História e ficção em Eugénia e Silvina de Agustina Bessa-Luís
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/53819 |
Resumo: | Esta dissertação procura abordar a escrita romanesca de Agustina Bessa-Luís. O Objectivo primeiro é percorrer o espaço que concilia as relações existentes entre o romance enquanto género e a história como fenómeno capaz de ser textualmente representada. O campo de análise foi restringido ao roamnce Eugénia e Silvina. Para este trabalho, foram definidos três objectivos centrais: mostrar como a história se insere no romance de Agustina, demonstrar a possibilidade de construção de uma escrita própria a partir do encontro e desencontro com escritas alheias, registar o modo como a autora constrói a sua verdade, o seu texto. Constatou-se que o romance de agustina é, até certo ponto, uma construção onde tudo surge pela própria vontade da autora que, através de uma escrita dispersa, portadora de múltiplos significados, recusa qualquer certeza, baralhando e confundindo o leitor. Enquanto escritora, Agustina Bessa-Luís joga com textos, confunde os dados, subverte a história, constrói a sua verdade, levando-nos a acreditar nela e a pôr em causa o acabado das verdades feitas. |
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História e ficção em Eugénia e Silvina de Agustina Bessa-LuísLiteratura portuguesa - Romance - Estudos críticosEsta dissertação procura abordar a escrita romanesca de Agustina Bessa-Luís. O Objectivo primeiro é percorrer o espaço que concilia as relações existentes entre o romance enquanto género e a história como fenómeno capaz de ser textualmente representada. O campo de análise foi restringido ao roamnce Eugénia e Silvina. Para este trabalho, foram definidos três objectivos centrais: mostrar como a história se insere no romance de Agustina, demonstrar a possibilidade de construção de uma escrita própria a partir do encontro e desencontro com escritas alheias, registar o modo como a autora constrói a sua verdade, o seu texto. Constatou-se que o romance de agustina é, até certo ponto, uma construção onde tudo surge pela própria vontade da autora que, através de uma escrita dispersa, portadora de múltiplos significados, recusa qualquer certeza, baralhando e confundindo o leitor. Enquanto escritora, Agustina Bessa-Luís joga com textos, confunde os dados, subverte a história, constrói a sua verdade, levando-nos a acreditar nela e a pôr em causa o acabado das verdades feitas.Porto : [Edição de Autor]20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/53819porFundo, Liliana Carla Rei doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:19:18Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/53819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:20:38.037156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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