágio curricular.
id RCAP_41ac97d1e3fe6c34e007fd1ee28bd15b
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.Consolidação de contasDemonstrações Financeiras ConsolidadasGoodwillEste relatório de estágio surge na sequência da realização do estágio curricular no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças e debruça-se sobre o tema da Consolidação de Contas. Este estágio curricular foi realizado na empresa M. & Costas, S. A., durante o período de janeiro a junho e teve como principal objetivo apoiar a empresa no processo de implementação dos procedimentos de consolidação de contas. A consolidação de contas consiste em elaborar as demonstrações financeiras de um conjunto de empresas pertencentes a um grupo, como se de uma única empresa se tratasse. Tem como objetivos transmitir uma imagem verdadeira e apropriada da situação financeira e económica desse grupo e proporcionar informação útil para apoiar os gestores na tomada de decisões e ter conhecimento sobre a situação do grupo e a sua evolução. São, por isso, uma importante ferramenta de gestão e úteis às tomadas de decisão dos diversos stakeholders. Durante o estágio curricular foi recolhida toda a informação necessária para iniciar o processo de eliminação da participação financeira e reconhecimento dos interesses que não controlam. Todavia, não foi possível dar continuidade ao processo de consolidação de contas, pois a informação disponível não se revelou suficiente para proceder à eliminação das operações entre empresas do grupo. Deste modo, são apresentadas as demonstrações financeiras consolidadas do grupo, com esta limitação. Nesse sentido, o principal contributo deste estágio consistiu, precisamente, em encetar um processo complexo de recolha de toda a informação necessária para a preparação e elaboração das DF consolidadas e identificar uma importante lacuna nos sistemas de informação existentes. Espera-se que este relatório de estágio contribua para a perceção da importância das demonstrações financeiras no Grupo M. & Costas, S.A., e que incentive o responsável pela contabilidade do grupo a dar continuidade ao processo iniciado durante este estágio curricular.2020-12-23T12:00:48Z2020-12-23T12:00:48Z2020-12-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2035oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2035porhttp://hdl.handle.net/11110/2035202567125Azevedo, Tatiana Catarina Correia Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:21Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:18.605536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.
title IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.
spellingShingle IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.
Azevedo, Tatiana Catarina Correia Azevedo
Consolidação de contas
Demonstrações Financeiras Consolidadas
Goodwill
title_short IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.
title_full IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.
title_fullStr IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.
title_full_unstemmed IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.
title_sort IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS NO GRUPO M. & COSTAS, S.A.
author Azevedo, Tatiana Catarina Correia Azevedo
author_facet Azevedo, Tatiana Catarina Correia Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Tatiana Catarina Correia Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Consolidação de contas
Demonstrações Financeiras Consolidadas
Goodwill
topic Consolidação de contas
Demonstrações Financeiras Consolidadas
Goodwill
description Este relatório de estágio surge na sequência da realização do estágio curricular no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças e debruça-se sobre o tema da Consolidação de Contas. Este estágio curricular foi realizado na empresa M. & Costas, S. A., durante o período de janeiro a junho e teve como principal objetivo apoiar a empresa no processo de implementação dos procedimentos de consolidação de contas. A consolidação de contas consiste em elaborar as demonstrações financeiras de um conjunto de empresas pertencentes a um grupo, como se de uma única empresa se tratasse. Tem como objetivos transmitir uma imagem verdadeira e apropriada da situação financeira e económica desse grupo e proporcionar informação útil para apoiar os gestores na tomada de decisões e ter conhecimento sobre a situação do grupo e a sua evolução. São, por isso, uma importante ferramenta de gestão e úteis às tomadas de decisão dos diversos stakeholders. Durante o estágio curricular foi recolhida toda a informação necessária para iniciar o processo de eliminação da participação financeira e reconhecimento dos interesses que não controlam. Todavia, não foi possível dar continuidade ao processo de consolidação de contas, pois a informação disponível não se revelou suficiente para proceder à eliminação das operações entre empresas do grupo. Deste modo, são apresentadas as demonstrações financeiras consolidadas do grupo, com esta limitação. Nesse sentido, o principal contributo deste estágio consistiu, precisamente, em encetar um processo complexo de recolha de toda a informação necessária para a preparação e elaboração das DF consolidadas e identificar uma importante lacuna nos sistemas de informação existentes. Espera-se que este relatório de estágio contribua para a perceção da importância das demonstrações financeiras no Grupo M. & Costas, S.A., e que incentive o responsável pela contabilidade do grupo a dar continuidade ao processo iniciado durante este estágio curricular.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23T12:00:48Z
2020-12-23T12:00:48Z
2020-12-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2035
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2035
url http://hdl.handle.net/11110/2035
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2035
202567125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129893299027968