Modelação e Simulação de um Veleiro Terrestre com Vela Asa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17714 |
Resumo: | A maioria dos veículos autónomos utilizam baterias elétricas ou combustível como fonte de propulsão e alimentação. Contudo, estas fontes energéticas são dispendiosas, poluentes e não sustentáveis. O vento constitui uma fonte propulsora natural, gratuita e sustentável, o que pode, em certas situações, substituir motores eléctricos e de explosão. O objetivo desta dissertação é desenhar uma vela de asa rígida, de rotação livre, e integrá-la num veículo terrestre autónomo com um sistema de controlo baseado em Robot Operating System (ROS). O estudo inicial deste trabalho abrangeu: (i) veleiros terrestres tripulados e não tripulados e as suas respetivas competições; (ii) perfis alares do National Advisory Committee for Aeronautics (NACA); e (iii) diferentes tipos de materiais e componentes eletrónicos usados em veleiros terrestres autónomos. De seguida, desenhou-se uma plataforma composta por um chassis de quatro rodas, uma vela asa com cauda (ambas com um perfil alar NACA63(3)-018), um sistema de controlo de cauda (que usa o ˆangulo de ataque atual e desejado como entradas), e um sistema de controlo da direção (que usa a posição atual e desejada como entradas). Na etapa seguinte, procedeu-se à simulação da plataforma desenhada no ambiente de simulação Gazebo. Para isso, foi criado um modelo do veleiro terrestre, usando o software de Computer-Aided Design (CAD) Fusion 360, e foi importado para o Gazebo. Posteriormente, foram adicionados vários plugins ao ambiente de simulação, nomeadamente plugins importados, alterados e desenvolvidos de raiz. O sistema de controlo foi desenvolvido em ambiente ROS, usando um controlador Proportional - Differential (PD) para a cauda da asa e um controlador Proportional (P) para a direção da plataforma. Finalmente, foram realizados testes de controlo da vela asa, para validar o controlo via cauda e a propulsão do veículo, e testes de controlo da direção, para validar o mecanismo de direção e a capacidade de seguimento de rotas. Os resultados demonstram o correto funcionamento dos sistemas de simulação e controlo. |
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Modelação e Simulação de um Veleiro Terrestre com Vela AsaModelling and Simulation of a Wing Sail Land YachtVeleiro terrestreVelejar em terraVela de asa rígidaVela de asa rígida com rotação livreLand yachtLand sailingRigid-wing sailFree rotating rigid-wing sailA maioria dos veículos autónomos utilizam baterias elétricas ou combustível como fonte de propulsão e alimentação. Contudo, estas fontes energéticas são dispendiosas, poluentes e não sustentáveis. O vento constitui uma fonte propulsora natural, gratuita e sustentável, o que pode, em certas situações, substituir motores eléctricos e de explosão. O objetivo desta dissertação é desenhar uma vela de asa rígida, de rotação livre, e integrá-la num veículo terrestre autónomo com um sistema de controlo baseado em Robot Operating System (ROS). O estudo inicial deste trabalho abrangeu: (i) veleiros terrestres tripulados e não tripulados e as suas respetivas competições; (ii) perfis alares do National Advisory Committee for Aeronautics (NACA); e (iii) diferentes tipos de materiais e componentes eletrónicos usados em veleiros terrestres autónomos. De seguida, desenhou-se uma plataforma composta por um chassis de quatro rodas, uma vela asa com cauda (ambas com um perfil alar NACA63(3)-018), um sistema de controlo de cauda (que usa o ˆangulo de ataque atual e desejado como entradas), e um sistema de controlo da direção (que usa a posição atual e desejada como entradas). Na etapa seguinte, procedeu-se à simulação da plataforma desenhada no ambiente de simulação Gazebo. Para isso, foi criado um modelo do veleiro terrestre, usando o software de Computer-Aided Design (CAD) Fusion 360, e foi importado para o Gazebo. Posteriormente, foram adicionados vários plugins ao ambiente de simulação, nomeadamente plugins importados, alterados e desenvolvidos de raiz. O sistema de controlo foi desenvolvido em ambiente ROS, usando um controlador Proportional - Differential (PD) para a cauda da asa e um controlador Proportional (P) para a direção da plataforma. Finalmente, foram realizados testes de controlo da vela asa, para validar o controlo via cauda e a propulsão do veículo, e testes de controlo da direção, para validar o mecanismo de direção e a capacidade de seguimento de rotas. Os resultados demonstram o correto funcionamento dos sistemas de simulação e controlo.The majority of autonomous vehicles use electric batteries or fossil fuels for propulsion and power. However, these energy sources are costly, pollutant and unsustainable. The wind is a natural, free and sustainable propellant and energy source and can, in certain situations, replace electric and combustion engines. The objective of this dissertation is to design a free rotating rigid wing sail and integrate it in an autonomous land vehicle with a control system based on Robot Operating System (ROS). The initial study of this work covered: (i) manned and unmanned land yachts as well as the respective competitions; (ii) National Advisory Committee for Aeronautics (NACA) airfoils; and (iii) different types of materials and electronic components used in autonomous land yachts. Subsequently, a land yacht platform, consisting of a four-wheeled chassis, a wing sail with a flap tail (both with NACA63(3)-018 airfoils), a flap control system (that uses the current and desired angle of attack as inputs), and a steering control system (which uses the current and desired position as inputs), was designed. Then, the designed platform was simulated in the Gazebo simulation environment. For this, the land yacht model was created, using the Fusion 360 CAD software, and imported into Gazebo. Next, several plugins were added to the simulation environment, ranging from imported to changed and newly developed plugins. The control system was developed in ROS, using a Proportional - Differential (PD) controller for the wing flap and a Proportional (P) controller for the platform direction. Finally, wing control tests were carried out to validate the flap control and vehicle propulsion, and steering control tests to validate the steering mechanism and the ability to follow routes. The results demonstrate the correct functioning of the simulation and control systems.Malheiro, Maria Benedita Campos NevesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTinoco, Vítor Daniel Veloso2021-03-30T12:45:24Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17714TID:202551300enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:19.404608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A maioria dos veículos autónomos utilizam baterias elétricas ou combustível como fonte de propulsão e alimentação. Contudo, estas fontes energéticas são dispendiosas, poluentes e não sustentáveis. O vento constitui uma fonte propulsora natural, gratuita e sustentável, o que pode, em certas situações, substituir motores eléctricos e de explosão. O objetivo desta dissertação é desenhar uma vela de asa rígida, de rotação livre, e integrá-la num veículo terrestre autónomo com um sistema de controlo baseado em Robot Operating System (ROS). O estudo inicial deste trabalho abrangeu: (i) veleiros terrestres tripulados e não tripulados e as suas respetivas competições; (ii) perfis alares do National Advisory Committee for Aeronautics (NACA); e (iii) diferentes tipos de materiais e componentes eletrónicos usados em veleiros terrestres autónomos. De seguida, desenhou-se uma plataforma composta por um chassis de quatro rodas, uma vela asa com cauda (ambas com um perfil alar NACA63(3)-018), um sistema de controlo de cauda (que usa o ˆangulo de ataque atual e desejado como entradas), e um sistema de controlo da direção (que usa a posição atual e desejada como entradas). Na etapa seguinte, procedeu-se à simulação da plataforma desenhada no ambiente de simulação Gazebo. Para isso, foi criado um modelo do veleiro terrestre, usando o software de Computer-Aided Design (CAD) Fusion 360, e foi importado para o Gazebo. Posteriormente, foram adicionados vários plugins ao ambiente de simulação, nomeadamente plugins importados, alterados e desenvolvidos de raiz. O sistema de controlo foi desenvolvido em ambiente ROS, usando um controlador Proportional - Differential (PD) para a cauda da asa e um controlador Proportional (P) para a direção da plataforma. Finalmente, foram realizados testes de controlo da vela asa, para validar o controlo via cauda e a propulsão do veículo, e testes de controlo da direção, para validar o mecanismo de direção e a capacidade de seguimento de rotas. Os resultados demonstram o correto funcionamento dos sistemas de simulação e controlo. |
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