INTERNACIONALIZAÇÃO NO SETOR HOTELEIRO: O CASO DO GRUPO PESTANA NOS EUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes da Silva, Luís Manuel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2070
Resumo: O presente relatório de estágio é fruto de um estágio realizado pelo mestrando numa unidade hoteleira do Grupo Pestana, nomeadamente nos Estados Unidos da América. O estágio teve a duração de 12 meses, onde se verificou a sua passagem por todos os departamentos da unidade hoteleira, ocupando todas as posições existentes dentro dos respetivos departamentos. Dentro de cada posição foram várias as funções realizadas, funções estas que serão descritas pormenorizadamente. O principal objetivo da realização deste estágio baseia-se na tentativa de obtenção de conhecimento sobre o funcionamento de uma unidade hoteleira, conhecimento este que era desconhecido para o mestrando. A internacionalização no setor hoteleiro consiste num fenómeno gradual, onde as organizações expandem os seus negócios para mercados externos. As organizações antes de iniciar os seus processos de internacionalização, devem identificar e qualificar quais os fatores motivadores que originam esta expansão em novos mercados. O objetivo deste estudo passa pela análise do processo de internacionalização do Grupo Pestana, aquando a sua entrada no mercado norte americano. Quais os fatores que levaram o grupo a expandir para os Estados Unidos da América, e todas as estratégias usadas durante o processo. A metodologia utilizada, baseou-se numa análise qualitativa, tendo como base a realização de uma entrevista a um representante da administração do grupo. As conclusões indicam que o principal fator motivador que levou o Grupo Pestana a iniciar atividade nos Estados Unidos da América, foi o surgimento de uma oportunidade de negócio não recusável. No que toca ao modo de entrada em mercados externos, o grupo privilegia a entrada através da aquisição de unidades, pois obtém um controlo total sobre a gestão da unidade. O grupo privilegia ainda o fator localização, como um fator chave de sucesso, pois os investimentos são realizados em regiões onde o fluxo turístico é enorme e constante. Em suma, o seu processo de internacionalização nos Estados Unidos da América, caracteriza-se pelo aumento de conhecimento e investimento gradual.
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