Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11934
Resumo: Este documento é parte integrante da documentação exigida no âmbito das provas de agregação de acordo com a alínea c), do número 2, do artigo 8º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de Junho de 2007. Podendo o candidato optar por um seminário ou lição de síntese sobre um tema dentro do âmbito do ramo do conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas, e uma vez que o regulamento de Provas de Agregação em vigor na UTAD (Regulamento n.º 657/2016, de 13 de julho) refere explicitamente “um sumário pormenorizado da lição de síntese, escolhida pelo candidato, sobre um problema dentro do âmbito do ramo de conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas” (alínea e) do artigo 4.º), optou-se pela apresentação de um sumário pormenorizado de uma lição de síntese relacionada com a Didática de Ciências e Tecnologia, em que se aborda a utilização de simulações computacionais no ensino de Ciências e Tecnologia. O documento inicia com uma breve introdução sobre a pertinência do tema e a sua relação com a investigação que tenho desenvolvido. Seguidamente, explicita-se a unidade curricular em que se enquadra a lição e o tema geral nela abordado. Segue-se uma apresentação dos objetivos da lição e as competências que se pretende desenvolver nos estudantes. O desenvolvimento da lição propriamente dita é apresentado na secção seguinte. O documento termina com uma reflexão final e considerações sobre perspetivas futuras em termos de investigação.
id RCAP_41fb187cba8d4622b8fc5a32564c50ff
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e TecnologiaEste documento é parte integrante da documentação exigida no âmbito das provas de agregação de acordo com a alínea c), do número 2, do artigo 8º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de Junho de 2007. Podendo o candidato optar por um seminário ou lição de síntese sobre um tema dentro do âmbito do ramo do conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas, e uma vez que o regulamento de Provas de Agregação em vigor na UTAD (Regulamento n.º 657/2016, de 13 de julho) refere explicitamente “um sumário pormenorizado da lição de síntese, escolhida pelo candidato, sobre um problema dentro do âmbito do ramo de conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas” (alínea e) do artigo 4.º), optou-se pela apresentação de um sumário pormenorizado de uma lição de síntese relacionada com a Didática de Ciências e Tecnologia, em que se aborda a utilização de simulações computacionais no ensino de Ciências e Tecnologia. O documento inicia com uma breve introdução sobre a pertinência do tema e a sua relação com a investigação que tenho desenvolvido. Seguidamente, explicita-se a unidade curricular em que se enquadra a lição e o tema geral nela abordado. Segue-se uma apresentação dos objetivos da lição e as competências que se pretende desenvolver nos estudantes. O desenvolvimento da lição propriamente dita é apresentado na secção seguinte. O documento termina com uma reflexão final e considerações sobre perspetivas futuras em termos de investigação.2023-11-15T11:00:03Z2023-11-10T00:00:00Z2023-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11934porCravino, José Paulo Cerdeira Cletoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:40:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:40:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
title Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
spellingShingle Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
title_short Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
title_full Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
title_fullStr Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
title_full_unstemmed Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
title_sort Simulações Computacionais no Ensino de Ciências e Tecnologia
author Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
author_facet Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
description Este documento é parte integrante da documentação exigida no âmbito das provas de agregação de acordo com a alínea c), do número 2, do artigo 8º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de Junho de 2007. Podendo o candidato optar por um seminário ou lição de síntese sobre um tema dentro do âmbito do ramo do conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas, e uma vez que o regulamento de Provas de Agregação em vigor na UTAD (Regulamento n.º 657/2016, de 13 de julho) refere explicitamente “um sumário pormenorizado da lição de síntese, escolhida pelo candidato, sobre um problema dentro do âmbito do ramo de conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas” (alínea e) do artigo 4.º), optou-se pela apresentação de um sumário pormenorizado de uma lição de síntese relacionada com a Didática de Ciências e Tecnologia, em que se aborda a utilização de simulações computacionais no ensino de Ciências e Tecnologia. O documento inicia com uma breve introdução sobre a pertinência do tema e a sua relação com a investigação que tenho desenvolvido. Seguidamente, explicita-se a unidade curricular em que se enquadra a lição e o tema geral nela abordado. Segue-se uma apresentação dos objetivos da lição e as competências que se pretende desenvolver nos estudantes. O desenvolvimento da lição propriamente dita é apresentado na secção seguinte. O documento termina com uma reflexão final e considerações sobre perspetivas futuras em termos de investigação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:00:03Z
2023-11-10T00:00:00Z
2023-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11934
url http://hdl.handle.net/10348/11934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543084604391424