Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gisele
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Baptista, Maria Manuel, Costa, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38754
Resumo: O consumo de produtos e serviços turísticos por mulheres tem recebido um expressivo destaque na economia global. Observa-se um movimento crescente de mulheres que viajam de forma independente, por motivações diversas. Este estudo pretende contribuir para uma discussão mais profunda sobre as questões de género na atividade turística, com ênfase particular na viagem independente de mulheres. Um conhecimento aprofundado dessas diferentes formas de interação é fundamental para o estudo do comportamento do consumidor no turismo, o qual, além dos potenciais benefícios económicos, se apresenta como uma oportunidade de otimizar as relações com os destinos visitados, ao enfatizar o respeito pela diversidade e promover a apreciação e as idiossincrasias do ‘Outro’. Portanto, é importante estudar o mercado turístico sob a perspetiva dos assuntos de género e identificar quais fatores influenciam diferentemente na motivação, nos comportamentos e nas experiências de indivíduos (ambos homens e mulheres) enquanto viajantes independentes. Isso justifica a importância de entender como a condição de ‘ser’ uma mulher no século XXI afeta as escolhas e preferências para o lazer, além de contribuir para a desconstrução de estereótipos instituídos.
id RCAP_42603dca1ee2343ffed9cb9d1342fe77
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticasExperiência turísticaGéneroViagem independenteO consumo de produtos e serviços turísticos por mulheres tem recebido um expressivo destaque na economia global. Observa-se um movimento crescente de mulheres que viajam de forma independente, por motivações diversas. Este estudo pretende contribuir para uma discussão mais profunda sobre as questões de género na atividade turística, com ênfase particular na viagem independente de mulheres. Um conhecimento aprofundado dessas diferentes formas de interação é fundamental para o estudo do comportamento do consumidor no turismo, o qual, além dos potenciais benefícios económicos, se apresenta como uma oportunidade de otimizar as relações com os destinos visitados, ao enfatizar o respeito pela diversidade e promover a apreciação e as idiossincrasias do ‘Outro’. Portanto, é importante estudar o mercado turístico sob a perspetiva dos assuntos de género e identificar quais fatores influenciam diferentemente na motivação, nos comportamentos e nas experiências de indivíduos (ambos homens e mulheres) enquanto viajantes independentes. Isso justifica a importância de entender como a condição de ‘ser’ uma mulher no século XXI afeta as escolhas e preferências para o lazer, além de contribuir para a desconstrução de estereótipos instituídos.The consumption of tourism products and services of interest for women has been receiving a significant prominence in the global economy. Thus, there is a growing movement of women who travel independently, for several reasons.This study aims to contribute to a more in-depth discussion on gender issues in the tourism activity,with particular emphasis on independent travel is experienced by women. A deeper knowledge of these different forms of interaction is fundamental to the study of consumer behaviour in tourism, which, in addition to the potential economic benefits, presents itself as an opportunity to optimize the relations with the visited destinations, to emphasize respect for diversity, and to promote the appreciation of the culture and the idiosyncrasies of the ‘Other’. Therefore, it is important to study the tourism market in the perspective of gender issues and to identify which factors differently influence the motivations, the behaviours and the experiences of individuals (both men and women) whilst travelling abroad.This justifies the importance of understanding how the condition of ‘being’ a woman in the 21st century affects individual choices and preferences for leisure and thereby contributes to the deconstruction of firmly rooted stereotypes.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-18T09:47:11Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38754por10.34624/rtd.v0i23.11007Carvalho, GiseleBaptista, Maria ManuelCosta, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:35Zoai:ria.ua.pt:10773/38754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:04.519377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas
title Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas
spellingShingle Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas
Carvalho, Gisele
Experiência turística
Género
Viagem independente
title_short Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas
title_full Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas
title_fullStr Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas
title_full_unstemmed Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas
title_sort Mulheres que viajam sozinhas: reflexões sobre género e experiências turísticas
author Carvalho, Gisele
author_facet Carvalho, Gisele
Baptista, Maria Manuel
Costa, Carlos
author_role author
author2 Baptista, Maria Manuel
Costa, Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Gisele
Baptista, Maria Manuel
Costa, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência turística
Género
Viagem independente
topic Experiência turística
Género
Viagem independente
description O consumo de produtos e serviços turísticos por mulheres tem recebido um expressivo destaque na economia global. Observa-se um movimento crescente de mulheres que viajam de forma independente, por motivações diversas. Este estudo pretende contribuir para uma discussão mais profunda sobre as questões de género na atividade turística, com ênfase particular na viagem independente de mulheres. Um conhecimento aprofundado dessas diferentes formas de interação é fundamental para o estudo do comportamento do consumidor no turismo, o qual, além dos potenciais benefícios económicos, se apresenta como uma oportunidade de otimizar as relações com os destinos visitados, ao enfatizar o respeito pela diversidade e promover a apreciação e as idiossincrasias do ‘Outro’. Portanto, é importante estudar o mercado turístico sob a perspetiva dos assuntos de género e identificar quais fatores influenciam diferentemente na motivação, nos comportamentos e nas experiências de indivíduos (ambos homens e mulheres) enquanto viajantes independentes. Isso justifica a importância de entender como a condição de ‘ser’ uma mulher no século XXI afeta as escolhas e preferências para o lazer, além de contribuir para a desconstrução de estereótipos instituídos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01
2023-07-18T09:47:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38754
url http://hdl.handle.net/10773/38754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34624/rtd.v0i23.11007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137742261583872