“Fatias de tempo e fatias de espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da história e da geografia (1.º e 2.º ciclos do ensino básico)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos António Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10962
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling “Fatias de tempo e fatias de espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da história e da geografia (1.º e 2.º ciclos do ensino básico)Cinema como recursoQuestões socialmente relevantesPensamento críticoConsciência histórico-geográficaCinema as resourceSocial issuesCritical thinkingHistorical-geographical awarenessRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. O documento é, estruturalmente, constituído por duas partes correlacionadas: (i) caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas e desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB; e (ii) um estudo empírico, desenvolvido em ambos os ciclos. A investigação decorre da identificação da falta de motivação, por parte dos alunos, nas aprendizagens referentes à História e à Geografia. Nesse sentido, o estudo apresenta-se vinculado à utilização do Cinema, enquanto recurso motivador, no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia. Este estudo explora a formação de cidadãos mais críticos e conscientes do mundo em que vivem, a partir da análise de situações socialmente relevantes, visualizadas em obras cinematográficas e comparadas às realidades pessoais de cada participante. Configuram-se, enquanto objetivos do estudo: (i) reconhecer as potencialidades do Cinema, enquanto recurso motivador para o ensino e a aprendizagem da História e da Geografia; (ii) compreender a viabilidade da utilização do Cinema, como fonte histórico-geográfica; (iii) explorar as potencialidades da visualização de filmes na análise crítica em História e Geografia; e (iv) compreender os contributos do recurso ao Cinema para a formação de uma consciência histórico-geográfica. O escrutínio dos resultados atesta a análise crítica das dimensões de manipulação do tempo histórico, de mudança e causalidade espaciotemporal e de compreensão histórico-geográfica, como aquelas com maior nível de leitura e interpretação das mensagens veiculadas pelos filmes. O Cinema concretiza-se, portanto, enquanto fonte histórico-geográfica viável, potencializadora do pensamento crítico, face a questões socialmente relevantes, ancorado numa maior motivação e engajamento, por parte dos alunos. Verifica-se, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência histórico-geográfica.ABSTRACT The present Internship Report is developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, part of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE, of the Lisbon School of Education. The document structurally consists of two correlated parts: (i) characterization, analysis, and reflection upon the pedagogical practices implemented and developed in the 1st and 2nd CBE; and (ii) an empirical study developed in both cycles. The research is based on the identification of lack of motivation of the students in learning tasks related to History and Geography. In this sense, the study is linked to the use of Cinema as a motivational resource in the teaching-learning process of History and Geography. This study explores the formation of more critical and conscious citizens of the world they live in, by analysing social issues depicted in cinematographic works and compared to each participant’s personal realities. The study objectives are: (i) to recognize the potential of Cinema as a motivational resource for teaching and learning History and Geography; (ii) to understand the feasibility of using Cinema as a historical-geographical source; (iii) to explore the potential of film viewing for critical analysis in History and Geography; and (iv) to understand the contributions of the resort to Cinema for the formation of a historical-geographical awareness. The scrutiny of the results testifies the critical analysis of the dimensions of manipulation of historical time, of spatiotemporal change and causality, and of historical-geographical understanding as those with a higher level of reading and interpretation from the messages conveyed by the films. Cinema, thus, takes place as a viable historical-geographical source, capable of potentiating critical thinking, regarding social issues, anchored in students’ higher levels of motivation and commitment. Consequently, the development of a historical-geographical awareness is also verified.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaHortas, Maria JoãoRCIPLPereira, Carlos António Gonçalves2020-01-09T11:06:26Z2019-07-192019-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10962TID:202329631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.677927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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