Avaliação de programas de pós-graduação: um projeto incompleto
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rlec.113 |
Resumo: | Este artigo discute os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, desconstruindo algumas das suas principais caraterísticas, contradições e ambiguidades. Com base no conceito de campo apresentado por Bourdieu (1997), o autor esclarece a rede de interesses que se estabelecem no campo científico e académico. Nela, além dos próprios investigadores, acabam por estar implicadas as instituições, em particular as de financiamento e apoio à investigação, no quadro das pós-graduações. No final no texto são apresentadas algumas sugestões de melhoria em relação ao sistema atual. |
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Avaliação de programas de pós-graduação: um projeto incompletoEvaluation of postgraduate programmes: an incomplete projectA avaliação da ciência e o ensino superior: questões do espaço lusófonoEste artigo discute os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, desconstruindo algumas das suas principais caraterísticas, contradições e ambiguidades. Com base no conceito de campo apresentado por Bourdieu (1997), o autor esclarece a rede de interesses que se estabelecem no campo científico e académico. Nela, além dos próprios investigadores, acabam por estar implicadas as instituições, em particular as de financiamento e apoio à investigação, no quadro das pós-graduações. No final no texto são apresentadas algumas sugestões de melhoria em relação ao sistema atual.This text discusses the criteria used for evaluating postgraduate programs in Brazil. The author deconstructs some of its main features, contradictions, and ambiguities. Based on the concept of “field” as presented by Bourdieu (1997), the author clarifies the network of interests woven within the scientific and academic spaces. Besides researchers, institutions, in particular those related to research funding within the context of post-graduation, are also involved in those networks of interests. In the end, the author leaves some suggestions to ameliorate present day evaluation system.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2016-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.113por2183-08862184-0458Silva, Juremir Machado dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:18Zoai:journals.uminho.pt:article/1796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:15.853612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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