Donzela Guerreira : confluências literárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/55535 |
Resumo: | O tema da mulher que se veste de homem para ir à guerra constitui o eixo central em torno do qual se constrói o romance tradicional profano "A Donzela Guerreira". o conhecimento do Romanceiro ficou a dever-se aos estudos encetados por Almeida Garrett durante o Romantismo. Na fase inicial deste movimento literário, coube a José Maria da Costa e Silva a primeira publicação, em contexto ibérico, de uma versão do romance. No arco cronológico que abarca o século XI e a actualidade, interceptam-se vários relatos que evidenciam a existência, ficcional ou não, de mulheres que optaram por androginizar os seus traços femininos e demonstraram o seu, por vezes mítico, poder guerreiro resolutor. Através de uma abordagem diacrónica relevaremos o poder resolutor e heróico de várias mulheres como "Isabel de Aragão", Antónia Rodrigues, Juana García (La Dama de Arintero) e "Varona" (Maria Pérez). |
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Donzela Guerreira : confluências literáriasLiteratura portuguesa - Romance - séc. 11O tema da mulher que se veste de homem para ir à guerra constitui o eixo central em torno do qual se constrói o romance tradicional profano "A Donzela Guerreira". o conhecimento do Romanceiro ficou a dever-se aos estudos encetados por Almeida Garrett durante o Romantismo. Na fase inicial deste movimento literário, coube a José Maria da Costa e Silva a primeira publicação, em contexto ibérico, de uma versão do romance. No arco cronológico que abarca o século XI e a actualidade, interceptam-se vários relatos que evidenciam a existência, ficcional ou não, de mulheres que optaram por androginizar os seus traços femininos e demonstraram o seu, por vezes mítico, poder guerreiro resolutor. Através de uma abordagem diacrónica relevaremos o poder resolutor e heróico de várias mulheres como "Isabel de Aragão", Antónia Rodrigues, Juana García (La Dama de Arintero) e "Varona" (Maria Pérez).Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/55535porSilva Anabela Maria Malta P. dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:25:08Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:23:12.452765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O tema da mulher que se veste de homem para ir à guerra constitui o eixo central em torno do qual se constrói o romance tradicional profano "A Donzela Guerreira". o conhecimento do Romanceiro ficou a dever-se aos estudos encetados por Almeida Garrett durante o Romantismo. Na fase inicial deste movimento literário, coube a José Maria da Costa e Silva a primeira publicação, em contexto ibérico, de uma versão do romance. No arco cronológico que abarca o século XI e a actualidade, interceptam-se vários relatos que evidenciam a existência, ficcional ou não, de mulheres que optaram por androginizar os seus traços femininos e demonstraram o seu, por vezes mítico, poder guerreiro resolutor. Através de uma abordagem diacrónica relevaremos o poder resolutor e heróico de várias mulheres como "Isabel de Aragão", Antónia Rodrigues, Juana García (La Dama de Arintero) e "Varona" (Maria Pérez). |
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