A eficácia da educação ambiental nos campos de férias em Portugal - O caso de estudo do ATL do Zoo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristiana Andreia Cruchinho da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/76562
Resumo: A Educação Ambiental (EA) tem vindo a ganhar importância ao longo dos anos e a experiência demonstra que é essencial o envolvimento de toda a comunidade, não ficando confinada ao ensino formal. Tendo em consideração que os campos de férias são locais que proporcionam aprendizagens ao mesmo tempo que divertem os jovens, esta dissertação tem dois objetivos: 1. Investigar os métodos de EA nos campos de férias em Portugal; 2. Avaliar a eficácia da EA praticada no campo de férias ATL do Zoo – Verão 2018, relativamente à alteração de atitudes e comportamentos ambientais dos participantes. Recorreu-se a uma metodologia baseada em questionários: um questionário para os campos de férias, ao qual responderam 42 entidades; questionários para o ATL do Zoo, envolvendo 425 participantes e 70 Encarregados de Educação (EE). O questionário destinado aos participantes contém 25 itens sobre atitudes e comportamentos ambientais, tendo sido aplicado em dois momentos: antes e depois da frequência do campo de férias. O questionário para os EE permitiu aferir as mudanças de atitudes e comportamentos ambientas. Os resultados permitiram concluir que existe um esforço por parte dos organizadores de campos de férias para abordar temáticas ambientais nas suas atividades, mesmo que o “ambiente” não seja o foco dos seus programas. Mas a avaliação de eficácia dessas atividades é praticamente inexistente. A avaliação de eficácia realizada no ATL do Zoo permitiu concluir que este proporciona alterações positivas em temas como a redução da utilização de plástico descartável, a separação de resíduos e a diminuição de consumo de alimentos com impacto negativo nos seres vivos. O facto de as atividades serem desenvolvidas numa “sala de aula viva” proporciona a aproximação dos jovens com a Natureza. Espera-se que os resultados obtidos nesta dissertação contribuam para a dinamização de atividades de EA nos campos de férias e da respetiva avaliação de eficácia, contribuindo para a mudança positiva de atitudes e comportamentos de quem as recebe, objetivo último da EA.
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