Propostas de melhoria no abastecimento numa indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11553 |
Resumo: | A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Então, deve ser um dos objetivos estratégicos de qualquer indústria. Nesse sentido, as empresas têm adotado o pensamento Lean para tentar alcançar duas das metas universais: conseguir redução de custos (redução de stocks, aumento de produtividade, melhoria da qualidade, libertação de espaços, etc.) e implementar melhorias. Nesse sentido, o projeto descreve um conjunto de propostas que visam a melhoria do abastecimento a várias linhas de produção, no âmbito duma indústria automóvel. O principal objetivo consistiu no estudo das condições existentes e as alterações necessárias para que o abastecimento às linhas de produção pudesse ser feito através de comboio logístico, em detrimento do uso de empilhador. Para isso, foi necessário reestruturar todo o processo em si. Foram indispensáveis diversas reformulações: ao nível do bordo de linha (plataformas de receção e características especificas das bases rolantes – atrelado do comboio logístico), bem como no espaço físico da fábrica (definição dos sentidos de circulação e dos circuitos de abastecimento/recolha). Reuniram-se, igualmente, os recursos auxiliares, necessários para implementar o comboio logístico, nomeadamente através da definição de uma zona de transferência entre o armazém e o bordo de linha. Os resultados demonstram uma diferença significativa entre os dois tipos de abastecimento em análise, dando substancial realce ao uso do comboio logístico, cujas melhorias resultantes da sua implementação poderiam chegar aos 75%, numa ótica conjugada de tempo despendido e distância percorrida. Assim, a usar-se o novo modelo de abastecimento proposto, prevêem-se ganhos inclusive ao nível do funcionamento da fábrica. Nesse sentido, são expectáveis melhorias a três grandes níveis: Recursos Humanos, Materiais e Ambientais, com repercussões significativas em termos de distância, tempo e carga transportada, quer abastecida, quer recolhida. |
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Propostas de melhoria no abastecimento numa indústria automóvelGestão industrialIndústria automóvelLogística empresarialA competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Então, deve ser um dos objetivos estratégicos de qualquer indústria. Nesse sentido, as empresas têm adotado o pensamento Lean para tentar alcançar duas das metas universais: conseguir redução de custos (redução de stocks, aumento de produtividade, melhoria da qualidade, libertação de espaços, etc.) e implementar melhorias. Nesse sentido, o projeto descreve um conjunto de propostas que visam a melhoria do abastecimento a várias linhas de produção, no âmbito duma indústria automóvel. O principal objetivo consistiu no estudo das condições existentes e as alterações necessárias para que o abastecimento às linhas de produção pudesse ser feito através de comboio logístico, em detrimento do uso de empilhador. Para isso, foi necessário reestruturar todo o processo em si. Foram indispensáveis diversas reformulações: ao nível do bordo de linha (plataformas de receção e características especificas das bases rolantes – atrelado do comboio logístico), bem como no espaço físico da fábrica (definição dos sentidos de circulação e dos circuitos de abastecimento/recolha). Reuniram-se, igualmente, os recursos auxiliares, necessários para implementar o comboio logístico, nomeadamente através da definição de uma zona de transferência entre o armazém e o bordo de linha. Os resultados demonstram uma diferença significativa entre os dois tipos de abastecimento em análise, dando substancial realce ao uso do comboio logístico, cujas melhorias resultantes da sua implementação poderiam chegar aos 75%, numa ótica conjugada de tempo despendido e distância percorrida. Assim, a usar-se o novo modelo de abastecimento proposto, prevêem-se ganhos inclusive ao nível do funcionamento da fábrica. Nesse sentido, são expectáveis melhorias a três grandes níveis: Recursos Humanos, Materiais e Ambientais, com repercussões significativas em termos de distância, tempo e carga transportada, quer abastecida, quer recolhida.Competitiveness is often seen in the context of the market economy. In this regard, competitive business means to obtain a yield greater than or equal to the market competitors. So, it should be one of the strategic objectives of any industry. Accordingly, companies have adopted Lean Thinking to try to achieve two of the universal goals: achieving cost reduction (reduction of stocks, increased productivity, improved quality, release spaces, etc.) and implement improvements. In this sense, the project describes a set of proposals aimed at improving the supply to several production lines, in connection with a car industry. The main objective was to study the existing conditions and the necessary changes in order to supply the production lines by using logistic train, instead of using forklift. For this it was necessary to restructure the entire process itself. Several reformulations were necessary: at the border of the line (reception platforms and specific characteristics of trailer of the logistic train) as well as the physical space of the factory (definition of sense of movement and supply circuits). It is also gathered the auxiliary resources needed to implement the logistic train, including the definition of a transfer zone between the warehouse and the border of the line. The results show a significant difference between the two types of supply for analysis, giving substantial emphasis to the use of logistic train whose improvements resulting from the implementation could reach 75% according to a combined perspective of time spent and distance traveled. Thus, to use the new supply model proposed are anticipated gains even at the level of operation of the plant. Accordingly, improvements are expected at three broad levels: Human Resources, Materials and Environmental, with significant repercussions in terms of distance, time and load, either supplied or collected.Universidade de Aveiro2013-12-06T18:42:50Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11553TID:201577275porOliveira, Inês Gomes Ferreira Prata deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:51Zoai:ria.ua.pt:10773/11553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:57.294403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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