Caráter regenerativo da escola na cidade de Santo António do Príncipe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19081 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Caráter regenerativo da escola na cidade de Santo António do PríncipeEscola técnicaCidade formal/informalSão Tomé e PríncipeRedesenho urbanoArquitetura sustentávelTechnical schoolFormal / informal citySão Tomé and PríncipeUrban redevelopmentSustainable architectureDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O tema deste projeto final de Mestrado visa entender as necessidades da população de Santo António e melhorar a sua qualidade de vida, promovendo a cidade num todo. No entanto, a informalidade foi tomando conta desta cidade. Mesmo a sua génese sendo formal, o controlo informal de espaços aleatórios foi tendo impacto dentro do espaço formal. A expansão desajustada nesta pequena cidade integrou-se maioritariamente na periferia, denotando-se uma barreira temporal e física. O objetivo desta investigação é apresentar um novo centro escolar capaz de ajudar a regenerar a cidade de Santo António, promovendo o ensino não só das camadas mais jovens, em idade escolar, mas também de adultos que demonstrem interesse em aprender e queiram ter um percurso técnico profissional, de modo a darem o seu contributo no desenvolvimento da cidade. Para haver uma maior aproximação ao ensino da população mais idosa, proponho uma Escola Técnico-profissional, que será complementada de um espaço exterior dedicado à prática agrícola, sendo este espaço também de proveito da comunidade, levando à ideia de um espaço comunitário que em prol de outros desenvolvimentos na cidade ajudará no crescimento económico da cidade. Será tomado em conta a promoção de soluções arquitetónicas disponíveis na ilha, como tal, o uso de madeira será uma condicionante. Estratégias de design passivo serão pensadas, pois são técnicas que permitem o edifício adaptar-se ao meio ambiente envolvente. Sendo esta escola ligada à população, tem como objetivo redesenhar a cidade e ser capaz de estabelecer articulações com o meio urbano envolvente de forma a haver um desenvolvimento apropriado que complete e valorize as necessidades da cidade e da população.ABSTRACT: The theme of this Master's final project is to understand the needs of the population of Santo António and improve their quality of life, promoting the city as a whole. However, informality has been taking care of the city. Although its genesis is formal, the informal controlling has prevailed over the formal one. The maladjusted expansion of the city preferentially in the periphery, created itself a temporal and physical barrier. The purpose of this research is to present a new school center capable of helping to regenerate the city of Santo António, promoting not only the teaching of the youngest, but also adults who show an interest in learning and want to have a technical course in order to make their contribution to the city. In order to be closer to the teaching of the older population, I propose a Technical-Vocational School, which will be complemented by an external space dedicated to agricultural practice, and this space will also benefit the community, leading to the idea of a community space that for of other developments in the city will help in the economic growth of the city. In this project, it will be taken in consideration the promotion of architectural solutions available on the island. For instance, the use of wood will be a conditioning. Passive design strategies will be thought, as they are techniques that allow the building to adapt themselves to the surrounding environment. Since this school is linked to the population, it aims to redesign the city and be able to establish articulations with the surrounding urban environment so that there is an appropriate development that completes and values the needs of the city and the population.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaAlmeida, Paulo Manuel dos Santos Pereira deGomes, Joana Raquel de Sousa Bastos Malheiro Carrola, coorientadoraRepositório da Universidade de LisboaVaz, Tiago David Duarte2019-12-18T17:16:22Z2019-07-252019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19081porVAZ, Tiago David Duarte - Caráter regenerativo da escola na cidade de Santo António do Príncipe.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:01.638216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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