Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rendeiro, Margarida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/128797
Resumo: Defendo neste artigo que em O meu amante de domingo de Alexandra Lucas Coelho, o exercício social dos afetos é exercício de não conformismo perante a subalternização e invisibilização da mulher, conferindo-lhe existência particular. Por outro lado, defendo que esta escrita é um exercício antropofágico, partindo da escrita que a faz “outra” para criar uma voz própria e individual. A linguagem desta narradora, senhora da sua própria história, é dura e desbragada, mas é na afirmação da sua fala e no absoluto controlo da sexualidade do seu corpo que assegura a sua pulsão de vida. In this article, I will argue that in this novel the exercise of passion corresponds to the exercise of non-conformism against women’s subalternization and invisibility, empowering them. Furthermore, I will also argue that writing becomes an anthropophagic exercise that builds an individual voice upon the writing that domesticates women’s othering. The narrator is the master of her own story and her language is crude but it is her locus of enunciation and her absolute control of her own body that preserves her life drive.
id RCAP_41e1ce29c9d90bf1857c0ba11792eec3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/128797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder EstabelecidoWoman, The Power of her Voice to contest the Established PowerReading Alexandra Lucas Coelho’s O Meu Amante de Domingo (2020)Uma Leitura de O meu amante de domingo (2014) de Alexandra Lucas CoelhoMulherExercício Social dos AfetosCorpo FemininoAntropofagiaAlexandra Lucas CoelhoWomanSocial exercise of affectionFemale bodyAnthropophagyDefendo neste artigo que em O meu amante de domingo de Alexandra Lucas Coelho, o exercício social dos afetos é exercício de não conformismo perante a subalternização e invisibilização da mulher, conferindo-lhe existência particular. Por outro lado, defendo que esta escrita é um exercício antropofágico, partindo da escrita que a faz “outra” para criar uma voz própria e individual. A linguagem desta narradora, senhora da sua própria história, é dura e desbragada, mas é na afirmação da sua fala e no absoluto controlo da sexualidade do seu corpo que assegura a sua pulsão de vida. In this article, I will argue that in this novel the exercise of passion corresponds to the exercise of non-conformism against women’s subalternization and invisibility, empowering them. Furthermore, I will also argue that writing becomes an anthropophagic exercise that builds an individual voice upon the writing that domesticates women’s othering. The narrator is the master of her own story and her language is crude but it is her locus of enunciation and her absolute control of her own body that preserves her life drive.CHAM - Centro de HumanidadesRUNRendeiro, Margarida2021-12-06T23:43:12Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/128797porPURE: 35128433https://doi.org/10.34619/zfl8-oejkinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:08:10Zoai:run.unl.pt:10362/128797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:23.931136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido
Woman, The Power of her Voice to contest the Established PowerReading Alexandra Lucas Coelho’s O Meu Amante de Domingo (2020)
Uma Leitura de O meu amante de domingo (2014) de Alexandra Lucas Coelho
title Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido
spellingShingle Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido
Rendeiro, Margarida
Mulher
Exercício Social dos Afetos
Corpo Feminino
Antropofagia
Alexandra Lucas Coelho
Woman
Social exercise of affection
Female body
Anthropophagy
title_short Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido
title_full Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido
title_fullStr Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido
title_full_unstemmed Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido
title_sort Mulher, o Poder da sua Voz como Contestação ao Poder Estabelecido
author Rendeiro, Margarida
author_facet Rendeiro, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHAM - Centro de Humanidades
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rendeiro, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Exercício Social dos Afetos
Corpo Feminino
Antropofagia
Alexandra Lucas Coelho
Woman
Social exercise of affection
Female body
Anthropophagy
topic Mulher
Exercício Social dos Afetos
Corpo Feminino
Antropofagia
Alexandra Lucas Coelho
Woman
Social exercise of affection
Female body
Anthropophagy
description Defendo neste artigo que em O meu amante de domingo de Alexandra Lucas Coelho, o exercício social dos afetos é exercício de não conformismo perante a subalternização e invisibilização da mulher, conferindo-lhe existência particular. Por outro lado, defendo que esta escrita é um exercício antropofágico, partindo da escrita que a faz “outra” para criar uma voz própria e individual. A linguagem desta narradora, senhora da sua própria história, é dura e desbragada, mas é na afirmação da sua fala e no absoluto controlo da sexualidade do seu corpo que assegura a sua pulsão de vida. In this article, I will argue that in this novel the exercise of passion corresponds to the exercise of non-conformism against women’s subalternization and invisibility, empowering them. Furthermore, I will also argue that writing becomes an anthropophagic exercise that builds an individual voice upon the writing that domesticates women’s othering. The narrator is the master of her own story and her language is crude but it is her locus of enunciation and her absolute control of her own body that preserves her life drive.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T23:43:12Z
2021-11
2021-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/128797
url http://hdl.handle.net/10362/128797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PURE: 35128433
https://doi.org/10.34619/zfl8-oejk
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138067729088512