Educação intergeracional como promotora do envelhecimento ativo: estudo de uma comunidade local
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6378 |
Resumo: | As autoras investigam a atividade de uma amostra de 385 residentes na freguesia do Bonfim da cidade do Porto, com o objetivo de compreender as necessidades desta população para a promoção do envelhecimento ativo através da educação intergeracional. Com base nas análises quantitativas realizadas, numa perspetiva comparativa entre diferentes grupos etários e diferentes características sociodemográficas, concluiu-se, por um lado, que a participação na sociedade da amostra estudada é média-baixa e que as atividades de lazer realizadas com mais frequência são atividades fisicamente mais passivas e frequentemente praticadas de forma individual. Por outro lado, evidenciou-se que as pessoas mais ativas são os mais jovens, os homens, as pessoas com maiores níveis de escolaridade e maiores rendimentos. A informação e o conhecimento emergente deste estudo demonstram a necessidade de oferecer oportunidades de participação, de aumentar as atividades física, cognitiva e de lazer e o contacto social de todos os indivíduos, independentemente da idade e das características sociodemográficas, confirmando-se a pertinência de utilizar a educação intergeracional como estratégia de promoção deste novo paradigma de envelhecimento. |
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Educação intergeracional como promotora do envelhecimento ativo: estudo de uma comunidade localEducação permanenteEnvelhecimento da sociedadeLifelong educationAgeing societyAs autoras investigam a atividade de uma amostra de 385 residentes na freguesia do Bonfim da cidade do Porto, com o objetivo de compreender as necessidades desta população para a promoção do envelhecimento ativo através da educação intergeracional. Com base nas análises quantitativas realizadas, numa perspetiva comparativa entre diferentes grupos etários e diferentes características sociodemográficas, concluiu-se, por um lado, que a participação na sociedade da amostra estudada é média-baixa e que as atividades de lazer realizadas com mais frequência são atividades fisicamente mais passivas e frequentemente praticadas de forma individual. Por outro lado, evidenciou-se que as pessoas mais ativas são os mais jovens, os homens, as pessoas com maiores níveis de escolaridade e maiores rendimentos. A informação e o conhecimento emergente deste estudo demonstram a necessidade de oferecer oportunidades de participação, de aumentar as atividades física, cognitiva e de lazer e o contacto social de todos os indivíduos, independentemente da idade e das características sociodemográficas, confirmando-se a pertinência de utilizar a educação intergeracional como estratégia de promoção deste novo paradigma de envelhecimento.In this study the authors investigate the activity of a sample of 385 residents of Bonfim parish in the city of Oporto. The main goal was to understand the needs of this population for the promotion of active ageing through intergenerational education. Based on the qualitative analysis conducted from a comparative perspective between different age groups and different socio-demographic characteristics, it was concluded, on the one hand, that the participation in society of the sample studied is medium-low and that the leisure activities carried out most frequently are physically more passive activities and are often practiced individually. On the other hand, the analyses showed that the most active people are younger men, with higher levels of education and higher incomes. The knowledge and information emerging from this study demonstrates the need to provide opportunities for participation, to increase physical, cognitive and leisure activities as well as social contact among all individuals, regardless of age and sociodemographic characteristics, if the intention is to provide an increase in the active and healthy ageing of individuals and populations. In this context, the relevance of using intergenerational education as a strategy for promoting the new paradigm of active ageing is confirmed.Repositório AbertoVillas-Boas, SusanaOliveira, Albertina Lima deRamos, NatáliaMontero, Inmaculada2017-04-11T11:21:22Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:21Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:53.593386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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