Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3983 http://hdl.handle.net/20.500.12207/168 |
Resumo: | Num mundo em que a ciência evolui diariamente, onde se multiplica a informação, nesta sociedade em constante mudança, deve ser preocupação de todos nós fazer da escola um espaço atraente para Todos, com dinâmica e vida própria. É de extrema importância que a Escola prepare os jovens para desempenhar um papel ativo na sociedade, respeitando as diferenças e promovendo o seu desenvolvimento integral. Para isso, a instituição escolar terá que ser, não apenas um local que proporcione todas as condições para se “trabalhar”, mas também que ofereça um ambiente saudável, onde se viva, se aprenda a viver e se aprenda a ser. Por este motivo, este trabalho tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é recebida pelos seus pares numa escola que se quer inclusiva. Por se tratar de um estudo limitado a um Agrupamento de Escolas – estudo de caso, a metodologia utilizada no presente trabalho consiste numa abordagem qualitativa – descritiva. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram questionários com uma escala de sentimentos/expressões faciais (esta última destinada aos alunos do 1º ciclo) para os alunos das turmas onde estão inseridas as crianças com multideficiência e entrevistas aos professores do ensino regular. A amostra, contou com 58 alunos (de 1º e 3º ciclos) e 4 professores. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que os alunos com multideficiência são bem aceites pelos seus pares e parecem estar verdadeiramente incluídos. É neste sentido que a inclusão se torna essencial para o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos, desenvolvendo competências, conhecimentos, valores e atitudes. Após a análise das entrevistas aos professores deparámo-nos com o facto destes sentirem um pouco de insatisfação em relação ao seu trabalho. Os factores que originam esse sentimento prendem-se com a falta de experiência e de formação. Pelo que existiu a necessidade de elaborar um plano de acção que irá de encontro a estas mesmas carências. |
id |
RCAP_42670987a7e83bcf72ed5028e7fbb2dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/168 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiênciaInclusãoEducação EspecialMultideficiênciaInteracçãoCriançasNum mundo em que a ciência evolui diariamente, onde se multiplica a informação, nesta sociedade em constante mudança, deve ser preocupação de todos nós fazer da escola um espaço atraente para Todos, com dinâmica e vida própria. É de extrema importância que a Escola prepare os jovens para desempenhar um papel ativo na sociedade, respeitando as diferenças e promovendo o seu desenvolvimento integral. Para isso, a instituição escolar terá que ser, não apenas um local que proporcione todas as condições para se “trabalhar”, mas também que ofereça um ambiente saudável, onde se viva, se aprenda a viver e se aprenda a ser. Por este motivo, este trabalho tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é recebida pelos seus pares numa escola que se quer inclusiva. Por se tratar de um estudo limitado a um Agrupamento de Escolas – estudo de caso, a metodologia utilizada no presente trabalho consiste numa abordagem qualitativa – descritiva. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram questionários com uma escala de sentimentos/expressões faciais (esta última destinada aos alunos do 1º ciclo) para os alunos das turmas onde estão inseridas as crianças com multideficiência e entrevistas aos professores do ensino regular. A amostra, contou com 58 alunos (de 1º e 3º ciclos) e 4 professores. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que os alunos com multideficiência são bem aceites pelos seus pares e parecem estar verdadeiramente incluídos. É neste sentido que a inclusão se torna essencial para o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos, desenvolvendo competências, conhecimentos, valores e atitudes. Após a análise das entrevistas aos professores deparámo-nos com o facto destes sentirem um pouco de insatisfação em relação ao seu trabalho. Os factores que originam esse sentimento prendem-se com a falta de experiência e de formação. Pelo que existiu a necessidade de elaborar um plano de acção que irá de encontro a estas mesmas carências.2013-04-19T17:42:48Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3983http://hdl.handle.net/20.500.12207/168porFormigo, Isabel Hortainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:13:59Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:03.978447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência |
title |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência |
spellingShingle |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência Formigo, Isabel Horta Inclusão Educação Especial Multideficiência Interacção Crianças |
title_short |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência |
title_full |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência |
title_fullStr |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência |
title_full_unstemmed |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência |
title_sort |
Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiência |
author |
Formigo, Isabel Horta |
author_facet |
Formigo, Isabel Horta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formigo, Isabel Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação Especial Multideficiência Interacção Crianças |
topic |
Inclusão Educação Especial Multideficiência Interacção Crianças |
description |
Num mundo em que a ciência evolui diariamente, onde se multiplica a informação, nesta sociedade em constante mudança, deve ser preocupação de todos nós fazer da escola um espaço atraente para Todos, com dinâmica e vida própria. É de extrema importância que a Escola prepare os jovens para desempenhar um papel ativo na sociedade, respeitando as diferenças e promovendo o seu desenvolvimento integral. Para isso, a instituição escolar terá que ser, não apenas um local que proporcione todas as condições para se “trabalhar”, mas também que ofereça um ambiente saudável, onde se viva, se aprenda a viver e se aprenda a ser. Por este motivo, este trabalho tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é recebida pelos seus pares numa escola que se quer inclusiva. Por se tratar de um estudo limitado a um Agrupamento de Escolas – estudo de caso, a metodologia utilizada no presente trabalho consiste numa abordagem qualitativa – descritiva. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram questionários com uma escala de sentimentos/expressões faciais (esta última destinada aos alunos do 1º ciclo) para os alunos das turmas onde estão inseridas as crianças com multideficiência e entrevistas aos professores do ensino regular. A amostra, contou com 58 alunos (de 1º e 3º ciclos) e 4 professores. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que os alunos com multideficiência são bem aceites pelos seus pares e parecem estar verdadeiramente incluídos. É neste sentido que a inclusão se torna essencial para o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos, desenvolvendo competências, conhecimentos, valores e atitudes. Após a análise das entrevistas aos professores deparámo-nos com o facto destes sentirem um pouco de insatisfação em relação ao seu trabalho. Os factores que originam esse sentimento prendem-se com a falta de experiência e de formação. Pelo que existiu a necessidade de elaborar um plano de acção que irá de encontro a estas mesmas carências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-04-19T17:42:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3983 http://hdl.handle.net/20.500.12207/168 |
url |
http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3983 http://hdl.handle.net/20.500.12207/168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129855053266944 |