Um modelo de análise da dramatização na imprensa escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Pedro Diniz de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/402
Resumo: Parte-se de uma definição do conceito de dramatização e da identificação das funções que o discurso dramático pode desempenhar no campo dos média, para chegar a uma grelha de análise capaz de captar as diversas propriedades deste discurso, através de instâncias como a metáfora, a metonímia, a simplificação, a personificação ou o apelo afectivo. Embora a construção do modelo se apoie num objecto situado no campo da imprensa escrita doutrinária e num período de crise (o chamado PREC), em que vários factores concorrem para propiciar o discurso dramático, procurámos fazê-lo de modo a permitir futuras abordagens de outros tipos de média, numa transição de século em que o tema parece assumir grande actualidade. Como conclusão do estudo de caso sugerimos a hipótese de a dramatização constituir um meio eficaz para inverter os termos de uma frase emblemática da ideologia da objectividade (facts are sacred, comment is free): o discurso dramático viabiliza uma prática jornalística em que, sem necessidade de macular a "verdade", quaisquer factos são meros adereços de um palco ideológico esse sim intocável (comment is sacred, facts are free).
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spelling Um modelo de análise da dramatização na imprensa escritaDramatizaçãoImprensa escritaImprensa doutrináriaAnálise do discursoParte-se de uma definição do conceito de dramatização e da identificação das funções que o discurso dramático pode desempenhar no campo dos média, para chegar a uma grelha de análise capaz de captar as diversas propriedades deste discurso, através de instâncias como a metáfora, a metonímia, a simplificação, a personificação ou o apelo afectivo. Embora a construção do modelo se apoie num objecto situado no campo da imprensa escrita doutrinária e num período de crise (o chamado PREC), em que vários factores concorrem para propiciar o discurso dramático, procurámos fazê-lo de modo a permitir futuras abordagens de outros tipos de média, numa transição de século em que o tema parece assumir grande actualidade. Como conclusão do estudo de caso sugerimos a hipótese de a dramatização constituir um meio eficaz para inverter os termos de uma frase emblemática da ideologia da objectividade (facts are sacred, comment is free): o discurso dramático viabiliza uma prática jornalística em que, sem necessidade de macular a "verdade", quaisquer factos são meros adereços de um palco ideológico esse sim intocável (comment is sacred, facts are free).A definition of the concept of dramatisation and an identification of the functions of dramatic discourse in the mass media field are used to design an analytical grid with which to capture the different features of this discourse. It does so using tools such as metaphor, metonym, simplification, personification or emotional appeal. Although the model is constructed on the basis of an object which is situated against a background of a doctrinaire written press and during a period of crisis (the so-called PREC - the revolutionary period that followed the 1974 Portuguese Revolution), when several factors combined to favour dramatic discourse, the theme appears to continue to be a highly relevant one as we move from one century to the next. We have therefore constructed the model in such a way as to make it possible to approach other types of media in the future. The case study concludes with the hypothesis that dramatisation constitutes an effective means for inverting the terms of an emblematic phrase from the ideology of objectivity (facts are sacred, comment is free): dramatic discourse permits journalistic practice in which, without needing to distort the "truth", all facts are mere ornaments for an ideological arena that is indeed untouchable (comment is sacred, facts are free).Cet article part d’une définition du concept de dramatisation et de l’identification des fonctions que le discours dramatique peut avoir dans le domaine des médias, pour arriver à une grille d’analyse capable de capter les différentes propriétés de ce discours, par des procédés tels que la métaphore, la métonymie, la simplification, la personnification ou l’appel affectif. Bien que la construction du modèle soit basée sur un objet situé dans le domaine de la presse écrite engagée et sur une période de crise (appelée PREC), où plusieurs facteurs contribuent à favoriser le discours dramatique, nous nous sommes efforcés de le faire de manière à permettre de futures approches des autres types de média, en ce changement de siècle où le thème semble être d’une grande actualité. En guise de conclusion à l’étude, nous suggérons que l’hypothèse selon laquelle la dramatisation constitue un moyen efficace pour inverser les termes d’une phrase emblématique de l’idéologie de l’objectivité (facts are sacred, comment is free): le discours dramatique viabilisee une pratique journalistique où, sans avoir à déguiser la "vérité", les faits sont de simples accessoires d’une scène idéologique qui, elle, est intouchable (comment is sacred, facts are free).Se parte de una definición del concepto de dramatización y de la identificación de las funciones que un discurso dramático puede desempeñar en el campo de los media, para llegar a un esquema de análisis capaz de captar las diversas propiedades de este discurso, a través de la metáfora, la metonimia, la simplificación, la personificación o por la afectividad. Aunque la construcción del modelo se apoya en un objeto situado en el campo de la prensa escrita doctrinaria y en un periodo de crisis (el llamado PREC), en el que varios factores coinciden para propiciar el discurso dramático, procuramos hacerlo de forma a permitir futuras iniciativas de otros tipos de media, en una transición del siglo en el que el tema parece asumir gran actualidad. Como conclusión del estudio del caso sugerimos la hipótesis de la dramatización constituir un medio eficaz para invertir los términos de una frase emblemática de la objetividad (facts are sacred, comment is free): el discurso dramático viabiliza una práctica periodística en la que sin necesidad de maquillar la "verdad", cualquiera de los hechos son meros accesorios de un palco ideológico ese sí intocable (comment is sacred, facts are free).CIES-ISCTE /CELTA2007-06-26T09:11:47Z2001-01-01T00:00:00Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/402por0873-6529Sousa, Pedro Diniz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:50Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:57.147109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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