A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belmonte, Terezinha Iglesias, AC
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, R., Mendes, Felismina, Iglesias, AC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22841
https://doi.org/Belmonte, T; Ramos, R; Mendes F & Iglesias, AC. (2017). Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina. Rev Fund Care Online. 9(3): 803-810. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
Resumo: Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana.
id RCAP_41fcdc2740bd720ff4b3d533c11ce1c1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical studentsamizademedicina psicossomáticaandragogiaObjetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana.2018-03-08T15:04:14Z2018-03-082017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22841https://doi.org/Belmonte, T; Ramos, R; Mendes F & Iglesias, AC. (2017). Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina. Rev Fund Care Online. 9(3): 803-810. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810https://doi.org/http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810http://hdl.handle.net/10174/22841https://doi.org/http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810porndndfm@uevora.ptnd745Belmonte, Terezinha Iglesias, ACRamos, R.Mendes, FelisminaIglesias, ACinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:45.138004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
spellingShingle A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
Belmonte, Terezinha Iglesias, AC
amizade
medicina psicossomática
andragogia
Belmonte, Terezinha Iglesias, AC
amizade
medicina psicossomática
andragogia
title_short A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title_full A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title_fullStr A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title_full_unstemmed A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title_sort A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
author Belmonte, Terezinha Iglesias, AC
author_facet Belmonte, Terezinha Iglesias, AC
Belmonte, Terezinha Iglesias, AC
Ramos, R.
Mendes, Felismina
Iglesias, AC
Ramos, R.
Mendes, Felismina
Iglesias, AC
author_role author
author2 Ramos, R.
Mendes, Felismina
Iglesias, AC
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belmonte, Terezinha Iglesias, AC
Ramos, R.
Mendes, Felismina
Iglesias, AC
dc.subject.por.fl_str_mv amizade
medicina psicossomática
andragogia
topic amizade
medicina psicossomática
andragogia
description Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-08T15:04:14Z
2018-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22841
https://doi.org/Belmonte, T; Ramos, R; Mendes F & Iglesias, AC. (2017). Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina. Rev Fund Care Online. 9(3): 803-810. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
http://hdl.handle.net/10174/22841
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
url http://hdl.handle.net/10174/22841
https://doi.org/Belmonte, T; Ramos, R; Mendes F & Iglesias, AC. (2017). Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina. Rev Fund Care Online. 9(3): 803-810. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
nd
fm@uevora.pt
nd
745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822181796016553984
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810