AUTOEDIÇÃO Edição, produção e distribuição de uma publicação independente Nem tudo que reluz é Ouro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6624 |
Resumo: | O presente projeto consistiu no desenvolvimento de uma autopublicação, em formato fanzine, de ilustração e carácter colaborativo. Essa publicação teve o nome de Nem tudo que reluz é Ouro, contou com o contributo de cinquenta e quatro ilustradores ou designers maioritariamente portugueses e foi lançada a 9 de novembro de 2013, no Canhoto, Travessa de Cedofeita, Porto. Pretendemos a criação de um artefacto capaz de valorizar, em primeiro lugar, a materialidade do livro impresso, através da excecionalidade da peça. Por outro lado, objectivámos, também, a valorização da produção enquanto fim em si mesmo (esta que passa pela conceção, produção e distribuição de uma publicação, neste caso), detalhadamente relatada neste documento, desde a edição à promoção. Apontamos movimentos e projetos que exploram o livro enquanto objeto físico e enquanto veículo intelectual, que serviram de referência para o trabalho desenvolvido. São, também, levantadas questões relativas ao papel do designer enquanto autor e editor e à edição independente como uma disciplina que promove a criação de uma comunidade. |
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AUTOEDIÇÃO Edição, produção e distribuição de uma publicação independente Nem tudo que reluz é OuroEdição independenteDesign colaborativoMaterialidadeExcecionalidadeO presente projeto consistiu no desenvolvimento de uma autopublicação, em formato fanzine, de ilustração e carácter colaborativo. Essa publicação teve o nome de Nem tudo que reluz é Ouro, contou com o contributo de cinquenta e quatro ilustradores ou designers maioritariamente portugueses e foi lançada a 9 de novembro de 2013, no Canhoto, Travessa de Cedofeita, Porto. Pretendemos a criação de um artefacto capaz de valorizar, em primeiro lugar, a materialidade do livro impresso, através da excecionalidade da peça. Por outro lado, objectivámos, também, a valorização da produção enquanto fim em si mesmo (esta que passa pela conceção, produção e distribuição de uma publicação, neste caso), detalhadamente relatada neste documento, desde a edição à promoção. Apontamos movimentos e projetos que exploram o livro enquanto objeto físico e enquanto veículo intelectual, que serviram de referência para o trabalho desenvolvido. São, também, levantadas questões relativas ao papel do designer enquanto autor e editor e à edição independente como uma disciplina que promove a criação de uma comunidade.Repositório ComumSantos, André2014-07-30T11:45:05Z2014-07-302014-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6624201000598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:50.752590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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