Da definição de um património à concepção de um museu Sobre a criação de um Museu de Banda Desenhada na Cidade da Amadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Cristina Maria de Abreu
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/117291
Resumo: O estudo que se apresenta pretende esboçar os fundamentos de uma proposta de criação de um museu de banda desenhada na Amadora. Nessa medida, procura cruzar diferentes áreas temáticas e campos de conhecimento de modo a ancorar, a um tempo, a sua pertinência museal, a sua relevância local e a sua necessidade cultural. Sustenta-se que a prancha de banda desenhada constitui um bem com um valor patrimonial próprio que é, por isso, susceptível de um programa de musealização. A análise das grandes tendências de evolução da banda desenhada permite evidenciar a sua estreita relação com o desenvolvimento da imprensa e os progressos tecnológicos no domínio das indústrias gráficas que o suportam. A proposta de criação de um museu de banda desenhada na Amadora constitui surge como sequência do projecto que aquela cidade desenvolve neste domínio e que tem como elementos estruturantes, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora e o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem. Destaca-se, neste particular, o valor das pranchas e ilustrações originais depositados no CNBDI, uma colecção única no país e das poucas existentes no mundo. A sua apresentação, que é aqui feita, publicamente, pela primeira vez, releva, desde logo, a urgência de um projecto que garanta a sua salvaguarda e preservação, mas que, potencie, de igual modo, a sua utilidade futura, desideratos que só a instituição museal está em condições de preencher. As modernas concepções museológicas, o papel que aí é atribuído à sua inserção local, à sua capacidade para propulsionar o desenvolvimento da cidade, à importância da relação que entretece com os seus públicos específicos, constituem ferramentas úteis para pensar a proposta de museu. Mas, ao mesmo tempo, ela revela, também, o potencial de desenvolvimento que este projecto possui e a oportunidade que ele oferece à cidade para, em torno dele, refundar uma imagem própria, qualificada e inovadora, no contexto da Área Metropolitana de Lisboa.
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A proposta de criação de um museu de banda desenhada na Amadora constitui surge como sequência do projecto que aquela cidade desenvolve neste domínio e que tem como elementos estruturantes, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora e o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem. Destaca-se, neste particular, o valor das pranchas e ilustrações originais depositados no CNBDI, uma colecção única no país e das poucas existentes no mundo. A sua apresentação, que é aqui feita, publicamente, pela primeira vez, releva, desde logo, a urgência de um projecto que garanta a sua salvaguarda e preservação, mas que, potencie, de igual modo, a sua utilidade futura, desideratos que só a instituição museal está em condições de preencher. As modernas concepções museológicas, o papel que aí é atribuído à sua inserção local, à sua capacidade para propulsionar o desenvolvimento da cidade, à importância da relação que entretece com os seus públicos específicos, constituem ferramentas úteis para pensar a proposta de museu. Mas, ao mesmo tempo, ela revela, também, o potencial de desenvolvimento que este projecto possui e a oportunidade que ele oferece à cidade para, em torno dele, refundar uma imagem própria, qualificada e inovadora, no contexto da Área Metropolitana de Lisboa.The study that is presented here outlines the foundations of a proposal to create a Comic Strip Museum in the city of Amadora (Portugal). In so doing, it seeks to interrelate different thematic areas and fields of knowledge, so as to bring together their museological appropriateness, their local relevance and their cultural importance. It is stated that comic strip art work is an asset with its own cultural value, and for that reason can be the object of a museological programme. The analysis of the major trends of evolution in comic strips highlights their intimate connection with the development of the press and with technological progress in the sphere of the printing industries that underlie it. The proposal to create a comic strip museum in Amadora is the natural outcome of the project which the city has developed in this field and which has key elements in the International Comic Strip Festival and the National Center for Comic Strips and Image (CNBDI). Noteworthy is the value of the comic strip art work that is deposited in the CNBDI, which makes it a unique collection in Portugal and one of the few that exist anywhere in the world. Its presentation, which is made here in public for the first time ever, highlights the urgency of a project that can defend and preserve it, but which may also enhance its future usefulness. These are goals that only a museological institution can achieve. Modern museological perspectives give a prominent role to the insertion within the local community, to the potential for promoting the city’s development and the importance of the links which can be established with the target audience. These are useful tools when formulating the proposal for a museum. But at the same time, this proposal also stresses the potential for this project’s future development and the opportunity which it provides for the city to renew its image, in a specialized and innovative way, within the context of the Lisbon Metropolitan Area.Silva, Raquel Henriques daMatos-Cruz, José deRUNGouveia, Cristina Maria de Abreu2021-05-07T14:01:40Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/117291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:00:27Zoai:run.unl.pt:10362/117291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:35.415268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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