Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Dinora
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Cristina, Brito, Irma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590
Resumo: Introdução: Universidade Promotora de Saúde (UPS) incorpora a promoção da saúde na sua política de governação, a fim de promover o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida daqueles que estudam ou trabalham nesse contexto, gerando ambientes salutogénicos (Langue & Vio, 2006). Para transformar a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) numa UPS aplicamos o modelo Peer-education Engagement & Evaluation Research – Instituições de Ensino Superior Salutogénicas (PEER-IESS) concebido por Brito e Mendes (2009). É m modelo “bottom up” que aplica a pesquisa-ação participativa em saúde (PaPS), mobilizando a comunidade académica para inserir políticas e práticas de promoção da saúde na agenda. Objetivos: Relatar a experiência de transformação da Uni-CV numa UPS, mobilizando a comunidade académica para propor estratégias alinhadas com o PEER-IESS. Métodos: Para relatar o processo de PaPS aplicamos a metodologia de sistematização de experiências de Oscar Jara Holliday. Pretende-se exprimir a parceria de transformação criada entre pesquisadores, académicos, estudantes e funcionários da Uni-CV, profissionais das áreas de saúde, educação e bem-estar social, membros da sociedade civil, decisores políticos e outros. A sistematização decorre em 5 etapas: 1-ponto de partida; 2-perguntas iniciais; 3-recuperação do processo vivido; 4-reflexão de fundo; 5-pontos de chegada. Aplicamos métodos mistos e participativos para a recolha e análise de informação. Resultados e Conclusões: 1. A UniCV teve necessidade de retomar o processo de implementação do PEER-IESS, que foi aceite pela reitoria.2. Será possível transformar a Uni-CV numa UPS mobilizando a comunidade académica para propor estratégias que gerem saúde? 3. Após anuência dos mentores do modelo PEER-IESS, reiniciou-se o mapeamento de atividades de promoção da saúde no Polo I referente ao período 2020-2021, apresentada no fórum comunitário 1 promovendo a reflexão sobre como é que a UniCV integra a promoção da saúde nas suas políticas educativas. Houve consenso na implementação do modelo PEER-IESS e na reativação e capacitação do grupo semente. 4. Após a capacitação cocriaram-se 6 projetos de intervenção em promoção da saúde que estão alinhados com a visão de UPS. 5. A evidência demonstra que a UniCV está no processo para se transformar numa UPS, tornando-se necessário manter o grupo semente ativo.
id RCAP_41fd6239b55b1953a5e485f8988cdd97
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/590
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Universidade de Cabo Verde Promotora de SaúdePolíticas educativaspromoção da saúdeuniversidadesIntrodução: Universidade Promotora de Saúde (UPS) incorpora a promoção da saúde na sua política de governação, a fim de promover o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida daqueles que estudam ou trabalham nesse contexto, gerando ambientes salutogénicos (Langue & Vio, 2006). Para transformar a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) numa UPS aplicamos o modelo Peer-education Engagement & Evaluation Research – Instituições de Ensino Superior Salutogénicas (PEER-IESS) concebido por Brito e Mendes (2009). É m modelo “bottom up” que aplica a pesquisa-ação participativa em saúde (PaPS), mobilizando a comunidade académica para inserir políticas e práticas de promoção da saúde na agenda. Objetivos: Relatar a experiência de transformação da Uni-CV numa UPS, mobilizando a comunidade académica para propor estratégias alinhadas com o PEER-IESS. Métodos: Para relatar o processo de PaPS aplicamos a metodologia de sistematização de experiências de Oscar Jara Holliday. Pretende-se exprimir a parceria de transformação criada entre pesquisadores, académicos, estudantes e funcionários da Uni-CV, profissionais das áreas de saúde, educação e bem-estar social, membros da sociedade civil, decisores políticos e outros. A sistematização decorre em 5 etapas: 1-ponto de partida; 2-perguntas iniciais; 3-recuperação do processo vivido; 4-reflexão de fundo; 5-pontos de chegada. Aplicamos métodos mistos e participativos para a recolha e análise de informação. Resultados e Conclusões: 1. A UniCV teve necessidade de retomar o processo de implementação do PEER-IESS, que foi aceite pela reitoria.2. Será possível transformar a Uni-CV numa UPS mobilizando a comunidade académica para propor estratégias que gerem saúde? 3. Após anuência dos mentores do modelo PEER-IESS, reiniciou-se o mapeamento de atividades de promoção da saúde no Polo I referente ao período 2020-2021, apresentada no fórum comunitário 1 promovendo a reflexão sobre como é que a UniCV integra a promoção da saúde nas suas políticas educativas. Houve consenso na implementação do modelo PEER-IESS e na reativação e capacitação do grupo semente. 4. Após a capacitação cocriaram-se 6 projetos de intervenção em promoção da saúde que estão alinhados com a visão de UPS. 5. A evidência demonstra que a UniCV está no processo para se transformar numa UPS, tornando-se necessário manter o grupo semente ativo.Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia2023-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590RevSALUS - International Scientific Journal of the Academic Network of Health Sciences of Lusophone; Vol. 5 No. Sup (2023): Special Issue of RevSALUS - International Scientific Journal of RACS; 70RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Vol. 5 Núm. Sup (2023): Suplemento da RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS; 70RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Vol. 5 N.º Sup (2023): Suplemento da RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS; 702184-836X2184-486010.51126/revsalus.v5iSupreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/590https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/590/415Cruz, DinoraFerreira, CristinaBrito, Irmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T09:52:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:53.525985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
title Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
spellingShingle Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
Cruz, Dinora
Políticas educativas
promoção da saúde
universidades
title_short Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
title_full Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
title_fullStr Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
title_full_unstemmed Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
title_sort Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
author Cruz, Dinora
author_facet Cruz, Dinora
Ferreira, Cristina
Brito, Irma
author_role author
author2 Ferreira, Cristina
Brito, Irma
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Dinora
Ferreira, Cristina
Brito, Irma
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educativas
promoção da saúde
universidades
topic Políticas educativas
promoção da saúde
universidades
description Introdução: Universidade Promotora de Saúde (UPS) incorpora a promoção da saúde na sua política de governação, a fim de promover o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida daqueles que estudam ou trabalham nesse contexto, gerando ambientes salutogénicos (Langue & Vio, 2006). Para transformar a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) numa UPS aplicamos o modelo Peer-education Engagement & Evaluation Research – Instituições de Ensino Superior Salutogénicas (PEER-IESS) concebido por Brito e Mendes (2009). É m modelo “bottom up” que aplica a pesquisa-ação participativa em saúde (PaPS), mobilizando a comunidade académica para inserir políticas e práticas de promoção da saúde na agenda. Objetivos: Relatar a experiência de transformação da Uni-CV numa UPS, mobilizando a comunidade académica para propor estratégias alinhadas com o PEER-IESS. Métodos: Para relatar o processo de PaPS aplicamos a metodologia de sistematização de experiências de Oscar Jara Holliday. Pretende-se exprimir a parceria de transformação criada entre pesquisadores, académicos, estudantes e funcionários da Uni-CV, profissionais das áreas de saúde, educação e bem-estar social, membros da sociedade civil, decisores políticos e outros. A sistematização decorre em 5 etapas: 1-ponto de partida; 2-perguntas iniciais; 3-recuperação do processo vivido; 4-reflexão de fundo; 5-pontos de chegada. Aplicamos métodos mistos e participativos para a recolha e análise de informação. Resultados e Conclusões: 1. A UniCV teve necessidade de retomar o processo de implementação do PEER-IESS, que foi aceite pela reitoria.2. Será possível transformar a Uni-CV numa UPS mobilizando a comunidade académica para propor estratégias que gerem saúde? 3. Após anuência dos mentores do modelo PEER-IESS, reiniciou-se o mapeamento de atividades de promoção da saúde no Polo I referente ao período 2020-2021, apresentada no fórum comunitário 1 promovendo a reflexão sobre como é que a UniCV integra a promoção da saúde nas suas políticas educativas. Houve consenso na implementação do modelo PEER-IESS e na reativação e capacitação do grupo semente. 4. Após a capacitação cocriaram-se 6 projetos de intervenção em promoção da saúde que estão alinhados com a visão de UPS. 5. A evidência demonstra que a UniCV está no processo para se transformar numa UPS, tornando-se necessário manter o grupo semente ativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590
https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590
url https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/590
https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/590/415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
publisher.none.fl_str_mv Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
dc.source.none.fl_str_mv RevSALUS - International Scientific Journal of the Academic Network of Health Sciences of Lusophone; Vol. 5 No. Sup (2023): Special Issue of RevSALUS - International Scientific Journal of RACS; 70
RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Vol. 5 Núm. Sup (2023): Suplemento da RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS; 70
RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Vol. 5 N.º Sup (2023): Suplemento da RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS; 70
2184-836X
2184-4860
10.51126/revsalus.v5iSup
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132075540873216