Determinantes das estratégias de actuação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, António
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Vala, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.701
Resumo: Determinants of organizational members’ behaviors options have been analysed in a field study. Five behavioral options have been investigated: exit, voice, loyalty, neglect and internal exit. A hundred and seventeen graduates working in a service organization have participated in this study. Data analysis was conducted according to a model that includes five independent variables: affective reactions, labour market perception, options’ effectiveness and costs, social comparison, and professional identity. The explained variance of the behavioral options ranges from 21% to 41%. The discussion points out to the relevance of the social comparison and the professional identity, in addition to precedent models, to the study of the behavioral options.
id RCAP_426e1bf0e777b7fc1bc67d677ae658d1
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes das estratégias de actuação organizacional-Determinants of organizational members’ behaviors options have been analysed in a field study. Five behavioral options have been investigated: exit, voice, loyalty, neglect and internal exit. A hundred and seventeen graduates working in a service organization have participated in this study. Data analysis was conducted according to a model that includes five independent variables: affective reactions, labour market perception, options’ effectiveness and costs, social comparison, and professional identity. The explained variance of the behavioral options ranges from 21% to 41%. The discussion points out to the relevance of the social comparison and the professional identity, in addition to precedent models, to the study of the behavioral options.Analisam-se os determinantes das estratégias comportamentais dos actores organizacionais. Consideram-se cinco estratégias comportamentais: saída externa, voz, lealdade, negligência e saída interna. Construiu-se um modelo de análise que integra os seguintes tipos de variáveis independentes: respostas afectivas, percepção do mercado de trabalho, eficácia e custos das respostas, comparação social e identidade profissional. Realizou-se um estudo empírico, através de questionário, no qual participaram 117 quadros superiores duma organização. Os resultados mostram que o modelo tem um poder heurístico assinalável: a variância explicada de cada uma das estratégias comportamentais referidas é, respectivamente, de 39%, 21%, 23%, 39% e 41%. Discute-se o alcance das inovações introduzidas face a modelos precedentes.Associação Portuguesa de Psicologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.701https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.701PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 315-325PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 315-3252183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/701https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/701/423Caetano, AntónioVala, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:58Zoai:oai.appsicologia.org:article/701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.206623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes das estratégias de actuação organizacional
title Determinantes das estratégias de actuação organizacional
spellingShingle Determinantes das estratégias de actuação organizacional
Caetano, António
-
title_short Determinantes das estratégias de actuação organizacional
title_full Determinantes das estratégias de actuação organizacional
title_fullStr Determinantes das estratégias de actuação organizacional
title_full_unstemmed Determinantes das estratégias de actuação organizacional
title_sort Determinantes das estratégias de actuação organizacional
author Caetano, António
author_facet Caetano, António
Vala, Jorge
author_role author
author2 Vala, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, António
Vala, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description Determinants of organizational members’ behaviors options have been analysed in a field study. Five behavioral options have been investigated: exit, voice, loyalty, neglect and internal exit. A hundred and seventeen graduates working in a service organization have participated in this study. Data analysis was conducted according to a model that includes five independent variables: affective reactions, labour market perception, options’ effectiveness and costs, social comparison, and professional identity. The explained variance of the behavioral options ranges from 21% to 41%. The discussion points out to the relevance of the social comparison and the professional identity, in addition to precedent models, to the study of the behavioral options.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.701
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.701
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/701
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/701/423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 315-325
PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 315-325
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134657931902976