Educação e formação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Margarida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2562
Resumo: A presente investigação enquadra-se no âmbito da área da educação e formação de adultos, incidindo, nomeadamente, sobre os cursos de educação e formação de adultos (EFA), bem como o papel do mediador pessoal e social. O principal objectivo deste estudo consistiu em avaliar as expectativas dos formandos relativamente à frequência de um curso EFA (de nível básico e de nível secundário), tentando também verificar o papel do mediador pessoal e social. Nesta investigação foi apresentado um estudo de caso, pois pretendeu-se conhecer detalhadamente um determinado grupo social. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário aos formandos, mas também a uma metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista. Como conclusão dos dados recolhidos, podemos afirmar que: 1) tanto no curso EFA NB de Apoio Familiar e à Comunidade como no curso EFA NS de Técnicas de Acção Educativa, a maioria dos formandos refere frequentar o curso com motivação; 2) após a conclusão do curso, apenas a maioria dos formandos do curso EFA NS refere ter grandes expectativas; 3) ao nível da intervenção da mediadora pessoal e social, os formandos de ambos os cursos são unânimes em afirmar que o seu papel é importante na resolução de problemas e no esclarecimento de dúvidas.
id RCAP_4206e7c93ac78c066b0fb46c6fbd9b86
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e formação de adultosO papel do mediador pessoal e social nos cursos EFA e a avaliação das expectativas dos adultos participantes - um estudo de casoFormação de adultosCursos de formaçãoA presente investigação enquadra-se no âmbito da área da educação e formação de adultos, incidindo, nomeadamente, sobre os cursos de educação e formação de adultos (EFA), bem como o papel do mediador pessoal e social. O principal objectivo deste estudo consistiu em avaliar as expectativas dos formandos relativamente à frequência de um curso EFA (de nível básico e de nível secundário), tentando também verificar o papel do mediador pessoal e social. Nesta investigação foi apresentado um estudo de caso, pois pretendeu-se conhecer detalhadamente um determinado grupo social. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário aos formandos, mas também a uma metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista. Como conclusão dos dados recolhidos, podemos afirmar que: 1) tanto no curso EFA NB de Apoio Familiar e à Comunidade como no curso EFA NS de Técnicas de Acção Educativa, a maioria dos formandos refere frequentar o curso com motivação; 2) após a conclusão do curso, apenas a maioria dos formandos do curso EFA NS refere ter grandes expectativas; 3) ao nível da intervenção da mediadora pessoal e social, os formandos de ambos os cursos são unânimes em afirmar que o seu papel é importante na resolução de problemas e no esclarecimento de dúvidas.The following research positions itself within the scope of adult education and training, focusing in particular in adult education and training courses (AET), as well as the playing role of the personal and social mediator. The main purpose of this review was to measure the trainees’ expectations comparatively to the attendance of an AET course (of primary level and secondary level), and also to try to verify the role of the personal and social mediator in both levels. A case study was presented in this research, because the purpose was to understand in detail a particular social group. We used a quantitative methodology by applying a survey to the trainees and also a qualitative methodology, using the interview technique. In conclusion of the collected data we can say that: 1) both during EFA NB Family and Community Support and NS EFA Education Techniques courses, most students refer that they attend the course with motivation; 2) after completing the course, just the majority of the trainees of the EFA NS course refers to have high expectations; 3) in terms of the level of involvement of the personal and social mediator, students of both courses are unanimous in say that its role is important in solving problems and to clarify doubts.Loureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumGomes, Margarida2014-11-05T11:54:18Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:12.990222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e formação de adultos
O papel do mediador pessoal e social nos cursos EFA e a avaliação das expectativas dos adultos participantes - um estudo de caso
title Educação e formação de adultos
spellingShingle Educação e formação de adultos
Gomes, Margarida
Formação de adultos
Cursos de formação
title_short Educação e formação de adultos
title_full Educação e formação de adultos
title_fullStr Educação e formação de adultos
title_full_unstemmed Educação e formação de adultos
title_sort Educação e formação de adultos
author Gomes, Margarida
author_facet Gomes, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Cursos de formação
topic Formação de adultos
Cursos de formação
description A presente investigação enquadra-se no âmbito da área da educação e formação de adultos, incidindo, nomeadamente, sobre os cursos de educação e formação de adultos (EFA), bem como o papel do mediador pessoal e social. O principal objectivo deste estudo consistiu em avaliar as expectativas dos formandos relativamente à frequência de um curso EFA (de nível básico e de nível secundário), tentando também verificar o papel do mediador pessoal e social. Nesta investigação foi apresentado um estudo de caso, pois pretendeu-se conhecer detalhadamente um determinado grupo social. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário aos formandos, mas também a uma metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista. Como conclusão dos dados recolhidos, podemos afirmar que: 1) tanto no curso EFA NB de Apoio Familiar e à Comunidade como no curso EFA NS de Técnicas de Acção Educativa, a maioria dos formandos refere frequentar o curso com motivação; 2) após a conclusão do curso, apenas a maioria dos formandos do curso EFA NS refere ter grandes expectativas; 3) ao nível da intervenção da mediadora pessoal e social, os formandos de ambos os cursos são unânimes em afirmar que o seu papel é importante na resolução de problemas e no esclarecimento de dúvidas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2009-01-01T00:00:00Z
2014-11-05T11:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2562
url http://hdl.handle.net/10400.6/2562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136339437813760