O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17998 |
Resumo: | A sociedade atual rege-se por tempos de profunda transformação tecnológica. Estas transformações tecnológicas podem alterar significativamente o modo de viver da sociedade. O contexto educativo não é imune a estas alterações. O Plano Tecnológico Nacional, implementado em 2007, parece ter permitido um aumento significativo do número de computadores nas escolas. Para Loureiro et al. (2010), a utilização das TIC nas escolas portuguesas é já uma realidade para a maioria dos alunos e para alguns professores. Esta nova realidade poderá abrir caminho para um novo mundo, pleno de espaços comunicacionais enriquecidos. O professor tem acesso fácil à informação e os novos recursos ao seu dispor prefiguram elevadas potencialidades para o ensino. O uso das TIC tem sido ao longo dos anos objeto de várias investigações, mas não é ainda um dado adquirido que os estudantes aprendam mais e melhor com os computadores, mas sim que os estudantes aprendam a pensar de outras maneiras (Jonassen, D. 1996). Conhecer as perceções que os docentes têm relativamente ao uso das TIC em contexto de sala de aula poderá ser relevante na transmissão de conhecimentos e na determinação de caminhos que possam ser indutores de aprendizagens. As percepções, quando consciencializadas, poderão eventualmente ser um fator importante na promoção de alterações na prática pedagógica dos docentes. Com o presente estudo, apresentamos as perceções dos professores de matemática do 3ºciclo de uma escola de Setúbal, relativamente ao uso das TIC em contexto educativo. Identificamos barreiras na escola à sua utilização e a forma como integram as atividades com TIC no currículo. Pretende-se, através das respostas às questões formuladas, promover mudanças que ajudem a escola a rentabilizar os seus recursos e a reforçar o uso das TIC por parte dos docentes, no contexto ensino/aprendizagem. |
id |
RCAP_422f6493337bbc98518e6378cc57be3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativoPerceções dos docentesBarreirasUso das TICPTETIC e currículoPerceptions of teachersBarriersUse of ICTICT and curriculumDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA sociedade atual rege-se por tempos de profunda transformação tecnológica. Estas transformações tecnológicas podem alterar significativamente o modo de viver da sociedade. O contexto educativo não é imune a estas alterações. O Plano Tecnológico Nacional, implementado em 2007, parece ter permitido um aumento significativo do número de computadores nas escolas. Para Loureiro et al. (2010), a utilização das TIC nas escolas portuguesas é já uma realidade para a maioria dos alunos e para alguns professores. Esta nova realidade poderá abrir caminho para um novo mundo, pleno de espaços comunicacionais enriquecidos. O professor tem acesso fácil à informação e os novos recursos ao seu dispor prefiguram elevadas potencialidades para o ensino. O uso das TIC tem sido ao longo dos anos objeto de várias investigações, mas não é ainda um dado adquirido que os estudantes aprendam mais e melhor com os computadores, mas sim que os estudantes aprendam a pensar de outras maneiras (Jonassen, D. 1996). Conhecer as perceções que os docentes têm relativamente ao uso das TIC em contexto de sala de aula poderá ser relevante na transmissão de conhecimentos e na determinação de caminhos que possam ser indutores de aprendizagens. As percepções, quando consciencializadas, poderão eventualmente ser um fator importante na promoção de alterações na prática pedagógica dos docentes. Com o presente estudo, apresentamos as perceções dos professores de matemática do 3ºciclo de uma escola de Setúbal, relativamente ao uso das TIC em contexto educativo. Identificamos barreiras na escola à sua utilização e a forma como integram as atividades com TIC no currículo. Pretende-se, através das respostas às questões formuladas, promover mudanças que ajudem a escola a rentabilizar os seus recursos e a reforçar o uso das TIC por parte dos docentes, no contexto ensino/aprendizagem.Nowadays society is ruled by times of great technological changes. These technological transformations can significantly change the way of life of society. The educational context is not immune to these changes. The National Technology Plan implemented in 2007 seems to have allowed a significant increase in the number of computers in schools. To Loureiro et al. (2010), the use of ICT in Portuguese schools is already a reality for most students and for some teachers. This new reality can certainly make way for a new world, full of communicative spaces. Teachers have an easy access to information at their disposal and new features that seem to show high potential for teaching. The use of ICT has over the years been the subject of several investigations, it is not granted that students learn with computers, but that students learn to think other ways (Jonassen, D. 1996). Knowing the perceptions that teachers have regarding the use of ICT in the context of the classroom may be relevant in the transmission of knowledge and in the determination of paths that can be inducers of learning. The perceptions when made aware may possibly be an important factor in promoting changes in teachers' pedagogical practice. With this study, we present the perceptions of teachers of Mathematics in 3ºCiclo, at a school in Setúbal, on the use of ICT in educational context. We identified barriers to their use in schools, and how the activities with ICT in the curriculum are integrated. It is intended through the answers to the questions to make changes that help the school to monetize their resources and increase the use of ICT by teachers in the context of teaching / learning.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Leonel António Rato Garcia da2015-07-14T09:31:36Z2015-06-0420142015-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17998TID:201331756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:23:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:03.326381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo |
title |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo |
spellingShingle |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo Silva, Leonel António Rato Garcia da Perceções dos docentes Barreiras Uso das TIC PTE TIC e currículo Perceptions of teachers Barriers Use of ICT ICT and curriculum Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo |
title_full |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo |
title_fullStr |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo |
title_full_unstemmed |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo |
title_sort |
O uso das TIC em contexto educativo : estudo de caso sobre as perceções dos docentes de Matemática do 3º ciclo em Escola de Setúbal relativamente ao uso das TIC em contexto educativo |
author |
Silva, Leonel António Rato Garcia da |
author_facet |
Silva, Leonel António Rato Garcia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lagarto, José Reis Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leonel António Rato Garcia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perceções dos docentes Barreiras Uso das TIC PTE TIC e currículo Perceptions of teachers Barriers Use of ICT ICT and curriculum Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Perceções dos docentes Barreiras Uso das TIC PTE TIC e currículo Perceptions of teachers Barriers Use of ICT ICT and curriculum Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A sociedade atual rege-se por tempos de profunda transformação tecnológica. Estas transformações tecnológicas podem alterar significativamente o modo de viver da sociedade. O contexto educativo não é imune a estas alterações. O Plano Tecnológico Nacional, implementado em 2007, parece ter permitido um aumento significativo do número de computadores nas escolas. Para Loureiro et al. (2010), a utilização das TIC nas escolas portuguesas é já uma realidade para a maioria dos alunos e para alguns professores. Esta nova realidade poderá abrir caminho para um novo mundo, pleno de espaços comunicacionais enriquecidos. O professor tem acesso fácil à informação e os novos recursos ao seu dispor prefiguram elevadas potencialidades para o ensino. O uso das TIC tem sido ao longo dos anos objeto de várias investigações, mas não é ainda um dado adquirido que os estudantes aprendam mais e melhor com os computadores, mas sim que os estudantes aprendam a pensar de outras maneiras (Jonassen, D. 1996). Conhecer as perceções que os docentes têm relativamente ao uso das TIC em contexto de sala de aula poderá ser relevante na transmissão de conhecimentos e na determinação de caminhos que possam ser indutores de aprendizagens. As percepções, quando consciencializadas, poderão eventualmente ser um fator importante na promoção de alterações na prática pedagógica dos docentes. Com o presente estudo, apresentamos as perceções dos professores de matemática do 3ºciclo de uma escola de Setúbal, relativamente ao uso das TIC em contexto educativo. Identificamos barreiras na escola à sua utilização e a forma como integram as atividades com TIC no currículo. Pretende-se, através das respostas às questões formuladas, promover mudanças que ajudem a escola a rentabilizar os seus recursos e a reforçar o uso das TIC por parte dos docentes, no contexto ensino/aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-07-14T09:31:36Z 2015-06-04 2015-06-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17998 TID:201331756 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17998 |
identifier_str_mv |
TID:201331756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131830361784320 |