Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590 |
Resumo: | Introdução: Universidade Promotora de Saúde (UPS) incorpora a promoção da saúde na sua política de governação, a fim de promover o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida daqueles que estudam ou trabalham nesse contexto, gerando ambientes salutogénicos (Langue & Vio, 2006). Para transformar a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) numa UPS aplicamos o modelo Peer-education Engagement & Evaluation Research – Instituições de Ensino Superior Salutogénicas (PEER-IESS) concebido por Brito e Mendes (2009). É m modelo “bottom up” que aplica a pesquisa-ação participativa em saúde (PaPS), mobilizando a comunidade académica para inserir políticas e práticas de promoção da saúde na agenda. Objetivos: Relatar a experiência de transformação da Uni-CV numa UPS, mobilizando a comunidade académica para propor estratégias alinhadas com o PEER-IESS. Métodos: Para relatar o processo de PaPS aplicamos a metodologia de sistematização de experiências de Oscar Jara Holliday. Pretende-se exprimir a parceria de transformação criada entre pesquisadores, académicos, estudantes e funcionários da Uni-CV, profissionais das áreas de saúde, educação e bem-estar social, membros da sociedade civil, decisores políticos e outros. A sistematização decorre em 5 etapas: 1-ponto de partida; 2-perguntas iniciais; 3-recuperação do processo vivido; 4-reflexão de fundo; 5-pontos de chegada. Aplicamos métodos mistos e participativos para a recolha e análise de informação. Resultados e Conclusões: 1. A UniCV teve necessidade de retomar o processo de implementação do PEER-IESS, que foi aceite pela reitoria.2. Será possível transformar a Uni-CV numa UPS mobilizando a comunidade académica para propor estratégias que gerem saúde? 3. Após anuência dos mentores do modelo PEER-IESS, reiniciou-se o mapeamento de atividades de promoção da saúde no Polo I referente ao período 2020-2021, apresentada no fórum comunitário 1 promovendo a reflexão sobre como é que a UniCV integra a promoção da saúde nas suas políticas educativas. Houve consenso na implementação do modelo PEER-IESS e na reativação e capacitação do grupo semente. 4. Após a capacitação cocriaram-se 6 projetos de intervenção em promoção da saúde que estão alinhados com a visão de UPS. 5. A evidência demonstra que a UniCV está no processo para se transformar numa UPS, tornando-se necessário manter o grupo semente ativo. |
id |
RCAP_41fd6239b55b1953a5e485f8988cdd97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Universidade de Cabo Verde Promotora de SaúdePolíticas educativaspromoção da saúdeuniversidadesIntrodução: Universidade Promotora de Saúde (UPS) incorpora a promoção da saúde na sua política de governação, a fim de promover o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida daqueles que estudam ou trabalham nesse contexto, gerando ambientes salutogénicos (Langue & Vio, 2006). Para transformar a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) numa UPS aplicamos o modelo Peer-education Engagement & Evaluation Research – Instituições de Ensino Superior Salutogénicas (PEER-IESS) concebido por Brito e Mendes (2009). É m modelo “bottom up” que aplica a pesquisa-ação participativa em saúde (PaPS), mobilizando a comunidade académica para inserir políticas e práticas de promoção da saúde na agenda. Objetivos: Relatar a experiência de transformação da Uni-CV numa UPS, mobilizando a comunidade académica para propor estratégias alinhadas com o PEER-IESS. Métodos: Para relatar o processo de PaPS aplicamos a metodologia de sistematização de experiências de Oscar Jara Holliday. Pretende-se exprimir a parceria de transformação criada entre pesquisadores, académicos, estudantes e funcionários da Uni-CV, profissionais das áreas de saúde, educação e bem-estar social, membros da sociedade civil, decisores políticos e outros. A sistematização decorre em 5 etapas: 1-ponto de partida; 2-perguntas iniciais; 3-recuperação do processo vivido; 4-reflexão de fundo; 5-pontos de chegada. Aplicamos métodos mistos e participativos para a recolha e análise de informação. Resultados e Conclusões: 1. A UniCV teve necessidade de retomar o processo de implementação do PEER-IESS, que foi aceite pela reitoria.2. Será possível transformar a Uni-CV numa UPS mobilizando a comunidade académica para propor estratégias que gerem saúde? 3. Após anuência dos mentores do modelo PEER-IESS, reiniciou-se o mapeamento de atividades de promoção da saúde no Polo I referente ao período 2020-2021, apresentada no fórum comunitário 1 promovendo a reflexão sobre como é que a UniCV integra a promoção da saúde nas suas políticas educativas. Houve consenso na implementação do modelo PEER-IESS e na reativação e capacitação do grupo semente. 4. Após a capacitação cocriaram-se 6 projetos de intervenção em promoção da saúde que estão alinhados com a visão de UPS. 5. A evidência demonstra que a UniCV está no processo para se transformar numa UPS, tornando-se necessário manter o grupo semente ativo.Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia2023-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590RevSALUS - International Scientific Journal of the Academic Network of Health Sciences of Lusophone; Vol. 5 No. Sup (2023): Special Issue of RevSALUS - International Scientific Journal of RACS; 70RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Vol. 5 Núm. Sup (2023): Suplemento da RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS; 70RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Vol. 5 N.º Sup (2023): Suplemento da RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS; 702184-836X2184-486010.51126/revsalus.v5iSupreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/590https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/590/415Cruz, DinoraFerreira, CristinaBrito, Irmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T09:52:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:53.525985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde |
title |
Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde |
spellingShingle |
Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde Cruz, Dinora Políticas educativas promoção da saúde universidades |
title_short |
Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde |
title_full |
Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde |
title_fullStr |
Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde |
title_full_unstemmed |
Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde |
title_sort |
Universidade de Cabo Verde Promotora de Saúde |
author |
Cruz, Dinora |
author_facet |
Cruz, Dinora Ferreira, Cristina Brito, Irma |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Cristina Brito, Irma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Dinora Ferreira, Cristina Brito, Irma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educativas promoção da saúde universidades |
topic |
Políticas educativas promoção da saúde universidades |
description |
Introdução: Universidade Promotora de Saúde (UPS) incorpora a promoção da saúde na sua política de governação, a fim de promover o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida daqueles que estudam ou trabalham nesse contexto, gerando ambientes salutogénicos (Langue & Vio, 2006). Para transformar a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) numa UPS aplicamos o modelo Peer-education Engagement & Evaluation Research – Instituições de Ensino Superior Salutogénicas (PEER-IESS) concebido por Brito e Mendes (2009). É m modelo “bottom up” que aplica a pesquisa-ação participativa em saúde (PaPS), mobilizando a comunidade académica para inserir políticas e práticas de promoção da saúde na agenda. Objetivos: Relatar a experiência de transformação da Uni-CV numa UPS, mobilizando a comunidade académica para propor estratégias alinhadas com o PEER-IESS. Métodos: Para relatar o processo de PaPS aplicamos a metodologia de sistematização de experiências de Oscar Jara Holliday. Pretende-se exprimir a parceria de transformação criada entre pesquisadores, académicos, estudantes e funcionários da Uni-CV, profissionais das áreas de saúde, educação e bem-estar social, membros da sociedade civil, decisores políticos e outros. A sistematização decorre em 5 etapas: 1-ponto de partida; 2-perguntas iniciais; 3-recuperação do processo vivido; 4-reflexão de fundo; 5-pontos de chegada. Aplicamos métodos mistos e participativos para a recolha e análise de informação. Resultados e Conclusões: 1. A UniCV teve necessidade de retomar o processo de implementação do PEER-IESS, que foi aceite pela reitoria.2. Será possível transformar a Uni-CV numa UPS mobilizando a comunidade académica para propor estratégias que gerem saúde? 3. Após anuência dos mentores do modelo PEER-IESS, reiniciou-se o mapeamento de atividades de promoção da saúde no Polo I referente ao período 2020-2021, apresentada no fórum comunitário 1 promovendo a reflexão sobre como é que a UniCV integra a promoção da saúde nas suas políticas educativas. Houve consenso na implementação do modelo PEER-IESS e na reativação e capacitação do grupo semente. 4. Após a capacitação cocriaram-se 6 projetos de intervenção em promoção da saúde que estão alinhados com a visão de UPS. 5. A evidência demonstra que a UniCV está no processo para se transformar numa UPS, tornando-se necessário manter o grupo semente ativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590 https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590 |
url |
https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/590 https://revsalus.com/index.php/RevSALUS/article/view/590/415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia |
publisher.none.fl_str_mv |
Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia |
dc.source.none.fl_str_mv |
RevSALUS - International Scientific Journal of the Academic Network of Health Sciences of Lusophone; Vol. 5 No. Sup (2023): Special Issue of RevSALUS - International Scientific Journal of RACS; 70 RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Vol. 5 Núm. Sup (2023): Suplemento da RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS; 70 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Vol. 5 N.º Sup (2023): Suplemento da RevSALUS - Revista Científica Internacional da RACS; 70 2184-836X 2184-4860 10.51126/revsalus.v5iSup reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132075540873216 |