O Herding Behaviour e o sentimento: evidência no mercado português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Márcia Sofia Valente
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9778
Resumo: Este trabalho pretende estudar o comportamento de herding no mercado português, analisando o período compreendido entre 2003 e 2011. O objetivo é explorar o comportamento de herding entre os investidores do mercado acionista Português. Ao analisar a intensidade do herding, encontramos evidência estatisticamente significativa da existência de herding para as ações que compõem o índice PSI-20. Posteriormente, aplicamos testes de causalidade para avaliar o impacte do sentimento no herding, bem como em que medida a intensidade de herding influência o sentimento de mercado. Os resultados mostram evidência a favor da existência de causalidade entre estas duas variáveis em estudo.
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