Outras formas de ser Arquiteto no século XXI Uma reflexão às alternativas do capitalismo e aos seus meios de produção na Arquitectura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rui Trindade e Silva Alvim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/91225
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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Sendo parte da grande máquina económica e dos seus modelos de desenvolvimento, a disciplina e o papel do arquiteto vêem-se influenciados e determinados por métodos académicos e de interesses económicos. Para compreender, ao longo desta dissertação, evidenciar-se-á que existem outras formas de nos podermos situar como arquitetos, através de análises objectivas e referências bibliográficas complementares. Primeiro, abordar-se-á a “evolução da economia” mundial e a sua relação com a indústria e com a educação. Desta maneira, tentar-se-á compreender o porquê da situação actual tanto no ensino em geral, como nas escolas de arquitetura em particular, e como estas se vêem determinadas por condições e contextos económicos, afastando-se totalmente das realidades e necessidades sociais.Com o objectivo de criar um constante diálogo entre crítica, análise construtiva e fundamentos sólidos, procurar-se-á desenvolver exemplos posteriores ao contexto académico, sobre práticas pouco convencionais e que oferecem soluções alternativas ao sistema económico presente na nossa disciplina.Viajaremos pelo mundo à procura destas outras práticas escolares, como é o caso de Ha Baixa da Escola de Coimbra em Portugal, Rural Studio da Escola de Alabama nos EUA e Arquitectos de Cabecera da Escola de Barcelona em España, assim como exemplos de um outro posicionamento de ser arquiteto. Na esfera privada estudaremos Santiago Cirujeda em España e Patrick Bouchain em França; no cooperativismo a Cooperativa Lacol de Barcelona e as Cooperativas de Vivienda de Uruguay. Já na esfera pública estudaremos o caso de Marinaleda, a aldeia comunista de Andaluzia, em Espanha.Com isto, espero que te aproximes a uma conclusão que pretende desenvolver uma crítica à nossa disciplina: a arquitetura. Definida, desde o meu ponto de vista, como um possível conceito aberto de “escola ideal” e de uma posição coerente, no tão aclamado “papel de Arquiteto”.The main objective of this exercise is to deepen personal learning, making known some of the unconventional forms of the predominant world of architecture. Opening to you, architecture student, a look at our discipline and the alternatives that resist the commercialized trade.The school, as the reproductive structure of future professionals subservient to the prevailing market, tends to stereotype the discipline: its use, methods and forms. Being part of the great economic machine and its development models, the discipline and role of the architect will be disrupted and determined by academic methods and economic interests. Throughout this paper, I will give evidence that there are other ways to position ourselves as architects, through objective analysis and complementary bibliographical references. First, we will address the "revolution of the world economy" and its relationship with industry and education. In this way we will try to understand the current situation, both in education in general and in schools of architecture in particular, and how they are determined by economic conditions and contexts, distancing themselves totally from social realities and needs.With the aim of creating a constant dialogue between sarcastic criticism, constructive analysis and solid foundations, we will seek to develop examples after the academic context, about unconventional practices that provide alternative solutions to the economic system present in our discipline.We will travel around the world in search of these other academic practices, as is the case of Ha Baixa of the School of Coimbra PT, Rural Studio of the School of Alabama USA, and Arquitectos de Cabecera of the School of Barcelona ES, as examples of another way of being an architect. In the private sphere we will study Santiago Cirujeda ES and Patrick Bouchain FR, in the cooperative we will study the Cooperativa Lacol of Barcelona and the Cooperatives of Housing of Uruguay. In the public sphere we will study the case of Marinaleda, the communist town of Andalusia, Spain.With this, I hope that you approach a conclusion that attempts to develop a critique of our discipline: architecture. Defined, from my point of view, as the concept of "ideal school" and a coherent positioning in the so-called "role of the Architect".2019-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/91225http://hdl.handle.net/10316/91225TID:202304558porCardoso, Rui Trindade e Silva Alviminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:15:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/91225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:09.106098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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